Topo

Quais nomes foram demitidos da Jovem Pan após derrota de Bolsonaro?

Caio Coppolla responde Fábio Porchat - Reprodução/YouTube
Caio Coppolla responde Fábio Porchat Imagem: Reprodução/YouTube

De Splash, em São Paulo

31/10/2022 17h49Atualizada em 02/11/2022 11h32

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no domingo, a Jovem Pan está fazendo mudanças em seu quadro de apresentadores. Desde a manhã de segunda-feira, sete profissionais de destaque na emissora foram demitidos.

Segundo o colunista de Splash Fefito, o grupo prepara uma guinada editorial e deve moderar o tom crítico ao governo nos próximos meses, além de ter em vista mais mudanças na equipe.

Confira abaixo quem foi dispensado do Grupo Jovem Pan e os detalhes das demissões:

Caio Coppolla

A primeira demissão a ser divulgada foi a do comentarista Caio Coppolla. Ele foi demitido pelo grupo exatamente um ano após sua recontratação.

Desde novembro passado, ele fazia participações no canal pago JP News. Caio já havia trabalhado no grupo até 2019, quando recebeu uma proposta e mudou para a CNN, onde integrava o quadro "Liberdade de Opinião". Foi demitido da emissora em 29 de outubro do ano passado e recontratado pela Jovem Pan três dias depois.

Segundo apuração do colunista de Splash Ricardo Feltrin, funcionários da JP ouvidos sob anonimato apontam vários possíveis motivos para a demissão do comentarista.

Rumores na emissora falam em um comportamento de "diva" de Coppolla nos bastidores, enquanto outros boatos falam de supostas acusações de uma ex-namorada. As acusações não foram esclarecidas ou divulgadas até o momento, mas envolveriam a filha dessa ex-namorada.

Augusto Nunes

Na tarde de hoje, o Grupo Jovem Pan confirmou também a demissão do jornalista Augusto Nunes, sem comentar os motivos devido a "cláusulas de confidencialidade''.

Ele foi contratado em 2016, para atuar no rádio. Depois, também migrou para a TV, onde apresentava o programa "Os Pingos nos Is". Ele estava afastado desde a semana passada, após descumprir ordem do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em relação a declarações sobre Lula.

O grupo divulgou um comunicado sobre a demissão de Nunes:

Em comum acordo, O Grupo Jovem Pan e o jornalista Augusto Nunes entenderam por bem pôr fim à parceria de trabalho que estava vigente há mais de cinco anos, através da empresa do Augusto, Lauda Comunicação Ltda, sem qualquer animosidade ou juízo de valor.

Os termos e detalhes do deslinde não serão objetos de comentários por conta de o contrato de origem estar acobertado e protegido por cláusula de sigilo e confidencialidade.

O Grupo Jovem Pan agradece o jornalista Augusto Nunes e deseja sucesso nas novas fronteiras que ele haverá de desbravar.

Augusto Nunes retorna ao ar um dia depois de agredir Glenn Greenwald - Reprodução/Jovem Pan - Reprodução/Jovem Pan
Augusto Nunes foi demitido da Jovem Pan
Imagem: Reprodução/Jovem Pan

Guilherme Fiuza

Pouco após a divulgação da demissão de Augusto Nunes, foi confirmado também o desligamento de Guilherme Fiuza. Ele também apresentava o programa "Os Pingos nos Is" e estava afastado da atração.

Splash apurou que a decisão partiu de Tutinha, dono do canal, mas executivos tentam demovê-lo da resolução imediata.

Guilherme Fiuza - Divulgação - Divulgação
Guilherme Fiuza foi demitido da Jovem Pan
Imagem: Divulgação

Guga Noblat

Ainda na tarde de hoje,Guga Noblat afirmou via Twitter que foi demitido da Jovem Pan. O jornalista era um dos comentaristas políticos do programa "Morning Show".

Segundo ele, o desligamento se deu por não defender a rádio na disputa contra o PT e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A emissora confirma a demissão, mas diz que não vai se posicionar sobre o assunto.

Maicon Mendes

Repórter e apresentador, Maicon Mendes foi demitido pela JP News hoje. O profissional, que participou ontem da cobertura das eleições de 2022, foi comunicado da saída pela direção da rádio, segundo apurou Splash.

"Hoje foi meu último dia na TV Jovem Pan News. Uma emissora que Eu ajudei a colocar no ar. Ajudei a traçar cada detalhe de como fazer um jornalismo sério e de qualidade", escreveu Maicon em texto publicado no Instagram na madrugada de hoje.

Na publicação, o jornalista usou e maiúsculo para escrever a palavra "eu" e disse que seu rigor jornalístico incomodou a emissora.

Deixo a Emissora sabendo que Eu fiz o meu melhor. Fiz Jornalismo de verdade. Eu posso dizer que levei informação de qualidade pro telespectador, com verdade dos fatos, com apuração rigorosa, com checagem. Nunca me deixei levar por informações duvidosas. E nem achismo. Apurei com rigor. Isso é jornalismo.

"Eu sempre busco, dados oficiais. Não deixei passar nenhuma vírgula errada. Isso incomodou. [...] Agradeço o carinho dos colegas. Os abraços e as lágrimas que derramaram por mim na redação. As inúmeras mensagens de carinho. Isso é real. Isso é louvável. Agora, sigo aberto pra escrever uma nova história!", concluiu Maicon.

A JP News emitiu apenas um comunicado ontem, quando informou a saída de Augusto Nunes. Desde então, o canal de notícias não comenta mais outras demissões definidas pela empresa após o resultado das eleições de 2022.

Carla Cecato

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, de Splash, a apresentadora Carla Cecato, conhecida como a garota-propaganda de Jair Bolsonaro (PL), deixou a Jovem Pan e não voltará à emissora.

O programa Linha de Frente segue no comando de Thiago Pavinatto.

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Carla Cecato
Imagem: Reprodução/Instagram

Cristina Graeml

Cristina Graeml anunciou a saída da emissora na manhã desta quarta-feira (2).

"Minha bio mudou. Não integro mais o quadro de comentaristas da Jovem Pan News", escreveu a jornalista no Twitter.

1 - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Cristina Graeml
Imagem: Reprodução/Facebook