Topo

Encontro com Lula inspirou hit da eleição: 'Brigava por ele com a família'

Colaboração para Splash, do Rio

09/11/2022 10h00

Além do petista Luiz Inácio Lula da Silva, as eleições brasileiras tiveram outros dois protagonistas: Tiago Doidão e Juliano Maderada. A dupla de compositores é autora do hit mais chiclete do ano, o arrocha "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora", que explodiu nas plataformas de streaming na reta final da campanha eleitoral e chegou a ocupar o topo da lista global do Spotify.

No "Splash Entrevista" desta semana, Zeca Camargo falou com Tiago Doidão, que estava duplamente radiante: pelo sucesso de sua música, que já rende agenda lotada para a banda Maderada, da qual ele é vocalista, e pela vitória de Lula.

Tiago já era partidário de Lula há algum tempo, e viu de perto o que a intolerância política provocou em muitas famílias brasileiras nos últimos anos.

Eu sempre fui Lula. Já brigava por ele no grupo da família. Quando postei foto com ele, perdi seguidores.

Durante a campanha, Juliano convidou Tiago para ir até Salvador para conhecer o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva pessoalmente. "Saí de Vitória da Conquista, busquei Luciano e fomos de carro até Salvador", contou.

Fiquei olhando para ele e pensei que precisava fazer alguma coisa para ajudar. Acho que a música veio no momento certo.

'Entrei no banheiro e chorei de alegria'

No "Splash Entrevista", Tiago Doidão contou para Zeca Camargo que "chega a arrepiar" ao recordar a trajetória de sua composição.

"Quando eu fiz a música, pensei: 'agora o bicho vai pegar!'", contou. "Mas eu lhe digo: não tinha pretensão nenhuma, nem sonhava que as coisas iam tomar essa proporção."

A música ficou pronta há pouco mais de um mês, "aos 45 minutos do segundo tempo". Tiago viu o engajamento aumentar depois que Lula comentou que "tá na hora do jair já ir embora" numa live com o ator Paulo Vieira. E explodiu na semana da eleição, após uma convocação do perfil @jairmearrependi no Twitter.

O pessoal fez um mutirão no Twitter, eu entrei no banheiro e chorei de alegria. Acho que Deus mandou esse jingle para mim na hora certa.

'Tá na Hora do Jair' soltou o grito da gente'

No dia 30 de outubro, Tiago Doidão planejava votar, passar o dia com a mulher, a influenciadora Geisa Cardoso, e acompanhar a votação em casa, em Vitória da Conquista.

Um telefonema às 9h da manhã mudou radicalmente seus planos. "Disseram que a gente tinha que ir para São Paulo pro caso de vitória. Comprei uma roupa correndo no shopping e fui para lá", contou.

À noite, cantando o jingle para milhares de pessoas na Avenida Paulista, Tiago disse ter vivido um momento único.

Eu sabia que era um dia histórico pro Brasil e para todas as pessoas. Minha música soltou o grito de muita gente. Foi a união do voto com a música. A música leva alegria, mas é um grito, e as pessoas queriam gritar 'tá na hora do Jair já ir embora'.

O artista está esperançoso com o futuro. "Creio que vai dar tudo certo e Lula vai governar tranquilamente. Ele disse no discurso que vai governar pra todo mundo, não é?"

No momento, apenas os protestos antidemocráticos de apoiadores de Bolsonaro o incomodam. "Eu acho mais plausível aceitar a derrota e trabalhar pra tentar ganhar de novo. Seria muito mais bonito. Essas pessoas nas ruas está uma coisa chata."

'Eu não queria me expor em campanha'

Apesar do sucesso extraordinário, "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora" é uma exceção na carreira de Tiago Doidão. "Eu não tenho experiência com jingles", contou para Zeca Camargo.

Na verdade, nem queria ter. Ao observar o cenário nacional acalorado dos últimos anos, ele preferia ficar longe da política.

Eu trabalho como compositor para vários artistas, como Léo Santana e Wesley Safadão. Não queria falar de política, ainda mais nessa época de cancelamentos. A gente fica com medo.

Mas como a necessidade é a mãe da invenção, acabou aceitando o convite do "patrão" Juliano para gravar uns jingles, já na reta final da campanha.

Eu não queria me expor em campanha. Mas o Juliano tem tradição de escrever jingles. Jerônimo venceu na Bahia com um jingle dele. E eu estava apertado, precisando de dinheiro pro corre da semana.

Naquela mesma noite, em casa, ao ver a propaganda eleitoral do Bolsonaro, reparou num coro que repetia: "Tá na hora do Jair! Tá na hora do Jair!". "Me deu um estalo: "Já ir embora!". Peguei o violão e num instante o refrão ficou pronto."

O resto, todo mundo sabe, entrou para a história das eleições 2022.

Splash Entrevista

Apresentado por Zeca Camargo, o programa recebe artistas e celebridades para um papo sincero sobre vida e carreira. Os episódios são disponibilizados toda quarta, a partir das 10h, no canal de Splash no YouTube e no UOL.