Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (17) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "A Maldição: O Despertar dos Mortos", "Desencantada" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria com o futebol como tema. Por fim, você encontra onde assistir (ao vivo e de graça) aos jogos da Copa do Mundo. Quer receber a edição da semana que vem no seu e-mail? Inscreva-se. Os assinantes UOL ainda têm mais de 10 newsletters exclusivas.
A Copa do Mundo do Qatar já começa neste domingo, dia 20 de novembro. E este será um torneio diferente daquele que estamos acostumados: acontece no final do ano, terminando pertinho do Natal e do começo do verão. Fica até difícil entrar no clima do mundial desse jeito, não é mesmo?
Não se preocupe: o Na Sua Tela desta semana traz filmes e séries para você assistir e sentir a energia da Copa, seja relembrando momentos recentes da nossa seleção ou conhecendo passagens marcantes de edições passadas e de seus protagonistas, como Pelé, Maradona e Ronaldo.
Ao final, você encontra ainda um guia rápido para saber onde assistir aos jogos deste ano, seja na TV ou online. E o melhor: quase tudo será de graça.
Como o mundo não para por causa do futebol, há também alguns filmes estreando nos cinemas e no streaming nesta semana - incluindo a aguardada continuação de "Encantada" e a comédia de "Os Odiados do Casamento". Inclusive, são ótimas dicas para aqueles que não gostam de esporte e preferem esquecer que tem Copa do Mundo acontecendo lá na Ásia.
Seja qual for o seu time, o que não vai faltar é o que assistir nesses próximos dias. Todos os detalhes - e os links - estão a seguir.
- Além destas sugestões, fica a dica de conferir o Na Sua Tela de 22 de setembro, que traz diversos filmes sobre a cultura preta. Os longas são uma ótima pedida para este domingo (20), que é quando se celebra o Dia da Consciência Negra. Acesse clicando aqui.
O que tem de novo?
A MALDIÇÃO: O DESPERTAR DOS MORTOS
- Assista ao trailer
- Onde: Nos cinemas - clique para comprar ingressos
- O que tem de bom: A onda coreana de filmes e séries já é uma realidade há alguns anos - e um dos destaques do audiovisual do país fica por conta das produções de terror. "A Maldição: O Despertar dos Mortos" é do roteirista Sang-ho Yeon (diretor do bem-sucedido "Invasão Zumbi") e mistura elementos de histórias de zumbis, vampiros e até de golens, da tradição judaica. Tudo isso é temperado pela característica atuação dos coreanos, dos famosos k-dramas, e com uma história mais fincada na ação do que nos sustos. O resultado é um longa-metragem que alterna momentos de terror sobrenatural com situações de humor involuntário e reviravoltas rocambolescas. Ou seja, você vai amar ou odiar, dependendo da sua predileção pelas produções coreanas.
- O que te faz sentir: decepção, amargura
- A opinião de Roberto Sadovski: "Como produto, 'A Maldição' confirma a eficiência de produtores da Coreia do Sul em criar filme e séries do gênero fantástico, que não só correm o mundo com mais facilidade mas também servem para exercitar gerações de cineastas a lapidar seu ofício. 'Parasita' não foi obra do acaso. 'A Maldição', embora não se compare, faz parte da mesma carpintaria." (leia a crítica completa)
DESENCANTADA
- Assista ao trailer
- Onde: amanhã, 18, no Disney+
- O que tem de bom: Lançado em 2007, "Encantada" foi um tremendo sucesso. Estrelado por Amy Adams e Patrick Dempsey, o filme teve como grande mérito a desconstrução dos contos de fadas da Disney, brincando com o choque entre fantasia e vida real. Agora, o casal de protagonistas retorna para esta continuação, exclusiva do Disney+, com a ex-quase-princesa Giselle questionando a sua própria felicidade construída no mundo real. Afinal, ou você encontra o seu "felizes para sempre" ou vive o suficiente para virar a madrasta má. Com isso, "Desencantada" tem o mérito (e a coragem) de construir uma história que vai no oposto do longa original, tecendo uma gostosa crítica sobre como romantizamos uma vida de "conto-de-fadas" que, na prática, não existe. Além de utilizar bem a atuação de Adams, o filme apresenta uma Maya Rudolph ("Missão Madrinha de Casamento") perfeita como a vilã Malvina. Para se divertir e cantarolar algumas das canções.
