Topo

Filas, sinalização: o que vale melhorar no 2° dia de Primavera Sound

Primavera Sound: produtor de festival comenta sobre manifestações políticas em estreia de festival no Brasil - Xavi Torrent/Getty Images
Primavera Sound: produtor de festival comenta sobre manifestações políticas em estreia de festival no Brasil Imagem: Xavi Torrent/Getty Images

De Splash, em São Paulo

06/11/2022 00h11

A estreia do Primavera Sound no Brasil ocorreu hoje com uma sequência de shows no Distrito Anhembi, localizado na zona norte de São Paulo. Arctic Monkeys, Interpol e Bjork foram as principais atrações do dia.

Presente no evento, Splash conversou com pessoas presentes no primeiro dia de festival. Apesar de gostarem do evento, houve queixas. A sinalização e as filas estão entre as principais reclamações.

O palco Beck's, um dos principais do evento, fica a 1,2 km do Palco Elo, o mais distante da entrada do festival. Para alternar entre os shows, é preciso andar bastante - e o formato estreito do sambódromo por vezes dificulta o fluxo.

Além da distância, o público comentou sobre o excesso de orientações na fila. "Um campo aberto, sem as guias de metal, facilitaria o fluxo", disse uma das pessoas que conversaram conosco.

As filas, inclusive, iam além disso. O Primavera Sound conta com pulseiras magnéticas, nas quais você coloca créditos e usa para consumo dentro do festival. Porém, muitas estavam com problema; isso gerou uma fila para resolver, e consequente atraso. Algumas pessoas esperaram 1h30 para conseguir entrar no espaço.

Além do público encarar filas no momento da entrada, jornalistas também tiveram dificuldades para obter informações sobre o local correto de entrada. As orientações eram confusas, e os funcionários não sabiam informar sobre entradas, passagens e mais.

Do lado de dentro, faltavam sinalizações, também. Embora as direções para o palco fossem claras e objetivas, poderiam ser mais frequente nos trajetos percorridos pelos fãs.

As filas também se estenderam por outras áreas do Distrito Anhembi, como para participar de ativações e comer na área vip - embora estas sejam mais familiares de festivais no geral.

Por conta do fluxo, pessoas também relataram dificuldades para a passagem de um palco para outro, principalmente quando acompanharam as apresentações próximas aos artistas. "Poderia ter uma via livre na lateral para quem quer sair antes do fim", sugeriram.

O número pequeno de lixeiras espalhadas no sambódromo também foi notado pelo público, que acabou jogando lixo no chão, abaixo das lixeiras, pois estas estavam transbordando.

A estreia do Primavera Sound contou com bom público no Distrito Anhembi. A expectativa da organização do festival é receber 55 mil pessoas por dia. Esta é a primeira vez do festival no Brasil, mas a marca tem mais de 20 anos de tradição.