Topo

Pelé? Bethânia? Lúcia? Gal Costa teve vida amorosa agitada, mas discreta

Gal Costa colecionou amores em vida - Reprodução/Instagram
Gal Costa colecionou amores em vida Imagem: Reprodução/Instagram

Maurício Thomaz

Colaboração para Splash

10/11/2022 04h00

A cantora Gal Costa, que morreu nesta quarta-feira (9), colecionou namorados e namoradas em vida. Apesar disso, quem já assistiu a algumas de suas entrevistas sabe que Gal era extremamente reservada quando o assunto era sua vida amorosa.

Em entrevista a Universa, Gal nem sequer deixou a jornalista finalizar uma pergunta: "Você é reservada em relação à sua sexualidade...", começou a repórter. "Sou e ponto final", rebateu a cantora. "Não posso terminar a pergunta?", insistiu a repórter. "Não", concluiu Gal.

Apesar de se manter reservada, alguns de seus namoros, sejam eles com homens ou mulheres, foram revelados com o tempo. Uns se mantiveram no imaginário popular, como boatos. Outros chegaram até a causar rupturas de amizade.

Lúcia Veríssimo

Gal e Lúcia Veríssimo namoraram no início da década de 80. A atriz, inclusive, aparece nas fotos da comitiva do famoso show que a cantora fez em Roma, na Itália, em 1983, ao lado de outros nomes, como Dorival Caymmi e João Gilberto, e que virou tema do documentário "Bahia de todos os sambas", do diretor Paulo César Saraceni.

"Pega o histórico. Os jornais podem te dizer tudo sobre a minha vida. Não escondo nada de ninguém, mas não falo sobre isso. Não existe homossexualidade, heterossexualidade, bissexualidade, tudo isso é nomenclatura inventada por Freud. Pra mim, existe uma pessoa sexual. Só isso. Você tem que fazer o que está a fim, na hora em que quiser", disse Lúcia à Folha de S. Paulo.

Mais recentemente, em 2019, Lúcia foi a um show de Gal, onde tiraram fotos juntas e postaram nas redes sociais, demonstrando amizade e respeito pela relação que tiveram um dia.

Após a morte da cantora, a atriz fez uma publicação em sua homenagem. "Eternamente...", escreveu.

Marco Pereira

A única vez em que Gal Costa foi casada foi com o violonista Marco Pereira, entre 1991 e 1992. Ele chegou a receber o prêmio Sharp como Melhor Arranjador de MPB pelo disco "Gal", em 1993.

Gal e Marco tentaram ter um filho, mas a cantora descobriu que teve uma menopausa precoce, aos 42 anos.

Marina Lima

Marina Lima - Candé Salles - Candé Salles
Marina Lima
Imagem: Candé Salles

Na década de 1990, Marina Lima deu entrevista a uma revista de sua amiga expondo um relacionamento que teve com Gal Costa. Na entrevista, ela revelava que perdeu a virgindade com a cantora baiana. Reservada, Gal teria se incomodado com a declaração de Marina.

Posteriormente, ao jornal O Globo, a cantora carioca disse que não falaria mais no assunto. "Não toco mais nesse assunto, não quis aborrecer ninguém. Foi um susto causar incômodo, fiquei indignada até. Mas cada um sabe da sua vida."

Rumores com Pelé

Gal Costa e Pelé em reportagem da Revista Manchete de 1979 - @capasderevistas/Twitter - @capasderevistas/Twitter
Gal Costa e Pelé em reportagem da Revista Manchete de 1979
Imagem: @capasderevistas/Twitter

Ao longo de seus 77 anos, Gal construiu uma forte relação com Pelé, o Rei do Futebol. Ambos chegaram inclusive a ter de desmentir boatos de um suposto romance, tamanha a proximidade entre os dois.

Em um recorte da extinta Revista Manchete do ano de 1979, divulgado no Twitter, uma reportagem dá enfoque à forte relação dos dois e diz que 'os boatos continuam', e que 'o relacionamento de Gal e Pelé, nos últimos tempos, tem dado muito o que falar'. Na capa, a seguinte frase: 'Pelé e Gal: Uma história de Amor'.

O próprio Pelé chegou a falar sobre o assunto em algumas oportunidades, sempre negando a relação.

Filho com Milton Nascimento

Gal Costa e Milton Nascimento - Instagram/galcosta - Instagram/galcosta
Gal Costa e Milton Nascimento
Imagem: Instagram/galcosta

Imagine um filho de Gal Costa com Milton Nascimento. Imagine a voz dessa criatura. Imaginou? Pois é, Gal, também! Em entrevista ao jornal O Globo, Gal revelou que tinha um plano de ter filho com Milton exatamente por isso: pela mistura de suas vozes.

"Eu e Bituca (Milton Nascimento) tínhamos um projeto de ter um filho juntos. Olha só, que oferecida eu era... (risos). Mas era por causa das nossas vozes. Achávamos que um filho nosso teria uma voz especial", contou Gal.

Porém, o plano nunca chegou a ser concretizado.

Após a notícia do falecimento de Gal, o cantor se manifestou nas redes sociais com um vídeo em que ambos aparecem cantando. "Vou te amar para sempre", escreveu.

Gal teve romance com Bethânia?

Uma história que também ganhou muita repercussão era o possível romance entre as duas. Assim como uma possível rivalidade, mas Gal, ao UOL, disse que a cantora era como uma irmã.

"Imagina, adoro Bethânia. Não tem rixa, não tem briga, não. A gente fica um ano sem se ver porque somos irmãos espirituais. Nós quatro, os Doces Bárbaros [Gal, Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil], temos uma ligação que independe da nossa vontade. É uma força estranha. Desde que a gente começou a cantar, desde lá no começo, fazem rixa entre mim e ela, competição, não sei o quê. Podem fazer, que se rasguem. Eu gosto dela, ela gosta de mim, não tô nem aí", disse.