Topo

Esposa de André detona dinâmica no Faro que associou o marido a escravidão

A Fazenda 2022: André Marinho retratado em obra sobre a escravidão - Reprodução/Twitter
A Fazenda 2022: André Marinho retratado em obra sobre a escravidão Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para Splash, em São Paulo

14/11/2022 20h22Atualizada em 14/11/2022 20h28

Drika Marinho, esposa de André Marinho, confinado em "A Fazenda 2022" (RecordTV), repudiou uma dinâmica em que a foto do peão aparece em um quadro que retrata a escravidão.

Na atividade, que foi ao ar ontem no quadro "A Fazenda - Última Chance", no Hora do Faro, com a participação dos eliminados da semana, Deborah Albuquerque e Alex Gallete, os peões deveriam escolher uma das obras de arte para avaliarem. Cada obra trazia o retrato de um dos participantes.

"Hoje vocês vão participar, literalmente, de uma exposição de quadros muito famosa. Então, eu anuncio que o nosso museu da discórdia está oficialmente reaberto com novas aquisições artísticas. Obras valiosíssimas, obras de cair o queixo", iniciou o apresentador Rodrigo Faro.

Na vez de André, a obra 'O Lavrador de Café', de Candido Portinari, foi escolhida para retratá-lo: "Mais uma obra riquíssima, agora uma obra nacional, olha lá: 'O Lavrador de Café'. Agora é Candido Portinari, ele representa o trabalhador brasileiro, o trabalhador rural. Gostou, André?"

A Fazenda 2022: André Marinho ao lado dos quadros no 'A Hora do Faro' - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2022: André Marinho ao lado dos quadros no 'A Hora do Faro'
Imagem: Reprodução/Playplus

"Sim, gostei, gostei, gostei. Sensacional! Eu tô mais forte ali, hein? Tô mais forte", disse André, aos risos. "Tu tá com um pezão inacreditável, olha lá", brincou Faro.

Hoje, ao observar a repercussão da dinâmica, a esposa do peão, Drika Marinho, criticou a produção do programa ao usar uma obra sobre escravidão para retratar o marido.

"Alguns temas são muito sérios para virarem brincadeira. O quadro do Portinari onde o André foi representado em uma dinâmica, é uma obra-prima que ficou famosa por retratar a triste realidade que assolou milhares de negros, que durante anos foram escravizados", iniciou.

"Torturados e submetidos a condições desumanas por um longo e triste período da nossa história. Por este motivo, não é de bom-tom retratar a escravidão em forma de brincadeira em nenhum contexto. Muitos fãs nos procuraram para mostrar constrangimento e indignação", acrescentou.

A ex-"Power Couple" disse que a família do cantor ficou constrangida e afirmou que eles já passaram por alguns episódios de preconceito.

"Assim como nós da família, sentimo-nos constrangidos e acreditamos que o André poderia ser melhor retratado por diversas figuras com contextos mais apropriados. A família Marinho já passou por diversos episódios de preconceito", disse.

"Inclusive com seus filhos, e por isso entendemos que não devemos nos calar diante de certas atitudes, e sim, aproveitar o momento para conscientizar. É este tipo de associação que não deve ser normalizada, pois representa um racismo estrutural que deve ser combatido, e não disseminado", afirmou.

A Fazenda 2022: Esposa de André Marinho desabafa sobre dinâmica - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2022: Esposa de André Marinho desabafa sobre dinâmica
Imagem: Reprodução/Playplus

Ela ainda questionou o porquê do marido não ter sido retratado em uma obra sobre outro contexto, e citou o exemplo de Pelé que foi associado a Michael Jackson.

"Acho esses tipos de brincadeira desnecessária. Por que não escolheram um cantor também como foi com o Pele que colocaram de Michael Jackson? Hoje em dia já passamos por tantas coisas, inclusive meu filho que já sofreu racismo na escola se sentiu super desconfortável vendo o pai assim", criticou, ao responder o comentário de um fã sobre o assunto.

O perfil de André também se manifestou sobre o assunto. A equipe disse não ter entendido a arte e, após comentários dos fãs, repudiou a dinâmica.

"Obrigada a todos pelo apoio, não nos manifestamos antes porque realmente não entendemos sobre arte, mas graças a alguns fãs e a família do André nos vimos que isso não foi certo, e não vamos ficar calados mesmo! ANDRÉ MERECE RESPEITO", escreveu no Twitter.

Mas afinal, que obra é essa?

A Fazenda 2022: Obra 'O lavrador de café' de Candido Portinari foi usada para retratar André Marinho - Reprodução/Cultura Genial - Reprodução/Cultura Genial
A Fazenda 2022: Obra 'O lavrador de café' de Candido Portinari foi usada para retratar André Marinho
Imagem: Reprodução/Cultura Genial

O 'Lavrador de Café' é uma obra do brasileiro Candido Portinari datada de 1934, e atualmente, pertence ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

É uma pintura a óleo sobre tela, que retrata o trabalhador rural, negro, que segura uma enxada em frente a uma lavoura cafeeira.

A Fazenda: Quem do top 10 é o favorito para ganhar o prêmio milionário?

Enquete encerrada

Total de 11292 votos
30,15%
Antonio Chahestian/Record TV
27,19%
Antonio Chahestian/Record TV
12,60%
Antonio Chahestian/Record TV
8,56%
Antonio Chahestian/Record TV
7,95%
Antonio Chahestian/Record TV
4,31%
Antonio Chahestian/Record TV
2,98%
Antonio Chahestian/Record TV
2,61%
Antonio Chahestian/Record TV
2,13%
Antonio Chahestian/Record TV
1,50%
Antonio Chahestian/Record TV

A Fazenda 2022: Quem é o fazendeiro da semana? Veja quem já usou o chapéu

Quer ver o fogo no feno? Receba direto no canal de Splash no Telegram todas as informações sobre "A Fazenda". Para se inscrever, clique aqui ou procure por "Splash UOL - A Fazenda" e selecione "entrar"

Assista ao documentário 'Realities: o Brasil na TV'