Topo

Por que Rolando Boldrin ficou conhecido como o 'Senhor Brasil'?

Rolando Boldrin - Divulgação
Rolando Boldrin Imagem: Divulgação

Victoria Borges

Colaboração para Splash

10/11/2022 04h00

"Um ator que canta, compõe e escreve", assim que Rolando Boldrin gostava de se definir. O apresentador morreu, aos 86 anos, nesta quarta-feira (9), em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da TV Cultura, ele estava internado há dois meses no Hospital Israelita Albert Einstein. A causa da morte ainda não foi informada.

Por mais de quinze anos, Boldrin esteve à frente do "Senhor Brasil" - programa exibido pela TV Cultura, do qual herdou seu apelido. Na década de 80, também comandou os programas "Som Brasil", na Globo, "Empório Brasileiro", na TV Bandeirantes, e "Empório Brasil", no SBT.

Começou no mundo das artes pela rádio, como figurante em radionovelas. Depois, passou a atuar em novelas na televisão e também no cinema. Em 1981, assumiu seu primeiro programa, na Globo.

Em toda sua trajetória como apresentador, Boldrin usou o espaço da televisão para exaltar e divulgar a arte e a cultura nacional. Ele dançava, contava "causos", exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o destaque de seus programas estava nas atrações musicais — sobretudo a valorização da música caipira raiz.

Boldrin saiu do Som Brasil, mas levou o formato do programa para outros ao longo de sua carreira. No Senhor Brasil, o cenário prestigiava artesãos brasileiros e era rodeado por imagens dos artistas que fizeram parte da história escrita, falada e cantada do país.

Em nota, a TV Cultura diz que "'ele tirou o Brasil da gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país", em referência ao enredo da escola de samba Pérola Negra, do qual Boldrin foi tema em 2010. Um dos pontos centrais do desfile foi seu empenho em enaltecer a cultura brasileira.

No Instagram, a emissora lamentou a perda do ator, agradeceu "pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação" e manifestou "os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido".