Trecho de praia em homenagem a Gal Costa vira Patrimônio Imaterial do Rio
"Dunas da Gal", trecho de praia de Ipanema em homenagem a Gal Costa, é oficialmente Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro. A cantora morreu aos 77 anos, no dia 9 de novembro, em São Paulo.
A informação foi publicada no Diário Oficial da cidade nesta semana e compartilhada pelo prefeito, Eduardo Paes (PSD), nas redes sociais.
"Fica declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial o trecho da Praia de Ipanema, localizado imediatamente em frente à Rua Teixeira de Melo, conhecido durante a década de 1970 como 'Dunas da Gal'", afirma o decreto firmado pelo prefeito.
Na década de 1970, durante as obras de construção do emissário submarino de Ipanema, ocorreu a formação de dunas nas areias da praia. Uma delas, em frente à rua Teixeira de Melo, ficou conhecida como "Dunas da Gal" naquela época.
O local era frequentado pela artista, que desafiava a ditadura militar vigente ao usar biquíni, algo incomum para a época. Apesar de baiana, Gal Costa viveu por mais de 20 anos no Rio de Janeiro.
No início da semana, o prefeito da cidade já havia garantido que Gal Costa ganhará uma estátua em sua homenagem na praia, que fica na Zona Sul da capital fluminense. Tudo começou com uma campanha de fãs da artista.
Morte de Gal Costa
Ícone do Tropicalismo e dona de uma "afinação perfeita", Gal Costa morreu aos 77 anos, no dia 9 de novembro, em São Paulo. Segundo a assessoria, a causa da morte não será revelada a pedido da família.
Seguindo as orientações médicas, a intérprete de "Baby" cancelou todas as apresentações que tinha até o final de novembro, incluindo no festival Primavera Sound, onde faria uma apresentação inspirada em "Fa-Tal", disco gravado ao vivo em 1971, eleito como um dos melhores álbuns brasileiros de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.