Topo

Antes de choro por Gal, Rafa foi criticada por 'explicar' guerra na Ucrânia

Rafa Kalimann no palco do "Domingão com Huck" - Reprodução/TV Globo
Rafa Kalimann no palco do "Domingão com Huck" Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

09/11/2022 16h35Atualizada em 09/11/2022 16h59

Na manhã de hoje,Rafa Kalimann, 29 anos, foi criticada nas redes sociais por publicar uma foto chorando pela morte de Gal Costa. A apresentadora logo apagou a postagem e reclamou dos comentários que recebeu dos seguidores.

"Eu só queria expressar que tá doendo a morte de uma ídola minha sem receber hate até por isso. Obrigada. Sinto muito por quem tá sentindo", postou em seguida.

Essa, porém, não é a primeira vez que Rafa foi criticada por uma publicação no Twitter. Em fevereiro deste ano, a influenciadora passou por uma situação semelhante após "explicar" o conflito entre a Rússia e a Ucrânia na rede social.

Na ocasião, ela disse que tentaria "resumir" para seus seguidores o que está acontecendo entre os países com "o que ela entende" sobre o assunto. Ela também pediu que a avisassem caso houvesse "algum ponto de equívoco" em sua fala. A famosa ainda orientou os fãs a pesquisarem o assunto para se aprofundarem mais e descreveu sua explicação como um "um resumo pessoal".

Nos comentários, os seguidores criticaram Rafa por tratar do assunto mesmo sem conhecimento técnico ou autoridade para tal.

"Rafaela, você não é internacionalista, você não é jornalista política, você não possui instrução em ciência política ou qualquer percepção de história internacional ou sequer de política externa. Em respeito aos seus seguidores, apague isso. É pura desinformação", disse uma internauta.

"Cara, não faz isso. Visão blockbuster muito errada que você está fazendo. Ser contra bombardeio todos nós somos. Mas, explicar dessa forma, com visão Ocidental, é muito errado, disseminando esse pensamento de EUA salvador do mundo é muito atrasado", disse outro.

"Vão catar coquinho", reagiu a influenciadora

Na época, Rafa também se incomodou com as críticas dos seguidores. Em vídeos publicados no Instagram, ela disse que não se colocou como "especialista" no assunto e que apenas reuniu informações que encontrou enquanto pesquisava sobre a guerra.

"Havia imprecisão nas minhas palavras? É possível que sim, assim como tem imprecisão todos os dias em vários veículos de comunicação, com diferentes opiniões, diferentes especialistas. Na internet, o tempo todo. Eu não sou expert em geopolítica, nunca pretendi me colocar nesse lugar", afirmou.

Na real? Na 'realzona' mesmo? A gente fala uma coisa em Minas que cabe muito bem agora: 'vão catar coquinho'. Vão cuidar da vida de vocês. Rafa Kalimann

Ela também foi defendida por fãs e pelo suposto ex-affair, João Vicente de Castro.

"O mundo em guerra e os 'doutores em política internacional do Twitter' gastando tempo criticando uma pessoa que investiu tempo tentar ajudar e informar. Parabéns, Rafa, por sempre querer fazer o bem e não ficar na sua zona de conforto", escreveu o ator, ao que a influenciadora respondeu com uma série de corações.

"Se não fala nada, [ódio]. Se pergunta o que está acontecendo, [ódio]. Se vai se informar e compartilha de forma didática, [ódio]. Por favor, se decida, twitteiro. Você está sendo incoerente", escreveu uma admiradora.

"Já posto esperando [isso] mesmo", escreveu Rafa, ao compartilhar a publicação.