Topo

Equipe de afiliada da Record é hostilizada por bolsonaristas: 'Apaga tudo'

Repórter de afiliada da RecordTV em Blumenau (SC) é hostilizado por bolsonaristas - Reprodução
Repórter de afiliada da RecordTV em Blumenau (SC) é hostilizado por bolsonaristas Imagem: Reprodução

Giorgio Guedin

Colaboração para Splash

01/11/2022 15h56

Uma equipe de reportagem formada pelo repórter Stevão Limana e o operador de câmera Lucas Fernandes, da NDTV Record TV, de Blumenau (SC), foi hostilizada por manifestantes pró-presidente Jair Bolsonaro (PL) em bloqueio na BR-470.

O fato ocorreu enquanto faziam uma participação ao vivo na edição de hoje do programa Tribuna do Povo.

"Não filma [...] Apaga o vídeo aí, apaga tudo agora!", grita um dos golpistas. "Acabou a tua reportagem [...] nós vamos quebrar a câmera", continua.

Stêvão tentou acalmar os manifestantes, que continuaram a atacar os profissionais. "Eu sou um jornalista, estudei 5 anos para isso. A informação é isso", disse o repórter.

Na sequência, um dos manifestantes afirmam que "a Globo é um lixo". Com a resposta de Stêvão indicando que é da Record, a agressão verbal continua. "Vocês estão tudo aparelhados!".

Responsável pelo jornalismo do Grupo ND, o Diretor de Conteúdo Luis Meneghim repudiou a postura dos manifestantes contra o repórter e destacou a importância da liberdade de imprensa no acesso aos locais onde estão os fatos "Este tipo de atitude depõe contra o próprio movimento, a imprensa não pode ser acuada", disse em nota divulgada no site da emissora.

Cinegrafista foi ameaçado de morte

Stevão Limana passa bem e conversou com Splash. Ele explicou que estava na segunda entrada ao vivo no programa.

Um deles [dos manifestantes] apontou [para a equipe de reportagem] e vieram mais ou menos 12 homens para nos intimidar. Eu estava ao vivo no momento. Eu estava relatando que um motorista tinha acabado de passar e o pessoal tinha ameaçado quebrar o carro dele, pois não concordava com o movimento. Argumentei que só estava informando e eles diziam que tinha que informar o 'lado certo' da notícia

Conforme o jornalista, eles se aproximaram da equipe após o relato e exigiram que o cinegrafista Lucas Fernandes deletasse as imagens e desligasse a câmera, além de ameaçar quebrar o equipamento.

"Eles encostaram no Lucas, 'bateram' no peito dele, afirmando que se mostrasse o rosto na tela, ele ia morrer. A gente estava ao vivo, tentei argumentar de forma tranquila, pois sabendo se eu me exaltasse ia ser algo pior".

O jornalista ainda afirma que outros três manifestantes tentaram acalmar a situação após as ameaças. Ele conta que a dupla teve o cuidado de ficar mais longe do movimento para não chamar a atenção.

"Nós estamos bem. O Lucas ficou bem tenso, mas está bem. Agora que está caindo a ficha, depois que toda essa adrenalina passou", concluiu. Após o ao vivo, a equipe permaneceu um pouco no local e depois conseguiu sair sem maiores problemas.

Procurada por Splash, a direção de jornalismo da afiliada da RecordTV de Blumenau afirmou que será feito um boletim de ocorrência.