Maria Rita, 45 anos, usou as redes sociais para lamentar a morte de Gal Costa, aos 77 anos, na manhã de hoje.
Na mensagem, a cantora disse que está "no chão" com a notícia e negou que sua mãe, Elis Regina, fosse "rival" de Gal. As duas eram contemporâneas e dividiram o palco no show "Grandes Nomes", exibido pela TV Globo em 1981.
"Tô no chão. Tô zoada. Embora os fofoqueiros de plantão sempre a colocassem como uma inimiga de minha mãe, Gal sempre me tratou e cuidou com muito carinho e respeito. Era lindo como ela trocava comigo sobre nossos meninos, da mesma idade. Era lindo perceber seu olhar comigo. Era lindo perceber aquela força, aquele sorriso desarmado de guerra, armado de colo. Tô no chão. Tô zoada", escreveu a cantora.
Que ela descanse em luz, muita luz. Que ela seja recebida com sorrisos largos, peitos abertos e tanta lindeza e amor quanto o que ela colocou por aqui. Eu tô no chão. Maria Rita
Gal deu detalhes da relação com Elis em 1995
Em 1995, 13 anos após a morte de Elis Regina, Gal Costa falou sobre a relação das duas em entrevista ao "Roda Viva" (TV Cultura).
"Eu não tinha uma relação muito próxima com ela, mas a gente se falava por telefone. Ela me ligava, me procurava, eu ligava pra ela. Ela era muito carinhosa comigo. Ela ia ver meus shows, eu ia assistir shows dela. Eu sei que ela gostava muito de mim. Era uma coisa meio de flerte à distância", disse.
A cantora ainda contou como foi o convite para Elis participar do show exibido pela Globo.
"Eu falei pro Daniel [Filho, diretor do especial] que queria convidar Elis, ele disse: 'Não convide que ela não vem'. Eu disse: 'Ela vem. Ela tava em Los Angeles, foi logo depois da morte de John Lennon. Nós ligamos pra Los Angeles e falamos com Elis. Ela disse: 'Eu tô indo. [...] Vamos cantar uma coisa do John Lennon'. Eu disse: 'Vem pra cá, que aqui a gente decide o que fazer'. Ela veio, foi pro Rio, a gente ensaiou e fez o programa", continuou.
Eu tinha admiração por ela. [...] Eu admirava ela como cantora. Acho que ela era extremamente musical. Eu ficava muito impressionada com a musicalidade dela e com a técnica dela. Eu gostava muito dela. Nossa relação era legal. Gal Costa
Morre a cantora Gal Costa; confira momentos marcantes da carreira
1 / 20
Gal Costa Gal Costa morreu hoje aos 77 anos em sua casa em São Paulo. A informação foi confirmada a Splash pela assessoria da cantora.
Leia mais Danilo Marroco/Julia Rodrigues/Divulgação 2 / 20
Gal Costa Nas redes sociais, a assessoria ainda afirmou que "informações sobre o velório e o sepultamento serão divulgadas posteriormente.".
Leia mais [Ljava.lang.String;@39de85b 3 / 20
Gal Costa Ela estava com a agenda de shows suspensa após passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita no final de setembro.
Leia mais [Ljava.lang.String;@37724f35 4 / 20
Gal Costa Uma das principais intérpretes da música brasileira, Maria das Graças Penna Burgos nasceu em Salvador em 26 de setembro de 1945.
Leia mais [Ljava.lang.String;@39333ebf 5 / 20
Gal Costa Ela fez sua estreia em 1964, quando chamou atenção por seu cantar rasgado no espetáculo "Nós, Por Exemplo..." ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
Leia mais Ivan Cardoso 6 / 20
Gal Costa Juntos, formariam a banda Doces Bárbaros na década de 1970, um divisor de águas na carreira de Gal Costa.
Leia mais Thereza Eugênia/Divulgação 7 / 20
Gal Costa Sua primeira gravação foi o dueto "Sol Negro", no disco de estreia de Maria Bethânia.
