Topo

Gemidão do zap e bronca: jornalista que zoou bolsonarista já aprontou na TV

Octavio Guedes, comentarista da Globo News, costuma quebrar protocolos ao vivo - Reprodução/Globo News
Octavio Guedes, comentarista da Globo News, costuma quebrar protocolos ao vivo Imagem: Reprodução/Globo News

De Splash, em São Paulo

04/11/2022 04h00

O jornalista Octavio Guedes, de 55 anos, viralizou anteontem por ironizar seu vizinho bolsonarista que participou das manifestações antidemocráticas contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial. Ele é conhecido por quebrar o protocolo e "causar" nas edições ao vivo das atrações da GloboNews.

Guedes, por exemplo, já caiu no famoso "gemidão do zap" em uma edição ao vivo, levou uma bronca da colega Maria Beltrão por estar mexendo no celular durante um programa, teve ataque de riso, entre outras histórias.

Splash listou as histórias recentes de Octavio Guedes que agitaram a programação ao vivo da GloboNews.

"Não levou nem a meia de varizes"

Na última quarta-feira (2), Octavio Guedes aproveitou sua entrada ao vivo no "GloboNews Mais" para ironizar seu vizinho pela ida às manifestações antidemocráticas.

"Só faço um apelo aqui para quem encontrar o seu Orcival, meu vizinho que tá lá pegando chuva. Não levou nem a meia de varizes dele. Tá lá, achando que o Exército vai dar golpe, não vai dar. É isso, melhor voltar para casa, botar a meia das varizes, descansar e daqui a quatro anos votar de novo", debochou o jornalista.

"Não quero fazer intriga"

Em fevereiro passado, Octavio Guedes voltou a chamar atenção durante o "Estúdio I" após ser alvo de uma bolinha de papel da jornalista Maria Beltrão por uma brincadeira.

Ao elogiar os óculos da repórter Marina Franceschini, Maria Beltrão questionou Natuza Nery. "Você esteve de óculos? Você fez de tudo quando eu estive de férias. Quis se mostrar diferente", disse para a colega.

"Ela esbanjou felicidade e alegria no programa durante a sua ausência. Não quero fazer intriga", disse Octávio sobre a conversa. Maria amassou os papéis que estavam na bancada e atirou a bolinha no jornalista.

"Assim me complica"

O comentarista da GloboNews caiu na risada ao vivo recentemente após o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM-SP) se confundir e chamá-lo de Paulo Guedes (Ministro da Economia).

"Olha, o senhor tá me complicando me chamando de Paulo Guedes, hein!", brincou o jornalista.

Eli Corrêa Filho chamou Octavio de Paulo mais de uma vez durante a entrevista sobre o projeto de lei proposto por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para liberar a propaganda sobre armas de fogo, mas o jornalista se manteve sério.

A brincadeira só aconteceu quando o próprio deputado foi se despedir e percebeu a confusão que fez, corrigindo os nomes. A apresentadora Julia Duailibi também achou graça: "É, Octavio Guedes, não é Paulo Guedes!"

Depois, na passagem para o próximo assunto, ela ainda comentou: "Paulo Guedes, fica aqui comigo!"

Octavio Guedes no "GloboNews em Ponto" - Reprodução / GloboNews - Reprodução / GloboNews
Octavio Guedes no "GloboNews em Ponto"
Imagem: Reprodução / GloboNews

Flagrado fazendo exercício

No fim do ano passado, Octavio Guedes levou os colegas do "Conexão GloboNews" aos risos. Sem perceber que estava ao vivo pela GloboNews, o comentarista de política entrou no estúdio se alongando.

"Será que ele está em forma ou será que travou a coluna? Fiquei impressionado", brincou o jornalista Valdo Cruz, que interrompeu sua fala sobre a Lei de Acesso à Informação para comentar a movimentação do amigo.

Após perceber que os telespectadores estavam assistindo à cena curiosa do comentarista, a apresentadora Leilane Neubarth fez questão de explicar a situação.

Vou matar a curiosidade de todo mundo: por que o Octavio entrou fazendo exercício? Porque eu fiz uma brincadeira, estava saindo a Miriam Leitão e entrando ele, e aqui no Rio, quando tinha jogo no Maracanã, tinha um alto-falante que falava: 'Sai fulano e entra beltrano'. E eu fiz uma brincadeira com ele. Aí ele entrou se preparando para o jogo. Aqui a informação é clara, não tem sigilo.
Leilane Neubarth

Reprodução / GloboNews - Octavio Guedes e Leilane Neubarth no "Conexão Globonews" - Octavio Guedes e Leilane Neubarth no "Conexão Globonews"
Reprodução / GloboNews
Imagem: Octavio Guedes e Leilane Neubarth no "Conexão Globonews"

"Dia não tá bom"

O comentarista de política Octavio Guedes também já viveu dia de caos por conta de problemas técnicos durante uma edição do "GloboNews em Ponto". Primeiro, o jornalista se atrapalhou com o celular tocando enquanto comentava sobre a alta dos preços no Brasil.

Deixa eu desligar que está ligando aqui de novo. É o seguinte: o celular quebrou, eu comprei um celular novo e esse celular eu não sei ainda colocar no mudo.
Octavio Guedes

Depois, tentando falar sobre as "rachadinhas" envolvendo a família do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele deixou o ponto eletrônico cair.

"Espera aí que caiu o ponto! [...] Hoje o dia não está bom não, até o ponto está voando!", riu ele.

Reprodução / GloboNews - Reprodução / GloboNews - Reprodução / GloboNews
Octavio Guedes no "GloboNews em Ponto"
Imagem: Reprodução / GloboNews

"Vai me dar atenção?"

Um dos momentos mais marcantes foi quando Maria deu uma "bronca de professora" em Octavio Guedes por mexer no celular durante o programa. Ela falava sobre pessoas (incluindo parlamentares) que apoiavam atos antidemocráticos nas redes sociais, mas depois apagavam as postagens.

"Talvez por um arrependimento ou por perceber que era crime... Você vai me dar atenção ou vai continuar olhando para baixo como se eu não estivesse falando com você?", perguntou Maria a Guedes.

O colega rebateu dizendo que poderia repetir tudo que a apresentadora havia falado — mas a desculpa não funcionou com Maria. "Repetir não é digerir. Eu, como professora primária, sempre me lembro disso. O aluno: 'Tia, eu posso repetir'. Mas repetir, até papagaios repetem", continuou.

Depois da bronca, Guedes prometeu, em meio a risos, que "nem piscaria" enquanto a apresentadora estivesse falando. "Olhando no olho, olhando no olho!", pediu Maria, também rindo.

Gemidão do zap

Em 2020, Octávio Guedes acabou passando por uma cena curiosa no programa "Estúdio I". Durante entrevista com o senador Major Olímpio (PSL-SP), Octávio Guedes foi alvo da famosa brincadeira do "gemidão" do WhatsApp ao abrir o aplicativo.

A apresentadora Leila Sterenberg lia uma pergunta de um telespectador para o senador quando o estúdio foi invadido pelo som dos gemidos que já ficou famoso no aplicativo de mensagens. A jornalista, então, optou em chamar um intervalo para abafar o ocorrido.

Dias depois do episódio, ele brincou que o celular estaria no "modo soneca" para evitar novos problemas ao vivo.