A apresentadora Maria Beltrão contou hoje que ficou sem palavras quando encontrou Gal Costa pela primeira vez. Durante a edição de hoje do "É de Casa" (TV Globo), a jornalista brincou dizendo que é uma pessoa muito falante e esse seria um fato inédito.
"Esse momento em questão, eu sempre brinco com as pessoas ao dizer que foi o dia em que eu emudeci? Vocês que me conhecem bem, sabem o quanto é difícil me fazer parar de falar", brincou com os colegas de programa.
A morte de Gal, aos 77 anos, foi confirmada na manhã de quarta. A causa não será divulgada, a pedido da família. Seu último show foi realizado em São Paulo, no mês de setembro, também em um festival, o Coala. Ela era uma das estrelas confirmadas para o Primavera Sound, realizado no início de novembro, mas cancelou sua participação alegando que se recuperava da retirada de um nódulo na fossa nasal.
Morre a cantora Gal Costa; confira momentos marcantes da carreira
1 / 20
Gal Costa Gal Costa morreu hoje aos 77 anos em sua casa em São Paulo. A informação foi confirmada a Splash pela assessoria da cantora.
Leia mais Danilo Marroco/Julia Rodrigues/Divulgação 2 / 20
Gal Costa Nas redes sociais, a assessoria ainda afirmou que "informações sobre o velório e o sepultamento serão divulgadas posteriormente.".
Leia mais [Ljava.lang.String;@39de85b 3 / 20
Gal Costa Ela estava com a agenda de shows suspensa após passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita no final de setembro.
Leia mais [Ljava.lang.String;@37724f35 4 / 20
Gal Costa Uma das principais intérpretes da música brasileira, Maria das Graças Penna Burgos nasceu em Salvador em 26 de setembro de 1945.
Leia mais [Ljava.lang.String;@39333ebf 5 / 20
Gal Costa Ela fez sua estreia em 1964, quando chamou atenção por seu cantar rasgado no espetáculo "Nós, Por Exemplo..." ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
Leia mais Ivan Cardoso 6 / 20
Gal Costa Juntos, formariam a banda Doces Bárbaros na década de 1970, um divisor de águas na carreira de Gal Costa.
Leia mais Thereza Eugênia/Divulgação 7 / 20
Gal Costa Sua primeira gravação foi o dueto "Sol Negro", no disco de estreia de Maria Bethânia.
Leia mais Folhapress/Folhapress 8 / 20
Gal Costa Seu primeiro disco solo, "Gal Costa", foi lançado em 1969, após trabalhos em conjunto com Caetano e Gil, e trouxe sucessos, como as músicas "Baby", "Divino Maravilhoso", "Que Pena" e "Não Identificado".
Leia mais [Ljava.lang.String;@1d786a88 9 / 20
Gal Costa No final da década de 1970, ela se distanciou do repertório roqueiro e se consagrou como uma intérprete de MPB ao lançar "Gal Tropical".
Leia mais Instagram/galcosta 10 / 20
Gal Costa Entre os seus maiores sucessos também estão "Balancê", "Força Estranha", "Índia" e "Meu Nome é Gal".
Leia mais Marcus Leoni/Folhapress 11 / 20
Gal Costa Com mais de 50 anos de carreira, foi responsável por eternizar músicas de compositores como Gil, Caetano, Luiz Melodia, Jards Macalé e Cazuza.
Leia mais Instagram/galcosta 12 / 20
Gal Costa Também brilhou em trilhas de novelas da TV Globo, como "Modinha para Gabriela", na clássica "Gabriela" (1975), "Tigresa" em "Espelho Mágico" (1977.
Leia mais Bob Wolfenson/Acervo Vogue 13 / 20
Gal Costa Após completar 70 anos, Gal se manteve ativa musicalmente e passou a gravar nomes da nova MPB. Também conquistou os jovens com os álbuns "Estratosférica" (2015) e "A Pele Do Futuro" (2018).
Leia mais Antônio Bastos/Divulgação 14 / 20
Gal Costa Gal Costa voltou a ser requisitada em festivais pelo país. Ela estava confirmada no festival de música Primavera Sound em São Paulo no último final de semana, mas cancelou a participação semanas antes do evento.
Leia mais Lucas Lima 15 / 20
Gal Costa Seu último álbum foi "Nenhuma Dor", (2021), que traz duetos com Criolo, Tim Bernardes, Zé Ibarra, Silva, Seu Jorge e Rubel.
Leia mais [Ljava.lang.String;@53eba95b/[Ljava.lang.String;@526e88e2 16 / 20
Gal Costa Reservada em relação à vida pessoal, Gal foi casada com o músico Marco Pereira entre 1991 e 1992.
Leia mais [Ljava.lang.String;@70f6e1ff 17 / 20
Gal Costa Em 2007, adotou seu filho único, Gabriel, na época com 2 anos. Pela rapidez do processo, a cantora foi acusada de furar a fila de adoção pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
Leia mais [Ljava.lang.String;@ab488f5 18 / 20
Gal Costa Na época, Gal divulgou uma nota dizendo que Gabriel "é um brasileiro típico, caboclo, subnutrido, raquítico e com sérios problemas de saúde" e que "ama a criança como filho".
Leia mais Agatha Gameiro/FramePhoto/FOLHAPRESS/5416 19 / 20
Gal Costa A equipe de Gal Costa não informou detalhes sobre a causa da morte da cantora.
Leia mais Van Campos/www.fotoarena.com.br 20 / 20
Gal Costa Em entrevista a Jô Soares, em 2013, a cantora revelou que o apelido Gal Costa, pelo qual ficou conhecida passou a integrar seu nome de registro mais tarde.
Leia mais TIZIANA FABI/AFP O primeiro encontro com Gal também foi o primeiro encontro com todos os outros Doces Bárbaros - Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. Beltrão revelou que é muito fã de Gal e queria falar de toda sua admiração para a voz de "Baby", "Canta Brasil" e "Vapor Barato", mas não conseguiu.
"Esse foi o dia em que Maria Beltrão não conseguiu dizer nada o que queria. Muita gente até agradeceu, tendo em vista que algumas pessoas dizem que, quando eu fico em silêncio, sou uma grande poeta. Mas, no geral, foi um dia muito lindo", relembrou Beltrão.
A apresentadora também rasgou elogios e reforçou a versatilidade de Gal Costa, que brilhou nos mais variados ritmos e cruzou gerações com a sua voz.
"Quando João Gilberto a viu, ele a declarou a maior cantora do Brasil. Essa mulher virou musa do tropicalismo, lutou contra a ditadura e depois virou uma grande musa da Música Popular Brasileira. Ela sempre foi uma intérprete de voz única, com agudos incomparáveis. De uma voz cristalina e versátil, cantou o que quis e da forma como queria."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.