Topo

Keith Levene, fundador da banda punk The Clash, morre aos 65 anos

Keith Levene (à esquerda) com John Lydon, do Sex Pistols, em 1981 - Wikimedia Commons/Mike Maloney.
Keith Levene (à esquerda) com John Lydon, do Sex Pistols, em 1981 Imagem: Wikimedia Commons/Mike Maloney.

De Splash, em São Paulo

12/11/2022 18h08

Keith Levene, fundador das bandas punk "The Clash" e "Public Image Ltd", morreu ontem (11), aos 65 anos, em decorrência de um câncer no fígado. O músico britânico morreu em sua casa, em Norfolk, na Inglaterra.

A notícia foi confirmada no Twitter pelo escritor Adam Hammond, amigo próximo do músico, e sua companheira, Kate Ransford.

"É com grande tristeza que dou a notícia de que meu amigo e lendário guitarrista do Public Image Ltd, Keith Levene, morreu no dia 11 de novembro, sexta-feira. Não há dúvida de que Keith foi um dos guitarristas mais inovadores, audaciosos e influentes de todos os tempos", escreveu Hammond.

Levene começou sua carreira na música como roadie da banda britânica de rock progressivo Yes, no início dos anos 1970. Em 1976, fundou o grupo de punk The Clash com o guitarrista e vocalista Mick Jones.

Levene foi um dos responsáveis por convencer o vocalista e guitarrista John Strummer a deixar o grupo The 101ers e se juntar ao The Clash.

Ele deixou a banda antes que eles começassem a gravar músicas e, em 1978, formou o grupo Public Image Ltd com John Lydon, mais conhecido como Johnny Rotten, após o fim do Sex Pistols.

Levene saiu da "PiL" em 1983, embarcando em uma carreira solo e trabalhando como produtor. Nos últimos anos de sua vida, focou no investimento em criptomoedas.

Jah Wobble, ex-baixista da Public Image Ltd, homenageou Levene em suas redes sociais: "Descanse em paz", escreveu.