Entre manipulação e injustiça: as queixas já apontadas em 'A Fazenda'
Desde o início da edição, muitos reprovaram "A Fazenda 2022" (RecordTV) por, supostamente, favorecer mais um grupo ou participante em vez de outro.
As queixas variam e vão desde os peões confinados em Itapecerica da Serra, passando pelos eliminados e até os familiares de participantes já apontaram que a emissora estaria agindo para dar vantagens para 'alguns escolhidos'.
Família Bezerra
A irmã de Deolane Bezerra criticou o programa após Adriane Galisteu não parabenizar a peoa pelo seu aniversário. Nas redes sociais, Daniela acusou a produção de ser parcial e pediu que a irmã fosse respeitada.
"Até hoje a apresentadora Adriane Galisteu sempre deu parabéns para todos os participantes, menos para Deolane, uma data especial como o seu aniversário, acho tendencioso sim, e não vou me calar", escreveu em seu Twitter, citando o diretor da atração, Rodrigo Carelli.
"Sejam imparciais e tratem a Deolane com igualdade. Deolane merece respeito", acrescentou.
Em um vídeo publicado no Instagram, Dayanne afirma que os editores do reality show "tomaram um lado" na divisão de grupos da casa e optaram por acobertar os erros e falhas do grupo B — rival de Deolane na sede.
"Gente, eu tenho acompanhado há algum tempo que o programa 'A Fazenda' tomou um lado em relação aos grupos. Eles sempre deixam de mostrar os erros e as inúmeras falhas que o grupo B tem. Agora, quando o grupo A comete algum erro, eles fazem aquilo virar um turbilhão de emoções — e às vezes é um erro pequenininho", disse Dayanne.
"Estou pedindo para vocês: quando virem injustiças, cenas mal cortadas, histórias que não estão condizentes com o que realmente aconteceu, vamos lá na página deles [RecordTV], para comentar e mostrar que estamos de olho!", continuou.
"Eles não podem passar informações daquela maneira, que estão cortadas, faltando partes! Se você cortar só a parte de um grupo, vai favorecer somente a ele".
Solange, mãe de Deolane, publicou uma longa carta aberta no Instagram na qual também acusa a emissora de parcialidade. "Por que a edição não mostra as falhas de todos os participantes e fazem questão de dar ênfase somente nas falhas dos participantes do grupo A?", questionou.
"Quando é para mostrar uma mulher que está no seu limite e que grita sim, mas só quando é atacada, não há o mesmo cuidado. Porque não tratar todos igualmente, por que não mostrar os erros de todos os participantes e somente de alguns?".
Ela pediu: "Deem a mesmo ênfase que dão aos erros do grupo A. A edição sempre mostra Deolane gritando e falando xingamentos, mas não mostra que primeiro ela foi atacada principalmente por essa participante e que ela está se defendendo".
Solange também se queixou do sistema de votação da emissora: "Recebemos diversos vídeos e relatos de pessoas tentando votar na Deolane, mas o sistema de votação estava travando na foto dela, o que aconteceu?".
Solange e Dayanne também detonaram a produção por não tocarem as músicas de Deolane ou de MC Kevin nas festas. "Gente, tá todo mundo me falando aqui que passou a música de todos na festa, menos a da Deolane. Comentem no Instagram deles [RecordTV]. Vamos incomodar eles!", incentivou Dayanne.
Lucas Santos
Após o ator ser eliminado, o ex-peão analisou sua participação no programa na "Cabine da Descompressão". Na ocasião, o ex-"Carrossel" (SBT) assistiu à cena em que Shay afirmou se sentir ameaçado por ele. Lucas culpou a edição do programa.
"Não teve ameaça nenhuma. Em uma dia eu estava comentando que eu sou atirador esportivo e participo de campeonatos. Expliquei que tenho a minha arma de fogo, tudo certinho, credenciada e tudo mais", começou Lucas.
"Um bom tempo depois eu acabei tendo uma divergência com o Shay. Ele disse que não tinha medo de mim. Eu disse que ele tinha total razão de não ter medo de mim, mas que ele tinha que der medo de duas coisas: do público e de quem anda comigo".
"É muito engraçado porque ele usou do meu gesto [fazendo uma arma com a mão] para falar que eu estava ameaçando ele com arma de fogo. E esses cortes [da edição] realmente parecem que eu ameacei ele", finalizou.
Shayan Haghbin
Shay contou que, antes da treta que o fez ser expulso, Tiago chegou a mordê-lo e ele teria relatado o problema para a produção, mas o caso não deu em nada, pois não teria sido registrado pelas câmeras. Além disso, o iraniano criticou os profissionais da emissora por relevarem o fato de Tiago ter violado o contrato.
"Eu falei: 'O Tiago me mordeu'. E ninguém fez nada. O pessoal da Record falou para mim que não tem vídeo, que ele tava bêbado. Eu até questionei. Depois ele bateu o sino, saiu da casa e voltou. Saiu da cerca branca, linha vermelha que não podia [atravessar], [resulta em] quebra de contrato, e voltou [ao programa]. Justificativa: ele tava bêbado, não estava sóbrio", disse o ex-peão, em live com Lucas Selfie.
O iraniano também alegou que sua expulsão foi injusta: ele nega ter agredido Tiago. "Eu fui injustiçado, sim. Acabaram com o meu sonho", afirmou Shay, em publicações feitas no Instagram.
"Eu apenas defendi o meu rosto com medo que o Tiago batesse em mim com a garrafa. Em nenhum momento eu encostei nele. Ele partiu para cima de mim, e eu nunca encostei no rosto dele. O meu cotovelo não pegou no rosto dele. Ele que bateu com a mão no meu rosto".
O ex-peão ainda apontou que Deolane Bezerra e o grupo A, do qual a advogada faz parte, estaria tendo vantagens. Respondendo seguidores no Instagram, ele falou: "Tudo o que está acontecendo dentro da casa está favorecendo ela e o grupo dela [Deolane]. Isso foi aprovado para a gente", disse o peão, que provavelmente confundiu a palavra "aprovado" com "comprovado".
Iran Malfitano
Iran foi mais um que reclamou de favorecimento aos peões do grupo A. "Eu tô vendo dois pesos e duas medidas. Uma cadeira foi quebrada pelo Vini, várias formas de bolo na primeira vez, ontem foram várias formas de bolo de novo, e o que foi? Uma punição de 24h. Então, vamos quebrar uma cadeira, vamos quebrar umas coisas", disse.
O ator ainda afirmou que não vai deixar a produção o calar: "Tem muita gente vendo o que eu tô vendo. Pra ser um programa correto, direito, tem que ser igual pra todo mundo. E tá sendo? Não tá sendo. E me calar não vão mesmo. 'Vambora' porque credibilidade não tá tendo nenhuma".
Grupo C: Qual peão tem chances de migrar para o novo grupo de 'A Fazenda'
Resultado parcial
Total de 643 votosQuer ver o fogo no feno? Receba direto no canal de Splash no Telegram todas as informações sobre "A Fazenda". Para se inscrever, clique aqui ou procure por "Splash UOL - A Fazenda" e selecione "entrar".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.