Topo

Príncipe Philip queria processar Netflix por episódio de 'The Crown'

Príncipe Philip durante a inauguração do memorial em homenagem a princesa Diana - Gareth Cattermole/Getty Images
Príncipe Philip durante a inauguração do memorial em homenagem a princesa Diana Imagem: Gareth Cattermole/Getty Images

Colaboração para Splash, de São Paulo

13/11/2022 11h10Atualizada em 13/11/2022 11h23

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, queria entrar com um processo contra a Netflix por conta de um episódio da série de "The Crown", que conta a história recente da monarquia britânica.

De acordo com o jornal britânico The Sunday Times, o duque de Edimburgo chegou a consultar a equipe preferida de advogados da realeza após o episódio que retratou a morte da sua irmã, a princesa Cecilie.

"Eu sei que o príncipe Philip consultou seu advogado sobre isso. Ele estava muito chateado sobre como essa história foi retratada. Ele era humano, podia se machucar como qualquer outra pessoa", disse o historiador real Hugo Vickers ao veículo.

Philip morreu aos 99 anos, em abril de 2021.

Entenda o caso

No episódio "Paterfamilias", da segunda temporada, vemos como a irmã do príncipe, Cecilie, morre em um acidente de avião. No enterro dela, o pai de Philip culpa o filho mais novo pelo acontecido, já que Cecilie estava indo visitá-lo em sua escola.

Este é um dos momentos de "liberdade criativa" de "The Crown", já que na realidade Cecilie não estava viajando para ver Philip quando sofreu o seu acidente.

"Ele não teve nada a ver com o que aconteceu, e não houve nenhuma briga com o seu pai. Tudo foi inventado de forma chocantemente maliciosa", comentou Sally Bedell Smith, especialista real, ao Mail.