- O que te faz sentir: aceitação, amor
OS ODIADOS DO CASAMENTO
- Assista ao trailer
- Onde: amanhã (18) no Prime Video
- O que tem de bom: Quem não ama uma comédia leve com algumas lições de vida, não é mesmo? Em "Os Odiados do Casamento", a rica britânica Eloisa (Cynthia Addai-Robbinson) vai se casar e convida para a cerimônia a sua família americana (e quebrada) - incluindo a mãe Donna (Allison Janney) e os irmãos Paul (Ben Platt) e Alice (Kristen Bell). Para piorar, a união familiar está abalada pelas diferenças sociais e por um grave acontecimento no ano anterior. Isso cria a base para uma história que, ainda que não inove, apresenta o seu conflito de forma charmosa e leve, que entretém. Por mais que Janney (vencedora do Oscar por "Eu, Tonya") seja o maior destaque na divulgação, é Bell (de "Veronica Mars") que rouba o show.
- O que te faz sentir: galhofa, carinho
RACIONAIS: DAS RUAS DE SÃO PAULO PRO MUNDO
- Assista ao trailer
- Onde: Netflix
- O que tem de bom: "Racionais: Das Ruas de São Paulo para o Mundo" é exatamente isso que o título propõe: um documentário sobre a trajetória do grupo paulistano, saindo da periferia da cidade em um caminho que se confunde com a própria história do hip hop no Brasil. Dessa forma, conhecemos mais sobre Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, e como a pobreza, o preconceito e o racismo estrutural impactaram em suas vidas - refletindo em um ativismo musical que, sem exageros, mudou o Brasil. Com um ótimo ritmo, o filme passa por cada detalhe dos Racionais MC's, o que vai fascinar os seus fãs. Porém, é um documentário que precisa furar a bolha e merece ser assistido até por aqueles que pouco conhecem (ou não gostam) de rap.
- O que te faz sentir: indignação, empoderamento
- A opinião de Flavia Guerra:"É impossível assistir a 'Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo' sem sair inspirado, indignado com um país que, 30 anos depois do surgimento da banda, ainda exclui, criminaliza e julga sua juventude periférica. Um Brasil em que uma boa parcela dela associa as comunidades e periferias ao crime precisa, literalmente, ouvir Racionais." (leia a crítica completa)
Futebol, filmes e séries
O futebol é mais do que uma paixão nacional: ele é um amor mundial, atraindo a atenção de bilhões de pessoas. Por isso, são diversos os filmes e as séries que relembram passagens marcantes do esporte, contam histórias de superação ou que até mesmo denunciam as negociatas e subornos que mancham os bastidores.
A seguir, você encontra alguns desses filmes - diversos deles com um ponto em comum, que é justamente a Copa do Mundo.
BRASIL 2002: OS BASTIDORES DO PENTA
- Assista ao trailer
- Onde: Netflix
- O que tem de bom: Última Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, o mundial da Coreia do Sul e do Japão completou 20 anos agora em 2022. Como parte das celebrações pela marca, a campanha vitoriosa virou um documentário original da Netflix que foca nos bastidores do título - incluindo registros inéditos e novas entrevistas com pentacampeões como Cafu, Ronaldo, Roberto Carlos e Denilson. Na medida para os nostálgicos que querem relembrar aquela campanha marcante ou para os mais novos, que ainda não sentiram o gostinho de ganhar uma Copa.
