Diretor de Travessia sobre críticas à Jade: 'Não estamos dando importância'
A influenciadora digital Jade Picon, de 21 anos, faz a sua estreia como atriz na novela "Travesisa" (TV Globo) e tem sido alvo de críticas do público por desempenho questionável e um sotaque carioca forçado para tentar se conectar os fãs da trama.
Para Mauro Mendonça Filho, diretor da trama das 21h da TV Globo, as críticas destinadas a jovem servem para o seu crescimento em sua nova carreira. Ele ainda afirmou, na entrevista dada ao blog da jornalista Patrícia Kogut, que não tem dado importância as mensagens negativas sobre o desempenho da ex-participante do "BBB 22".
Qualquer cobrança anterior à estreia não tem nada a ver com o trabalho. (Já com a novela tendo estreado) a cobrança para ela é para mim também. É normal. E o que vale para ela, vale para qualquer um. E qualquer cobrança anterior é referente a assuntos que nem cabem a mim. Na verdade, para ser sincero, não estamos dando essa importância toda. Trabalhamos seriamente, ela também, todo mundo.
Mauro Mendonça Filho
O diretor também revelou que teve uma conversa com Jade Picon para tranquilizá-la em relação ao que poderiam dizer seu trabalho. Ele disse que a alertou que não é possível "agradar" a todos na televisão.
"Foi o que eu falei para ela antes: "Se o seu trabalho não agradar, é supernormal. Trabalha para continuar e agradar. Isso é da profissão de atriz", completou.
A novela escrita por Gloria Perez tem abordado a tecnologia como pano de fundo do enredo. A protagonista Brisa (Lucy Alves) é alvo de uma deep fake (montagem digital de rostos em outros corpos) e vê a sua vida virar de cabeça para baixo em razão de uma fake news.
Mauro Mendonça Filho diz que o tema é uma forma da novela trabalhar temas "sociopolíticos" da vida dos brasileiros — mas sem se envolver em tema voltado a política nacional.
"A novela não aborda nenhum tema político. Gloria sempre trata de temas sociopolíticos. Temas sociais são políticos. Mas não temas da política, sabe? O que a gente está buscando muito é a identificação humana com essa transição que a gente está fazendo, com essa ultraconexão. (Na trama), uma mãe está com um filho viciado na internet, eu mesmo entrei numa rede social popular tem dois anos e estou completamente viciado nela. Aí você já acorda olhando o celular e daqui a pouco pensa: "Vou malhar ou vou ficar no celular?". Depois, vê que ficou uma hora ali. E diz: "Caramba, eu poderia estar malhando, poderia estar aí na praia". A novela fala sobre isso: da relação humana com essas novas conexões da vida. Mais do que sobre a questão tecnológica", encerrou.
"A crítica é um sinônimo de sucesso"
Leo Picon, 26, irmão de Jade Picon, 21, comentou sobre a primeira experiência da influenciadora digital como atriz. Ela sofre críticas ao interpretar Chiara, uma das principais personagens de "Travessia", novela das 21h escrita por Gloria Perez.
Ele contou que costuma acompanhar cenas isoladas da trama. "É muito lindo o que estou vendo. Ela está arrasando", opinou em conversa com Splash durante o prêmio "Geração Glamour", promovido pela revista Glamour na última segunda-feira (24).
"A crítica é um sinônimo de sucesso. Quando tem muita gente falando coisas boas ou ruins, você tem uma mensuração do impacto de seu trabalho", disse o influencer.
O ex-participante do reality "De Férias com o Ex" (MTV) afirmou que a crítica faz parte da carreira de todos os artistas e costuma falar sobre o tema com a irmã.
"Muitos começaram assim, com uma carreira lotada de críticas. Isso fortalece o artista, que sempre quer mais, pensa em superar os comentários negativos e ir além", completou Leo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.