Piseiro do Lula: o músico por trás de 'Tá na hora do Jair já ir embora'
Jingles provocativos para engajar os eleitores tomaram conta da eleição presidencial deste ano, marcada pela polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Um exemplo é a música "Tá na hora do Jair já ir embora", a favor de Lula, que viralizou nas redes sociais e alcançou o 2° lugar do TOP 50 Viral do Spotify.
Quem está por trás da faixa é Juliano Maderada. O artista, aliás, já compôs outras músicas apoiando Lula e levou gêneros nordestinos, como o arrocha e o forró, para o centro da campanha política do petista nas redes sociais. O jingle também é usado na agenda de campanha nas ruas.
Ele é goiano, mas vive em Iguaí, no interior da Bahia, desde os sete anos - Lula teve 69,73% dos votos válidos no estado. Formado em Agronomia, deu aulas de matemática até a carreira na música deslanchar e ele criar a banda Maderada com o parceiro Tiago Doidão - que também canta a faixa viral.
A trajetória de Juliano mudou novamente em 2020 com a pandemia da covid-19, pois teve de parar de fazer seus shows pela região. Com a decisão do STF (Superior Tribunal Federal) de tornar Lula elegível no ano seguinte, ele teve a ideia de fazer músicas e postar vídeos de apoio o ex-presidente.
O piseiro "Volta, meu guerreiro" foi a primeira composição e teve sete mil visualizações em dia. De lá para cá, ele compôs "Tô com saudade do tempo do Lula", "Lambadão do 13", que repete o número do partido repetidamente, "Oh, Lula, eu vou votar em tu", "Se o povo se unir, Bolsonaro vai cair" e outras.
Com a repercussão da música "Tá na hora do Jair já ir embora", em 2022, ele convenceu Tiago Doidão de gravar o videoclipe da música que possui quase 1 milhão de visualizações no YouTube.
A deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que apoiam Lula no segundo turno da disputa presidencial, viralizaram em um vídeo dançando o jingle.
Casado e com dois filhos, o ex-professor de matemática de 48 anos tem um canal no YouTube com mais de 65 milhões de visualizações e é remunerado pelas plataformas digitais por produzir jingles.
Ele também compõe jingles para outros políticos de esquerda e direita (desde que não sejam ligados a Bolsonaro), além de músicas para cantores da região. Em 2016, escreveu "Passinho do Peter Pan", arrocha gravado por Neto LX, Raí Saia Rodada e Gabriel Diniz.
Nas redes sociais, compartilha mensagens de apoio a Lula e contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em abril, ele e Tiago Doidão encontraram Lula em Salvador e postaram um vídeo no qual canta trechos de diferentes jingles ao lado do ex-presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.