De Hulk a Aquaman: Famosos gringos declararam apoio a Lula na eleição
O segundo turno das eleições de 2022 definirá se amanhã será Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) o responsável por comandar o Brasil pelos próximos quatro anos. Enquanto o atual presidente luta pela reeleição com apoio de sertanejos e até de Neymar, o candidato do Partido dos Trabalhadores conta com uma gama de famosos gringos apoiando a sua volta ao pleito.
Nomes de impacto como os atores Mark Ruffalo, Danny Glover, Jason Momoa, Xolo Maridueña, entre outros, usaram seus perfis nas redes sociais para destacarem a razão pela qual desejam que Lula volte à Presidência.
Splash listou os famosos gringos que já falaram abertamente sobre a torcida pela vitória petista. Confira:
Mark Hamill
Famoso pelo papel de Luke Skywalker em Star Wars, o ator Mark Hamill, de 71 anos, está na lista dos primeiros famosos que declararam apoio a Lula antes mesmo de seu nome ser confirmado pelo PT como nome da chapa na disputa do pleito.
O ex-presidente chamou a atenção do astro estrangeiro ao publicar, em suas redes sociais, uma imagem em que aparece empunhando uma espada jedi, um dos maiores símbolos da franquia de cinema "Star Wars". "Que a força esteja com o Brasil!", legendou Lula.
Hamill, então, compartilhou o post em sua própria conta no Twitter. "Atenção, brasileiros: a força é realmente forte com este homem! Desejo a Lula tudo de bom em sua nobre busca", declarou o também dublador.
Mark Ruffalo
Na chegada do primeiro turno da eleição de 2022, o ator Mark Ruffalo, de 54 anos, se manifestou e declarou o seu apoio a Lula. O ator assistiu virtualmente um comício do presidenciável no Anhembi, em São Paulo.
Em uma publicação feita através do Twitter, Ruffalo falou sobre a importância das eleições presidenciais brasileiras diante da consequência global ao meio ambiente.
"Hoje, humildemente acrescento minha voz para alertar para as consequências globais da eleição brasileira. Você pode assistir minha mensagem e, mais importante, as palavras de muitos bravos defensores brasileiros da democracia e do planeta na transmissão ao vivo de hoje. Lula falará em breve!", escreveu o ator.
Roger Waters
Roger Waters, de 79 anos, participou do ato em apoio ao candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, o evento "Brasil da Esperança", através de uma gravação de vídeo.
O cantor se manifestou em favor da vitória do petista, classificando o ex-presidente como "verdadeiro e confiável" para ocupar o Palácio do Planalto a partir do próximo ano.
"O Lula é candidato à presidência e ele deve ter nosso apoio, porque ele já esteve nessa posição, é um candidato verdadeiro e confiável para as pessoas do Brasil", disse.
Danny Glover
Ainda na live Brasil da Esperança, o ator Danny Glover, de 76 anos, falou da proteção ao meio ambiente, das comunidades indígenas, mas também da população negra brasileira e do combate ao racismo.
"Olá, sou Danny Glover, ator e cidadão dos Estados Unidos, que se une a milhões de pessoas em meu país e no mundo inteiro que têm interesse em defender a democracia no Brasil e apoiar a eleição de Lula da Silva como o próximo presidente brasileiro", disse ele.
"Eleger Lula em 2022 beneficiará a proteção e preservação da Amazônia e das pessoas que vivem lá, bem como beneficiará a luta global pela proteção do clima e os meios de subsistência da classe trabalhadora brasileira", destacou.
O governo de Lula vai trabalhar para mortes de indígenas todos os anos, que acontecem muitas vezes em conexão com operações ilegais de mineração e extração de madeira. E trabalhar com afro-brasileiros para derrotar o racismo, acabando com o assassinato de jovens negros e ampliar a participação afro-brasileira na governança e melhorar sua qualidade de vida.
Danny Glover
O ator ainda citou a ameaça que o presidente Jair Bolsonaro representa, em sua opinião, não só ao país, mas como a todo o mundo.
"O governo Bolsonaro ameaçou não respeitar a eleição se derrotado nas urnas, mas Lula garantiu que vai manter a democracia do Brasil e assinou uma carta pública declarando a importância das instituições democráticas brasileiras e os resultados da votação presidencial devem ser respeitados. Um voto para Lula para presidente do Brasil é um voto para fortalecer a democracia, justiça, desenvolvimento e paz em nosso mundo. Obrigado", finalizou.
Xolo Maridueña
Poucos dias antes do primeiro turno, o ator norte-americano Xolo Maridueña, 21 anos, sinalizou nas redes sociais o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva.
Xolo publicou nos stories de seu Instagram um vídeo no qual aparece dirigindo, animado, ao som de um rap e faz com as mãos o 'L' que representa a inicial do líder do Partido dos Trabalhadores. "Hino do Lula", escreveu ele, em inglês, na legenda do post.
Jason Momoa
Ao longo da semana, o ator havaiano Jason Momoa, de 43 anos, uniu-se ao hall das celebridades internacionais que se posicionaram a respeito das eleições presidenciais que ocorrem hoje por todo o Brasil.
O protagonista de "Aquaman" (2018) publicou nos stories de seu Instagram a manchete de uma reportagem em inglês, que diz "Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro na votação de domingo".
Ele legendou a imagem com o nome do líder do Partido dos Trabalhadores, acompanhado de vários emojis de coração.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.