Topo

Piseiro do Lula: o músico por trás de 'Tá na hora do Jair já ir embora'

Juliano Maderada ao lado de Lula - Reprodução
Juliano Maderada ao lado de Lula Imagem: Reprodução

De Splash, no Rio

28/10/2022 04h00

Jingles provocativos para engajar os eleitores tomaram conta da eleição presidencial deste ano, marcada pela polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Um exemplo é a música "Tá na hora do Jair já ir embora", a favor de Lula, que viralizou nas redes sociais e alcançou o 2° lugar do TOP 50 Viral do Spotify.

Quem está por trás da faixa é Juliano Maderada. O artista, aliás, já compôs outras músicas apoiando Lula e levou gêneros nordestinos, como o arrocha e o forró, para o centro da campanha política do petista nas redes sociais. O jingle também é usado na agenda de campanha nas ruas.

Ele é goiano, mas vive em Iguaí, no interior da Bahia, desde os sete anos - Lula teve 69,73% dos votos válidos no estado. Formado em Agronomia, deu aulas de matemática até a carreira na música deslanchar e ele criar a banda Maderada com o parceiro Tiago Doidão - que também canta a faixa viral.

A trajetória de Juliano mudou novamente em 2020 com a pandemia da covid-19, pois teve de parar de fazer seus shows pela região. Com a decisão do STF (Superior Tribunal Federal) de tornar Lula elegível no ano seguinte, ele teve a ideia de fazer músicas e postar vídeos de apoio o ex-presidente.

O piseiro "Volta, meu guerreiro" foi a primeira composição e teve sete mil visualizações em dia. De lá para cá, ele compôs "Tô com saudade do tempo do Lula", "Lambadão do 13", que repete o número do partido repetidamente, "Oh, Lula, eu vou votar em tu", "Se o povo se unir, Bolsonaro vai cair" e outras.

Com a repercussão da música "Tá na hora do Jair já ir embora", em 2022, ele convenceu Tiago Doidão de gravar o videoclipe da música que possui quase 1 milhão de visualizações no YouTube.

A deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que apoiam Lula no segundo turno da disputa presidencial, viralizaram em um vídeo dançando o jingle.

Casado e com dois filhos, o ex-professor de matemática de 48 anos tem um canal no YouTube com mais de 65 milhões de visualizações e é remunerado pelas plataformas digitais por produzir jingles.

Ele também compõe jingles para outros políticos de esquerda e direita (desde que não sejam ligados a Bolsonaro), além de músicas para cantores da região. Em 2016, escreveu "Passinho do Peter Pan", arrocha gravado por Neto LX, Raí Saia Rodada e Gabriel Diniz.

Nas redes sociais, compartilha mensagens de apoio a Lula e contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em abril, ele e Tiago Doidão encontraram Lula em Salvador e postaram um vídeo no qual canta trechos de diferentes jingles ao lado do ex-presidente.