Topo

Como Bufoni se tornou a 1ª pessoa no mundo a andar de skate em avião

De Splash, em São Paulo

06/11/2022 12h00Atualizada em 06/11/2022 13h43

Transformar sonho em realidade. Com Leticia Bufoni, essa frase se torna o mais literal possível.

Há cerca de 5 anos, a skatista de 29 anos sonhou em andar de skate dentro de um avião. E, em agosto deste ano, a ideia improvável se tornou possível, com um detalhe ainda mais radical: ela saltou de paraquedas no fim da manobra.

O projeto, além de tudo, é inédito. Se tudo der certo, Leticia deve entrar para o Guiness World Records mais uma vez: ela já está no livro dos recordes como a mulher com mais medalhas do X-Games, como a skatista com mais títulos na categoria street do campeonato, e também como a mulher com o maior número de vitórias no ranking mundial de skate da copa do mundo.

Em entrevista a Splash, ela contou que a ideia de montar uma pista em um avião começou em 2016: ela se deparou com uma capa de revista em que uma pessoa andava de skate em uma minirrampa suspensa por um balão de ar.

"Eu já saltava, então eu fiquei tentando imaginar como eu poderia juntar o skate e o paraquedas e fazer algo bacana. E aí, eu acho que eu fiquei pensando tanto nisso que eu tive um sonho em que eu andava de skate dentro de um avião", contou a atleta.

1 - Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool - Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool
Leticia Bufoni se tornou a primeira pessoa do mundo a andar de skate dentro de um avião
Imagem: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool

Ela dividiu a ideia com seu agente da Red Bull — empresa que a patrocina — e o planejamento para o salto começou. Foram anos para projetar toda a ideia: era necessário pensar em alguns detalhes como o avião a ser utilizado, criar os obstáculos da pista de skate, mudar o treino de Leticia e, por fim, gravar toda a cena.

Apesar de saltar de paraquedas há anos e ter acumulado 80 saltos sozinha, a skatista ainda era considerada iniciante e precisou se aperfeiçoar no esporte.

De janeiro a agosto deste ano, o foco foi total no preparo para o salto. "Eu fiz 60 saltos de treinamento, fora todo o treinamento no chão. Tive que aprender bastante sobre o vento, locais diferentes de pouso, mudei totalmente o meu treino físico também na academia, porque o paraquedas tem quase dez quilos", contou.

O projeto ganhou ares hollywoodianos: o avião escolhido foi um Hércules C-130, o mesmo utilizado em "Velozes e Furiosos", que geralmente é usado para fins militares. Um dos cinegrafistas foi Craig O'Brien, que pulou (filmando) o ator Tom Cruise no filme "Missão Impossível: Efeito Fallout".

Apoio de Scooby

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Leticia Bufoni e Pedro Scooby
Imagem: Reprodução/Instagram

Amigo de longa data de Leticia, o surfista Pedro Scooby passava as férias com os filhos na casa da skatista enquanto ela se preparava para o projeto.

"Ele estava aqui nos Estados Unidos na época que a gente estava gravando. E aí ele veio para o local que a gente tava, ele ficou dois dias lá com a gente para dar um suporte emocional e ter alguém ali que é tão próximo a mim, que me conhece tão bem", contou Leticia.

"Para mim era algo novo, algo que eu nunca tinha feito antes", disse a atleta, que logo se corrigiu: "Algo que ninguém nunca havia feito. A gente precisou de uma equipe muito grande para realizar. Então, eu tinha que fazer dar certo".

A Splash, ela afirmou que muitas pessoas não acreditam que alguns de seus relacionamentos com os amigos mais próximos seja só amizade. Ela também é amiga de atletas como o jogador Neymar, o surfista Gabriel Medina e o skatista Felipe Gustavo.

"As pessoas sempre comentam 'ah, duvido que vocês nunca ficaram', 'duvido que nunca rolou beijo', só que o meu mundo é um mundo muito masculino. Dos meus cinco melhores, três ou quatro são homens, então, para mim, é natural isso de ter amizade com homem e não ter tido nada nunca, apenas amizade", contou.

Acho que as pessoas ainda têm a cabeça muito fechada quanto a isso. Só porque é homem e mulher tem que ficar, tem que se pegar. Não, eu não acho que seja assim. Eu conheço várias pessoas que também tem amizade com homens e também nunca ficaram, nunca rolou um beijo, nunca rolou nada. Leticia Bufoni

A realização do sonho

Para conseguir executar a manobra com perfeição, ela precisou de quatro saltos — todos no mesmo dia. "Fiquei destruída", brincou.

Na execução perfeita, Leticia anda de skate do avião. Ela faz um grind no corrimão, salta no ar e paira no vazio até abrir o paraquedas.

O projeto foi todo gravado em Merced, Califórnia. Embora tenha ficado anos pensando em todos os detalhes e meses se preparando para colocar o sonho em prática, quando conversou com Splash, ninguém próximo à Leticia havia visto o resultado.

"Eu assisti o vídeo só duas vezes até agora e acho que só vai cair a ficha mesmo quando tiver no ar, quando eu começar a assistir mais vezes, porque realmente foi algo muito incrível", contou.

Foi algo muito único e é incrível saber que eu fui a primeira pessoa a montar uma pista e andar de skate dentro de um avião no ar. Leticia Bufoni

Próximos saltos

1 - Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool - Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool
O salto de Leticia Bufoni
Imagem: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool

Leticia começou no skate aos 14 anos. Na época, foi morar sozinha nos Estados Unidos. Já acumula três títulos no Guiness Book, pode receber o quarto e já disputou uma Olimpíada. Mas não pretende parar por aqui.

"Eu sempre sonho muito alto, eu sempre estou procurando ser melhor do que o que eu era ontem, então sempre tenho novas metas", disse.

Ela não se vê, no entanto, seguindo por muito tempo em competições de skate. "Eu com certeza já atingi o que eu queria atingir, até muito mais do que eu sonhei um dia".

Para a atleta, o skate "é muito mais do que ganhar competição e ter medalhas".

Agora o trabalho que eu estou realmente focando no skate é poder mostrar que o skate não é só competição, que você pode ter uma carreira no skate sem competir. Tem vários atletas super bem-sucedidos que nunca competiram na vida. Então competição não é mais o meu foco. Leticia Bufoni

Agora, ela segue trabalhando no próprio documentário, que já está sendo gravado há dois anos e ainda deve ter mais um de gravações. A skatista também pretende investir mais no automobilismo, uma "paixão de muito tempo".

"Eu sempre quis [competir], mas nunca consegui por causa do skate, por estar tão ocupada. E esse ano foi o ano em que eu consegui tempo para treinar e começar a competir no automobilismo. Então esse vai ser meu foco também para os próximos anos: começar a correr de carro em várias modalidades até achar a que eu me encaixo melhor".

E será que com tantas ambições em várias áreas da vida, ela consegue encaixar uma ida ao "BBB" (TV Globo)?

Leticia diz que agora não, mas não descarta a possibilidade no futuro.

"Seria incrível, seria muito incrível, porém com a minha agenda...", e continuou: "É muito difícil eu conseguir ficar afastada por tanto tempo. E agora eu tô começando a competir, a correr de carro, então a minha agenda tá mais corrida ainda. Acredito que não agora, no momento. Mas nunca digo nunca".

1 - Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool - Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool
Leticia Bufoni
Imagem: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool