Drogas e quase morte: o que aconteceu com Matthew Perry, de 'Friends'?
"Friends" é a série de comédia de maior sucesso em todos os tempos, não há como negar. A história dos seis amigos ganhou o mundo e angariou fãs apaixonados que, até hoje, reproduzem bordões, compram produtos oficiais e perpetuam o amor pela produção.
Foi por meio do seriado que atores até então desconhecidos ganharam projeção. Foi o caso de Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Courteney Cox, Matt LeBlanc e Matthew Perry.
A série acabou e cada um do elenco seguiu com sua carreira e vida pessoal e quase todos conseguiram passar os anos sem polêmicas. A exceção é Perry, ator que viveu Chandler.
Hoje com 53 anos, o ator chegou a ser um dos mais queridos da televisão durante o período em que "Friends" ficou no ar, entre 1994 e 2004.
Com tamanho sucesso da produção, cada um deles chegou a faturar 1 milhão de dólares por episódio na última temporada. No entanto, nem todo o dinheiro ganho conseguiu manter a vida de Perry nos eixos.
O artista lançará a autobiografia "Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing", que chega em 1º de novembro nos EUA, onde contou detalhes da sua vida e dos desafios que enfrentou.
O artista se tornou dependente de Vicodin — um opioide — e álcool ainda durante o período em que trabalhava no seriado, indo para a reabilitação diversas vezes.
Segundo relatado por ele à revista People, o vício começou em 1997, quando sofreu um acidente de jet ski. À época, lhe foi prescrito o analgésico.
"Me senti melhor do que nunca havia sentido na minha vida. Tive um grande problema com pílulas e álcool, e não consegui parar", contou.
Perry explicou que o sucesso de "Friends" tornou as coisas ainda mais complicadas.
"Eu estive na série dos 24 aos 34 anos. Nós seis estávamos em todos os lugares o tempo todo. Do ponto de vista de um estranho, parece que eu tinha tudo. Na verdade, foi um momento muito solitário para mim porque estava sofrendo de alcoolismo. Estava acontecendo antes de 'Friends', mas é uma doença progressiva."
Reabilitações
Então, em 1997, ele foi para a reabilitação pela primeira vez, onde ficou 28 dias. "Eu não acho que haja nada no mundo que eu não possa enfrentar, tendo enfrentado isso", Perry chegou a declarar à People.
"Essa foi a coisa mais assustadora que já aconteceu comigo. Você ganha um novo respeito por você mesmo e pela vida quando você atravessa algo tão difícil".
Já em 2000, Matthew Perry sofreu uma pancreatite aguda e emagreceu 20 kg. A doença foi causada pelo abuso de álcool e remédios. Logo depois da liberação do hospital, o ator bateu o seu Porsche em uma casa. Na ocasião, ele não se feriu.
"Quando você fica famoso, é como a Disneylândia por um tempo. Para mim, durou cerca de oito meses esse sentimento de 'consegui, estou emocionado, não há problema no mundo'. E então, você percebe que não realizou nada e não está preenchendo nenhum buraco em sua vida", falou ao The New York Times em 2002, um ano depois de ficar sóbrio.
Não fiquei sóbrio porque senti vontade. Fiquei sóbrio porque estava preocupado em morrer no dia seguinte.
Matthew Perry
Ao todo, Perry acredita que tenha ido à reabilitação no mínimo 15 vezes. Sendo que em 2011, ele foi sem ao mesmo ter uma recaída.
"Estou fazendo planos de ir por um mês para me concentrar em minha sobriedade e continuar minha vida em recuperação", disse.
Entre as consequências do uso do álcool e drogas, o ator diz que não se lembra nem mesmo de algumas temporadas de "Friends". Mesmo assim, ele jura que nunca foi "chapado" para o set de filmagens.
Quase morte
Os problemas com drogas fizeram com que Matthew Perry perdesse trabalhos importantes. Em sua biografia, ele conta que estaria em "Não Olhe Para Cima", filme da Netflix, mas sofreu sério problema pelo uso excessivo de remédios e abandonou o trabalho.
Em trecho do livro que foi publicado pela Variety, em 2018, o astro contou que chegou a gravar uma cena com o ator Jonah Hill enquanto estava usando hidrocodona, outro medicamento opioide que causa dependência.
Para conseguir acesso ao remédio, ele foi ao médico e mentiu, dizendo que estava com dor.
"Na verdade, eu estava bem. Eu sentia que estava constantemente fazendo abdominais, então era bem desconfortável, mas não era dor."
Então, os médicos recomendaram cirurgia para "colocar um tipo esquisito de dispositivo nas minhas costas" e ajudar com a dor.
Ele continuou tomando hidrocodona até a véspera do procedimento. No meio da cirurgia, Perry acabou sofrendo uma parada cardíaca pela interação do medicamento com a anestesia propofol.
No livro, ele lembra:
"Eu acordei onze horas depois num hospital diferente. Aparentemente, o propofol havia parado o meu coração. Por cinco minutos. Não foi um ataque cardíaco — eu não morri — mas meu coração não estava batendo", disse ele.
Me disseram que um suíço fortão não queria que o cara de 'Friends' morresse em sua mesa de operação, e ficou cinco minutos fazendo ressuscitação cardiopulmonar em mim, apertando e batendo no meu peito. Se eu não tivesse feito 'Friends', será que ele teria feito só três minutos? 'Friends' salvou minha vida de novo?
Matthew Perry
"Ele pode ter salvado a minha vida, mas também quebrou oito das minhas costelas", acrescenta o ator. Ele diz que, depois desse episódio, precisou sair da produção da Netflix porque estava com muita dor — e conta que ficou de coração partido com a decisão.
Matthew Perry passou cinco meses no hospital e teve que usar uma bolsa de colostomia por nove meses.
Sobriedade
Para tentar se manter sóbrio, Perry já gastou mais de US$ 9 milhões, cerca de R$ 47 milhões seguindo a cotação atual do dólar.
Ao The New York Times, ele contou que está sóbrio há 18 meses — ou seja, ele estava bem durante a reunião de "Friends" que foi ao ar em maio de 2021.
Ainda à publicação, Matthew disse estar ciente que tem recursos que a maioria das pessoas que enfrentam problema com drogas e álcool não possuem.
Ele também disse que elas têm "o dom do anonimato", o que significa que são poupadas da humilhação de ter seus momentos mais sombrios expostos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.