Topo

Quem é a política conservadora e anticomunista que dançou com Anitta?

Anitta dançou com a conservadora espanhola Isabel Díaz Ayuso - Reprodução/Twitter
Anitta dançou com a conservadora espanhola Isabel Díaz Ayuso Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

05/11/2022 14h22

Ontem, Anitta se apresentou na premiação "LOS40 Music Awards 2022", em Madri, e um momento da performance chamou a atenção do público: ela dançou com uma mulher na plateia que pareceu estar se divertindo e até jogou os braços para o ar para acompanhar a cantora brasileira.

A mulher era Isabel Díaz Ayuso, a presidente anticomunista e conservadora da Comunidade de Madri — cargo equivalente ao de governador.

Isabel tem 44 anos, foi eleita para o cargo em 2019 e reeleita em 2021 com o slogan "comunismo ou liberdade". Ela é ex-jornalista e coleciona declarações polêmicas. Em maio deste ano, disse o seguinte sobre as mulheres feministas:

"Sua forma de ver a vida é típica de malcriadas que sonham em chegar em casa sozinhas e bêbadas, desprovidas de responsabilidade mesmo diante de suas piores decisões. Elas envergonham a maioria das mulheres, que trabalhamos todos os dias para levar nosso país para frente."

Em 2020, culpou os imigrantes pelo aumento nos casos de covid-19 em Madri e, em 2021, provocou: "Quando começam a te chamar de fascista, você sabe que está indo bem".

A dança com Anitta não foi o primeiro momento público de descontração de Ayuso. Em 2019, ela disse já ter vivido "com intensidade" a vida noturna de Madri, e afirmou que a festa do orgulho LGBTQIA+ representa "a cidade aberta e plural que Madri é". Uma vez eleita, no entanto, criticou o fato de que a parada do orgulho LGBTQIA+ costumava durar um dia, e "agora temos que passar um mês aguentando".