Topo

'Angelina Jolie zumbi': o que explica fetiche por modificações corporais

"Angelina Jolie Zumbi" ficou famosa nas redes sociais por conta da aparência  - Reprodução de redes sociais
'Angelina Jolie Zumbi' ficou famosa nas redes sociais por conta da aparência Imagem: Reprodução de redes sociais

De Splash, em São Paulo

02/11/2022 04h00

A iraniana Fatemeh Khishvand, que ganhou fama se apresentando nas redes sociais com o nome de Sahar Tabar, assumiu na última semana, mais uma vez, que usava truques de edição e maquiagem para ficar com uma aparência supostamente cadavérica.

Fatemeh criou um perfil no Instagram em 2017 e logo recebeu o apelido de "Angelina Jolie zumbi". Alguns acreditavam, inclusive, que ela teria passado por cerca de 50 cirurgias plásticas para ficar parecida com a atriz de Hollywood.

Naquele ano, em entrevista ao jornal russo Sputnik, a iraniana falou pela primeira vez sobre o assunto e garantiu que não tinha mentido — culpando as interpretações da mídia local pelo boato. As declarações, no entanto, não foram suficientes para afastar o interesse pela aparência dela.

"O bizarro vai atrair os nossos olhares. Muitas pessoas vão procurar esse diferente, essa situação em que existe uma pessoa que se maquia etc. Por uma curiosidade de entender aquilo que está acontecendo com ela, mesmo que seja uma farsa", explica Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Diabão - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O 'Diabão' tem quase o corpo todo tatuado e dezenas de modificações corporais
Imagem: Reprodução/Instagram

O tatuador Michel Faro Praddo, conhecido como Diabão, convive com essa curiosidade há anos —ele já passou por mais de 60 modificações corporais extremas.

"Por ser algo fora dos padrões da sociedade e a forma como é feita, pelo que a gente se submete para ter tal aparência. O conjunto mexe com a curiosidade das pessoas", diz o tatuador.

Fetiche

A curiosidade por figuras como a da iraniana é resultado de diferentes fatores e, por isso, é preciso considerar as especificações de cada indivíduo. Entre eles, no entanto, o fetiche chama a atenção. Segundo o psicólogo Yuri Busin, esse interesse pode ter por objetivo a busca pelo prazer (seja ele sexual ou não).

"O fetiche já tem uma ligação maior com os prazeres em si. Pode ser, sim, que as pessoas tenham prazeres com cenas de gore [subgênero cinematográfico dos filmes de horror], por exemplo, que são cenas em que o sexo é uma coisa meio nojenta. Aquelas coisas muito pesadas, que muitas vezes pode ter o fetiche ali", completa.

'Angelina Jolie zumbi'

Angelina Jolie zumbi - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo
Fatemeh Khishvand, que se passava por "Angelina Jolie zumbi", deu entrevista a uma TV estatal
Imagem: Reprodução de vídeo

As primeiras notícias sobre a iraniana diziam que ela teria passado por cerca de 50 cirurgias plásticas para ficar parecida com a atriz Angelina Jolie. A suposta semelhança com a estrela norte-americana, no entanto, sempre dividiu opiniões e acabou repercutindo em vários cantos do mundo.

"É tudo maquiagem. Todas as vezes que eu posto uma foto, torno meu rosto ainda mais engraçado. É a minha forma de se expressar, um tipo de arte. Meus seguidores sabem disso", contou em entrevista ao jornal russo Sputnik, em 2017.

Anos depois, em outubro de 2019, a influenciadora digital foi presa acusada de blasfêmia, instigar violência, comprar propriedades de forma ilegal e insultar o código de vestuário do país. Ela chegou a pedir liberação após contrair Covid-19, mas o pedido foi negado.

Fatemeh só deixou a prisão na semana passada, quando mostrou o rosto sem maquiagens e efeitos durante uma entrevista a um jornal local. As imagens viralizaram e, claro, ela voltou a virar notícia em diversos cantos da Terra.