Topo

'Revezamos para chorar': como elenco de 'Pantera Negra 2' lidou com luto

De Splash, em São Paulo

16/11/2022 04h00

"Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" chegou aos cinemas poucos meses depois que a morte de Chadwick Boseman completou dois anos. O astro interpretou o Rei T'Challa nos filmes da Marvel e o novo longa tinha a grande responsabilidade de continuar o legado criado pelo ator até então.

A tarefa não foi fácil. Segundo Lupita Nyong'o, 39, contou a Splash, as gravações foram contaram com momentos tristes, bastante diferente de como aconteceram as filmagens de "Pantera Negra", lançado em 2018.

"O clima mudou", disse. "Acho que todos nós estávamos lidando com o luto em tempo real, fazia apenas alguns meses, desde sua morte quando começamos a fazer este filme. E assim ainda era muito, muito cru para nós."

A atriz que interpreta Nakia nos filmes contou que o elenco não se aguentava durante as gravações. "Às vezes, nós desmoronamos e chorávamos. Revezamos para chorar. Enquanto um chorava, os outros eram fortes para nos segurar."

O primeiro filme foi um marco na história das produções de super-heróis, tanto por sua representatividade negra, quanto por sua bilheteria milionária - "Pantera Negra" entrou para a lista dos dez filmes de maior arrecadação mundial. Foram muitos os elogios à obra, que se tornou uma espécie de norte para novos títulos que abordassem personagens não-brancos.

Para Lupita, continuar o trabalho de Chadwick foi o que a convenceu a voltar a viver Nakia.

Pessoalmente, fiz 'Wakanda: Para Sempre' com a intenção de honrar o seu legado.

"Ao fazê-lo, é como estar de coração aberto com o processo [de luto], mas também foi muito reconfortante voltar com o elenco, porque por causa do elenco e da equipe, porque todos passamos pela mesma perda, então nós tínhamos um ao outro e podíamos nos apoiar um no outro."

Lupita Nyong'o disse que foi difícil gravar 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' sem Chadwick Boseman  - Alberto E. Rodriguez/Getty Images for Disney - Alberto E. Rodriguez/Getty Images for Disney
Lupita Nyong'o disse que foi difícil gravar 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' sem Chadwick Boseman
Imagem: Alberto E. Rodriguez/Getty Images for Disney

Na tentativa de superar a tristeza e a dor da perda, Lupita conta que a equipe conversava sobre momentos divertidos com Chadwick Boseman e faziam da produção uma espécie de celebração à vida do astro.

"Sua presença foi sentida. Dissemos seu nome quase todos os dias. Ele estava ao nosso redor. Foi bom e saudável fazer o filme desta maneira."

Fim da linha

Lupita Nyong'o fala de "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" com muito carinho, mas confessa a Splash que não via saída para a história do super-herói. "No começo, pensei: não há caminho a seguir."

"Eu me perguntava: 'como se lida com isso?', 'como você segue em frente?', 'como seguimos em frente?'. Em resumo, é disso que trata este filme: Como você segue em frente?"

Agora, ao perceber que estava errada quanto à sua primeira impressão, a atriz se diz feliz com o resultado. "A história do Pantera Negra significa muito para muitos. E acho que ele gostaria que nós continuássemos; ele teria querido que avancemos, mesmo não ignorando a perda que tivemos."

Chadwick Boseman como o Pantera Negra: ator morreu de câncer, em 2020 - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
Chadwick Boseman como o Pantera Negra: ator morreu de câncer, em 2020
Imagem: Divulgação/Disney

Superpoderes

Mesmo não sendo membro dos Vingadores, Nakia é uma heroína. Para Lupita, a parte mais divertida de interpretá-la é poder ter "todos os tipos de habilidades que não tenho na vida real".

Entre as diferentes aventuras que a personagem vive durante "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", a atriz conta que filmar as cenas subaquáticas foram as mais difíceis.

Lupita Nyong'o vive Nakia nos dois filmes do Pantera Negra - Divulgação/ Disney - Divulgação/ Disney
Lupita Nyong'o vive Nakia nos dois filmes do Pantera Negra
Imagem: Divulgação/ Disney

"Antes deste filme, eu ficava bastante desconfortável na água. Sabia nadar, mas a água não era o meu lugar favorito de estar, então tive que aprender a me sentir confortável."

"Fiz muito treino de natação, mas também fui mais longe e fiz um treinamento profissional extremo, do tipo que você afunda na piscina e carrega pesos lá embaixo. Fazemos isso para aumentar a nossa capacidade de prender a respiração."

Esse tipo de coisa foi difícil, mas expandi muito o leque do que sou capaz de fazer. Definitivamente me sentia uma super-heroína.

Cena pós-créditos

Assim como todo filme da Marvel, "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" conta com cena pós-créditos. No entanto, diferente das outras produções, este tem apenas uma sequência, e não duas, como de costume.

No caso deste longa, trata-se de um momento bastante sentimental que deixa um bom gancho para os próximos títulos. Por fim, ao ser questionada sobre a primeira reação ao ler o roteiro do momento final, Lupita fugiu de spoilers e fui sucinta: "Eu chorei".