- O que te faz sentir: nostalgia, empolgação
RONALDO, O FENÔMENO
- Assista ao trailer
- Onde: Globoplay
- O que tem de bom: Todo mundo ama uma bela história de superação - e Ronaldo Nazário de Lima tem várias delas para nos contar. Esta produção faz um recorte da ascensão e ápice do então jogador, entre 1994 e 2002, um período marcado pelo reconhecimento mundial, diversas lesões, uma convulsão antes da final da Copa do Mundo de 1998 e, por fim, pela conquista do pentacampeonato brasileiro em 2002. Curto (são apenas 95 minutos), o documentário traz um mix de imagens de arquivos, trechos de jogos e entrevistas atuais, revendo todos os acontecimentos com a maturidade e a tranquilidade que só o tempo traz. Apesar de ter sido lançada no Brasil pelo Globoplay, esta é uma produção internacional (do diretor Duncan McMath, de "Take the Ball, Pass the Ball", sobre o Guardiola), o que garante um interessante distanciamento do pachequismo e uma visão diferente daquela comum no Brasil.
- O que te faz sentir: coragem, orgulho
PELÉ
- Assista ao trailer
- Onde: Netflix
- O que tem de bom: Atleta do Século. Pérola Negra. O Homem de Três Corações. O Rei do Futebol. Edson Arantes do Nascimento. Simplesmente Pelé. Um verdadeiro ícone do esporte, tricampeão mundial pela Seleção, bimundial pelo Santos e dono de incríveis 1283 gols em toda a carreira. No entanto, para a maioria de nós que não o vimos em campo, o ex-jogador é quase uma lenda, uma história passada de pais para filhos. "Pelé" (2021), um documentário exclusivo da Netflix, investiga essa trajetória, só que de um ponto de vista diferente: o dos diretores britânicos Ben Nicholas e David Tryhorn, o que faz a produção diferir da visão que temos de Pelé aqui no Brasil. O foco fica mais pela passagem do então atleta pelas Copas do Mundo e até o seu (pouco) envolvimento com a política, deixando de lado momentos marcantes de sua carreira - inclusive pelo Santos. Ainda assim, é um registro interessante, ainda mais em tempos de mundial.
- O que te faz sentir: saudosismo, reconhecimento
TUDO OU NADA: SELEÇÃO BRASILEIRA
- Assista ao trailer
- Onde: Prime Video
- O que tem de bom: Dirigido e produzido pela mesma dupla responsável pelo documentário "Pelé" (Ben Nicholas e David Tryhorn), esta minissérie é uma crônica da conquista da Copa América de 2019 pela nossa Seleção. Disputado no Brasil pela primeira vez em 20 anos, o torneio era um batismo de fogo para o time do técnico Tite após a precoce eliminação nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Isso sem falar na já profunda divisão na sociedade brasileira que já existia naquele momento. O mérito, aqui, é o acesso sem precedentes aos bastidores e ao dia a dia da equipe, incluindo momentos de descontração e pressão - como já se tornou habitual na franquia "Tudo ou Nada".
- O que te faz sentir: esperança, intimidade
ADRIANO IMPERADOR
- Assista ao trailer
- Onde: UOL Play, Paramount+
- O que tem de bom: Adriano Leite Ribeiro é uma figura curiosa e, em vários momentos, controvertida. "Adriano Imperador" é uma minissérie documental que não tem medo dessas polêmicas, abraçando-as enquanto conta a trajetória do ex-jogador. Vemos como, dentro de campo, ele conquistou títulos importantes - e, fora das quatro linhas, passou por diversos problemas pessoais, incluindo a morte do pai.
- O que te faz sentir: fragilidade, pressão
OS HOMENS QUE VENDERAM A COPA DO MUNDO
- Assista ao trailer
- Onde: Discovery+
- O que tem de bom: A escolha do Qatar pela FIFA para a Copa do Mundo de 2022 foi envolta em polêmicas sobre compra de votos, com inúmeras denúncias. "Os Homens Que Venderam a Copa do Mundo" (2022) é uma minissérie em duas partes que investiga estes acontecimentos, destacando os subornos, a corrupção e os bastidores nada bonitos da política e do esporte. Ainda que com um tom sensacionalista, típico desses documentários, a produção ajuda a entender a escolha do país asiático que não tem tradição no futebol e que é uma monarquia quase absoluta e ditatorial. Para entender que, quase sempre, o futebol não é apenas futebol.