Leia mais Folhapress/Folhapress 8 / 20
Gal Costa Seu primeiro disco solo, "Gal Costa", foi lançado em 1969, após trabalhos em conjunto com Caetano e Gil, e trouxe sucessos, como as músicas "Baby", "Divino Maravilhoso", "Que Pena" e "Não Identificado".
Leia mais [Ljava.lang.String;@1d786a88 9 / 20
Gal Costa No final da década de 1970, ela se distanciou do repertório roqueiro e se consagrou como uma intérprete de MPB ao lançar "Gal Tropical".
Leia mais Instagram/galcosta 10 / 20
Gal Costa Entre os seus maiores sucessos também estão "Balancê", "Força Estranha", "Índia" e "Meu Nome é Gal".
Leia mais Marcus Leoni/Folhapress 11 / 20
Gal Costa Com mais de 50 anos de carreira, foi responsável por eternizar músicas de compositores como Gil, Caetano, Luiz Melodia, Jards Macalé e Cazuza.
Leia mais Instagram/galcosta 12 / 20
Gal Costa Também brilhou em trilhas de novelas da TV Globo, como "Modinha para Gabriela", na clássica "Gabriela" (1975), "Tigresa" em "Espelho Mágico" (1977.
Leia mais Bob Wolfenson/Acervo Vogue 13 / 20
Gal Costa Após completar 70 anos, Gal se manteve ativa musicalmente e passou a gravar nomes da nova MPB. Também conquistou os jovens com os álbuns "Estratosférica" (2015) e "A Pele Do Futuro" (2018).
Leia mais Antônio Bastos/Divulgação 14 / 20
Gal Costa Gal Costa voltou a ser requisitada em festivais pelo país. Ela estava confirmada no festival de música Primavera Sound em São Paulo no último final de semana, mas cancelou a participação semanas antes do evento.
Leia mais Lucas Lima 15 / 20
Gal Costa Seu último álbum foi "Nenhuma Dor", (2021), que traz duetos com Criolo, Tim Bernardes, Zé Ibarra, Silva, Seu Jorge e Rubel.
Leia mais [Ljava.lang.String;@53eba95b/[Ljava.lang.String;@526e88e2 16 / 20
Gal Costa Reservada em relação à vida pessoal, Gal foi casada com o músico Marco Pereira entre 1991 e 1992.
Leia mais [Ljava.lang.String;@70f6e1ff 17 / 20
Gal Costa Em 2007, adotou seu filho único, Gabriel, na época com 2 anos. Pela rapidez do processo, a cantora foi acusada de furar a fila de adoção pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
Leia mais [Ljava.lang.String;@ab488f5 18 / 20
Gal Costa Na época, Gal divulgou uma nota dizendo que Gabriel "é um brasileiro típico, caboclo, subnutrido, raquítico e com sérios problemas de saúde" e que "ama a criança como filho".
Leia mais Agatha Gameiro/FramePhoto/FOLHAPRESS/5416 19 / 20
Gal Costa A equipe de Gal Costa não informou detalhes sobre a causa da morte da cantora.
Leia mais Van Campos/www.fotoarena.com.br 20 / 20
Gal Costa Em entrevista a Jô Soares, em 2013, a cantora revelou que o apelido Gal Costa, pelo qual ficou conhecida passou a integrar seu nome de registro mais tarde.
Leia mais TIZIANA FABI/AFP João Marcelo Bôscoli, filho de Elis, participou da entrevista e contou o que a mãe falava de Gal.
"Em casa, ela dizia que a Gal era a melhor cantora do Brasil, sempre falou. E ela ouvia, um pouco antes de morrer, 'Meu Bem, Meu Mal' exaustivamente", disse.
"Eu sabia que ela queria gravar essa música", comentou Gal.
"Ela falava: 'Desgraçada, gravou essa música!'", revelou João, para a diversão dos integrantes da bancada e da cantora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.