Prefeitura entra até em grupos de WhatsApp para medir impacto do Primavera
A realização da primeira edição brasileira do Primavera Sound, festival de música espanhol que acontece em São Paulo entre hoje e amanhã, alterou a rotina de funcionários do setor de turismo da capital paulista.
Buscando entender o real impacto do evento na região do Distrito Anhembi, na Zona Norte da cidade, equipes foram à casa de moradores e servidores foram incluídos em grupos de WhatsApp da região.
"Nós fomos à casa das pessoas medir os decibéis (de testes de som do festival). Estamos em grupos de WhatsApp para poder acompanhar a repercussão", afirma Gustavo Pires, presidente da SPTuris, empresa de turismo da cidade de São Paulo, em entrevista a Splash.
No comando da SPTuris desde março, Pires afirma que a expectativa é que não ocorra novamente o caos de transporte verificado há poucas semanas, quando a cantora Dua Lipa se apresentou no espaço. "Outros eventos que aconteceram no Anhembi não foram construídos em conjunto com a Prefeitura, como é o caso do Primavera Sound", diz.
Na apresentação citada, trânsito, busca frenética e malsucedida por carros de aplicativo e caminhadas de mais de meia hora até a estação do Metrô foram a tônica da saída do Anhembi. Para driblar esse problema, a Prefeitura vai disponibilizar uma linha voltada ao público do festival, a 179A-10.
A tarifa do transporte será a de R$ 4,40 e fará o trajeto de ida e volta entre o metrô Tietê e o Distrito Anhembi, o local do Primavera Sound. O ônibus começará a circular ao meio-dia e encerrará às 3h. Ele estará disponível no sábado e no domingo do evento.
O embarque no metrô Tietê será feito na Av. Cruzeiro do Sul, 1.777. Já o embarque no Distrito Anhembi acontecerá na Av. Olavo Fontoura, próximo ao Portão 1. Mesmo com as dificuldades de logística, o presidente da SPTuris elogia o Anhembi. Diz que o espaço ainda passará por "melhorias", mas que é uma grande aposta da Prefeitura para eventos que atraiam visitantes e dinheiro para a cidade.
"O Anhembi é um dos nossos melhores equipamentos. Após as melhorias, será o melhor equipamento, na minha avaliação", afirma Pires, ex-assessor de Bruno Covas (PSDB) nomeado para presidir a SPTuris em março pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Pesquisa com o público
Além de ouvir os moradores, a SPTuris promete fazer uma pesquisa com o público. À exemplo do que ocorreu no Lollapalooza, pesquisadores da empresa de turismo estarão no Anhembi questionando frequentadores do Primavera Sound.
"Fazemos isso em grandes eventos, para entender o tíquete médio, o gasto do final de semana, o perfil de público", explica Gustavo Pires. Ele estima que o Primavera Sound gere cerca de 5 mil empregos, diretos e indiretos, para a cidade de São Paulo.
"O impacto desses eventos é muito importante para o setor de turismo da cidade", avalia. "Ficamos muito tempo em casa, e precisávamos ficar, a Prefeitura orientou que ficássemos, tenho orgulho de ter apoiado essa política, mas agora que vencemos estou feliz em podermos retomar os eventos", afirma.
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