- O que te faz sentir: desapontamento, aversão
DIEGO MARADONA
- Assista ao trailer
- Onde: HBO Max
- O que tem de bom: Para além da falsa dicotomia entre Pelé e Maradona, o ex-jogador argentino colecionou jogadas antológicas, partidas marcantes e títulos importantes - incluindo a Copa do Mundo de 1986. "Diego Maradona" (2019) é um filme original da HBO que reconta essa trajetória por meio de imagens inéditas e de registros famosos. Dessa forma conhecemos quem foi Diego e quem foi Maradona, esse atleta amado por muitos como "D10s" e que também foi a figura central de diversas polêmicas. Dirigido por Asif Kapadia (de "Senna"), o filme tem o mérito de não ficar no preto e branco, se aprofundando nos diversos tons de cinza da vida do argentino - o que se transforma numa história envolvente e que entretém.
- O que te faz sentir: amargura, reconhecimento
FUGA PARA A VITÓRIA
- Assista ao trailer
- Onde: HBO Max
- O que tem de bom: Depois de tantos documentários, que tal uma ficção para distrair? "Fuga Para a Vitória" (1981) pode não ser o longa-metragem mais amados pelos críticos, mas certamente é um dos melhores filmes sobre futebol já feitos. A história é livremente inspirada em uma "partida da morte", quando jogadores ucranianos (em sua maioria do Dynamo Kiev e do Lokomotyv) venceram uma equipe alemã em plena Segunda Guerra Mundial - o que teria sentenciado a maioria dos vitoriosos à morte. Hoje a parte final da história é desacreditada, mas inspirou este longa sobre um grupo de soldados de vários lugares do mundo presos em um campo de concentração nazista durante o conflito. Habilidosos com a bola no pé, o grupo propõe uma partida de futebol contra os alemães como distração para um elaborado plano de fuga. O elenco é um deleite, incluindo ex-jogadores como Pelé. Bobby Moore e Osvaldo Ardiles, além de atores como Sylvester Stallone, Michael Caine e Max von Sydow.
- O que te faz sentir: ameaça, coragem
Onde assistir à Copa do Mundo?
Você quer mesmo saber onde assistir aos jogos da Copa do Mundo do Qatar, correto? Não se preocupe: todas as partidas do torneio, que começa neste domingo (20) e vai até 18 de dezembro, serão transmitidas gratuitamente no Brasil - inclusive na internet.
Confira quem tem os direitos de transmissão:
- TV Globo: o canal transmite 56 jogos ao vivo na televisão aberta. São quase todas as partidas, com exceção daquelas simultâneas da última rodada. No streaming, a emissora pode ser assistida de graça no Globoplay;
- SporTV: o canal pago irá exibir todos os 64 jogos do torneio. No streaming, é possível assinar o SporTV como parte do pacote Globoplay + canais ao vivo. Neste último caso, a resolução 4K estará disponível;
- Globoplay: além das transmissões de Globo e SporTV, o Globoplay terá 22 partidas com narração exclusiva de Tiago Leifert. Esse "sinal alternativo" também terá espaço no SporTV 2;
- ge.globo: o portal do Grupo Globo, anteriormente conhecido como GloboEsporte.com, terá todas as 64 partidas ao vivo, com os sinais de TV Globo, SporTV e Globoplay;
- YouTube: por fim, o streamer Casimiro Miguel exibirá gratuitamente 22 partidas da Copa dentro do YouTube, sendo uma por dia e seguindo a linguagem jovem que já caracteriza o Cazé na Twitch.
Você também poderá acompanhar a mega cobertura do torneio no UOL Esporte e no Canal UOL.
Dicas do time do UOL
- Roberto Sadovski: No belíssimo 'Armageddon Time', idealismo e injustiça dividem o mesmo berço
- Flavia Guerra: No duro, mas tocante, 'A Mãe' Marcélia Cartaxo busca filho desaparecido
* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial. Já a disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.