Topo

Demitidos da Jovem Pan vão concorrer com a rádio em programa no YouTube

Augusto Nunes durante programa na Jovem Pan - Reprodução/Jovem Pan
Augusto Nunes durante programa na Jovem Pan Imagem: Reprodução/Jovem Pan

De Splash, em São Paulo

08/11/2022 16h10Atualizada em 09/11/2022 14h22

Dispensados pela Jovem Pan após o resultado das eleições de 2022, os comentaristas Augusto Nunes e Guilherme Fiúza estão no projeto de um novo programa, que deverá disputar público com o canal de notícias pelo filão mais à direita dos espectadores.

Nunes e Fiúza vão reeditar o trio de comentaristas que formavam com Ana Paula Henkel no programa "Os Pingos nos Is", do qual os três faziam parte até a semana seguinte à votação do segundo turno.

Batizado de "Foco no Fato", o programa vai estar hospedado no canal do YouTube da revista Oeste, fundada por Augusto Nunes e dirigida pela filha do jornalista, Branca Nunes.

Apesar de o "Pingos" ter a TV e o rádio, a plataforma de vídeos do Google é uma parte importante da audiência do programa. O Grupo Jovem Pan tem a monetização do YouTube como fonte relevante de receita. Nunes e Fiúza foram desligados da JP News no dia seguinte à derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas. Ana Paula pediu demissão da rádio ontem.

A informação do novo programa está em uma mensagem atribuída a Nunes que circula em grupos de WhatsApp. Procurado por Splash, o jornalista negou a autoria do texto, que continha críticas à Jovem Pan, mas confirmou parte das informações, incluindo o lançamento do novo programa com Fiúza e Ana Paula, que terá a apresentação de Paula Leal, editora da Oeste.

Augusto Nunes informa ainda que o canal da revista vai ter outros produtos em vídeo, também com nomes que deixaram recentemente a Jovem Pan. Um já existe, que é uma atração semanal com Silvio Navarro, ex-apresentador do "Pingos". Outro será comandado por Caio Coppolla, também demitido da Pan e ex-CNN Brasil.

Principal programa da JP News, "Os Pingos nos Is" ainda não tem formação final conhecida após as mudanças. O apresentador Vitor Brown e o comentarista Zé Maria Trindade seguem, enquanto as outras cadeiras estão sendo preenchidas por nomes que se alternam, como os comentaristas Paulo Figueiredo Filho e Roberto Motta.

Desde o resultado das eleições, a Jovem Pan promove mudanças no seu quadro de colaboradores. Coppolla, Nunes e Fiúza foram desligados menos de 24 horas depois da confirmação da vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nos dias seguintes, foi definido também que Carla Cecato, que apresentou programas da campanha de Jair Bolsonaro (PL), não retornaria ao canal após o pleito, e que Cristina Graeml também deixaria o grupo de comentaristas.

Entre os nomes críticos a Bolsonaro que faziam parte do canal, o comentarista Guga Noblat também foi demitido. Ele alega ter sido desligado por não apoiar a rádio na acusação feita pela empresa de que as decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a respeito da Jovem Pan seriam uma forma de censura de conteúdo.