Jornalista Valmir Salaro relembra caso do Escola Base: 'É importante falar'
O jornalista Valmir Salaro, 68, falou sobre o caso Escola Base em entrevista veiculada pelo "Fantástico" (TV Globo) na noite de hoje (13). O repórter, primeiro a falar sobre o caso em 1994, destacou a importância de alertar as próximas gerações sobre os erros cometidos naquela época.
"A maioria dos jornalistas que cobriram o caso nunca quis falar sobre o erro. As pessoas, obviamente, preferem falar sobre os seus acertos e as grandes reportagens que fizeram. Eu não. Eu acho importante falar sobre o erro da Escola Base em todos os aspectos para alertar, não só os colegas, mas também os novos jornalistas", disse.
Em março de 1994, uma série de erros cometidos pela polícia e pela imprensa levou uma escola infantil no bairro da Aclimação, em São Paulo, a se tornar um exemplo de como é possível acabar com vidas a partir de situações não apuradas e suposições.
À época, os proprietários da instituição, Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada, a professora Paula Milhim e o esposo, o motorista Maurício Alvarenga, foram acusados injustamente de terem abusado sexualmente de crianças de quatro anos.
Tudo era mentira, e eles foram inocentados.
Agora, 28 anos depois, a plataforma Globoplay acaba de lançar o documentário "Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado" com o foco no jornalista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.