Paloma Bernardi vive o 'grande pecado de Davi' com personagem 'sedutora'
Paloma Bernardi, de 37 anos, vive um dos melhores momentos da carreira. A atriz está em "Reis" (Record TV), fez uma peça de teatro no primeiro semestre deste ano e integra o elenco de dois filmes que serão lançados em 2023.
No entanto, ao mesmo tempo em que tem dividido o tempo para dar conta dos compromissos profissionais, a artista também se vê entre cobranças para desempenhar determinados papéis na sociedade.
Em entrevista a Splash, Paloma falou sobre as pressões pela maternidade, a busca pelo equilíbrio entre a vida real e a digital, o fim dos contratos de longa duração na televisão brasileira e o trabalho em tramas bíblicas.
"A sociedade está sempre pressionando nesse sentido. Uma certeza que eu tenho, porque é um desejo meu, é que um dia eu vou ser mãe. Hoje, graças a Deus, a ciência e a tecnologia nos dão a oportunidade de viver isso muito mais para frente", contou a atriz, que congelou óvulos para realizar o sonho no futuro.
Para a artista, hoje as mulheres não precisam mais escolher entre a carreira e a vida pessoal. "A mulher hoje é independente, não é mais só a dona de casa, mãe e esposa. Ela pode ser isso se de fato ela quiser. Onde ela tem domínio e oportunidade de dizer quando ela quer, a hora que ela quer, e tudo bem."
Tramas bíblicas
Atualmente a atriz está mergulhada no universo de Bate-Seba, "o grande pecado de Davi" na 5ª temporada de "Reis", série bíblica da Record TV. É o terceiro papel de Paloma em tramas bíblicas na emissora.
"A minha personagem já está no subconsciente do público. A minha história é uma história bíblica, não é uma história fictícia. É uma mulher que na sua infância teve a ausência dos pais. A mãe morreu e o pai sempre viveu nas guerras. Nunca foi um pai presente. É como se o pai culpasse a filha pela morte da esposa", conta.
A atriz descreve a personagem como uma mulher sedutora e ousada, que gosta de atrair os olhares dos homens. "Ela gosta de ser vista. Se a gente for levar isso para uma questão de autoconhecimento e terapia, tem muitas explicações para isso."
Exposição nas redes
Embora compreenda a importância das redes para a carreira, Paloma faz questão de buscar um equilíbrio entre a exposição e o cuidado em preservar a intimidade —apesar de qualquer cobrança que possa existir na direção contrária.
"Eu vivo as redes sociais, eu gosto de dividir, de trocar, de me aproximar, de me colocar no lugar de gente como a gente, porém não na totalidade. Esse mundo metaverso que está surgindo aí para mim é um pouco assustador. É isso mesmo que a gente vai viver?", questiona.
Contratos de longa duração
A atriz também viu o mercado de trabalho na teledramaturgia brasileira passar por profundas transformações ao longo das últimas décadas. A TV Globo, por exemplo, vem renunciando a contratos de longa duração em troca de contratos por obra.
Para Paloma Bernardi, a mudança trouxe a possibilidade de se explorar outras vertentes da arte. "Traz mais flexibilidade, mais liberdade artística. Antigamente, a nossa classe buscava uma estabilidade financeira. Hoje também, claro, todo mundo quer ter uma vida estável financeiramente, mas quanto mais a gente encontra o reconhecimento do nosso trabalho mais a gente tem espaço para trabalhar."
Em relação à demissão de artistas veteranos, porém, a atriz acredita na importância de se reinventar sem ultrapassar os próprios limites.
"Quem não gostaria de ter uma grande atriz que tenha perdido um contrato em sua obra? Poxa, se perdeu ali, com certeza vai achar um espaço acolá. Ou se reinventar. As mídias digitais estão crescendo. Então, encontrar outros caminhos de exercer a própria arte."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.