'Tá na hora do Jair': após festa na Paulista, Maderada sonha com a posse
Um dos donos do hit "Tá na hora do Jair, já ir embora", Juliano Maderada embalou a campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, está em busca de temas para as próximas canções. E não esconde a vontade de cantar no dia da posse, em Brasília. "Só estou esperando o convite".
Em entrevista ao UOL, o músico conta que recebeu convocações e tem presença confirmada em festas da vitória que estão ocorrendo pelo país. Rio Grande do Norte e Piauí —estados onde o petista teve mais de 65% de votos— fazem questão da presença do "piseiro do Lula", que compôs o sucesso junto com Tiago Doidão.
No dia do segundo turno, Maderada —que liderava o ranking do Spotify, com 1,4 milhão de streamings— foi chamado para a comemoração da vitória na Avenida Paulista, no centro de São Paulo. Subiu no trio em meio à multidão de apoiadores que tomava conta da avenida.
"Naquele momento, na Paulista, a única coisa que importava para mim era a vitória do Lula", disse ele. Ao ver aquela multidão, o músico pensou na importância do resultado das urnas para cada um dos que estavam ali.
"Estava me sentindo um vencedor pela música, mas ali tinha quem foi perseguido pela cor, pela pele, pela orientação sexual, que também estava se sentindo liberto, um vencedor. Foi muito maior do que a vitória de um presidente."
Antes do resultado, ele havia recebido uma ligação do próprio Lula. "Ele me ligou meio-dia, no dia da eleição, e agradeceu muito. Eu estava ansioso, falei para ele, mas ele me disse para ficar tranquilo, que ele estava muito esperançoso", conta o músico. "Ele podia ter ligado para qualquer um, mas ligou para mim."
A vitória do petista não representa o fim do motivo para cantar. "Estou procurando temas agora". Na lista de possibilidades, está falar sobre a posse do petista, em 1º de janeiro em Brasília, e sobre a expectativa com o novo governo.
"O governo representa essa expectativa, essa esperança de dias melhores. Vou pensar em algo nesse sentido."
A presença de Maderada na posse é um pedido de seus seguidores. "Primeiro de janeiro só dá essa música", disse um fã em uma publicação de Maderada no Instagram. "No dia da posse vai se encaixar direitinho essa música", comentou outro.
'Cantei para todo mundo'
Quando começou a produzir os jingles em apoio ao candidato petista, a intenção de Maderada era fazer com que a campanha de Lula ganhasse mais força. As músicas, no entanto, não foram feitas a pedido do candidato petista.
"Meu foco durante toda essa campanha nem foi a minha carreira, mas apoiar a campanha. É o que eu digo: pedir voto, talvez eu pedi um, mas cantar, eu cantei para todo mundo", diz ele.
Mineiro que vive na Bahia, Júlio Hermínio Luz, de 48 anos, já tinha um canal no YouTube com sua banda, Maderada Brasil, onde começou a construir sua reputação.
Como contou o TAB UOL, a primeira composição da safra foi escrita ainda em 2021, no dia em que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin anulou todas as decisões processuais tomadas contra o ex-presidente, pela Justiça Federal do Paraná, dentro da Operação Lava Jato.
Depois, vieram as músicas ligadas às eleições. "Por necessidade nesse período eu comecei a fazer os jingles pró-Lula e contra o Bolsonaro e isso fez com que meu canal se tornasse um dos maiores de jingles do Brasil, pela visibilidade e pelo trabalho. Essa música ("Tá na hora do Jair") foi uma coroação de tudo, mas eu já vinha fazendo esse trabalho há quase dois anos."
Outras canções também fizeram sucesso, como "Tô com saudade do tempo de Lula" e "Lula de novo". Várias tocaram no TikTok, como "Lula, vou votar em tu'". Aliás, a produção teve um planejamento específico para viralizar na plataforma de vídeos curtos.
"No início, nós fazíamos algumas músicas mais sentimentais, para consolidar o nome do Lula, com coreografia, os piseiros, e por fim fizemos uma coisa mais eletrizada, como "O lambadão do 13". Com isso, o canal foi crescendo e nós fomos ganhando visibilidade".
Apesar do aumento de visualizações, Maderada jamais esperaria o estouro que foi a canção "Tá na hora do Jair, já ir embora".
"Foi algo que planejamos para a rua, para quando a campanha ganhou a rua, o corpo a corpo, o paredão, as carreatas e as caminhadas."
O hit passou a fazer parte de festas populares e embalou as comemorações da vitória em várias partes do país, inclusive em cidades do interior. "Estou começando a administrar, entender. A ficha está caindo agora." Sem divulgar números, ele conta que, até agora, teve retorno financeiro do YouTube e aguarda ainda a receita do sucesso no Spotify.
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