Topo

Erasmo Carlos e Roberto Carlos eram irmãos? Entenda a relação entre eles

7.nov.2015 - Erasmo Carlos e Roberto foram parceiros na música - Francisco Silva/AgNews
7.nov.2015 - Erasmo Carlos e Roberto foram parceiros na música Imagem: Francisco Silva/AgNews

Colaboração para Splash

22/11/2022 15h19

Apesar de compartilharem do mesmo "sobrenome artístico", Erasmo Carlos e Roberto Carlos não eram irmãos. A dúvida surgiu nas redes sociais após ser confirmada a notícia da morte de Erasmo Carlos, o eterno Tremendão, aos 81 anos.

Nascido Erasmo Esteves, ele adicionou o Carlos ao nome artístico em homenagem ao seu amigo e maior parceiro musical, Roberto Carlos, e também a Carlos Imperial, produtor musical com quem escreveu canções como o rock "Eu Quero Twist" e de quem foi secretário pessoal.

A conexão entre Erasmo e Roberto nasceu da música. Grandes parceiros na Jovem Guarda, a união dos dois rendeu alguns dos maiores clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), como "Quero que vá tudo pro inferno", "Gatinha manhosa", "Como é grande o meu amor por você", "Se você pensa", "Sua estupidez", entre outras.

Roberto Carlos era padrinho do filho de Erasmo, Alexandre, que morreu em 2014. Isso fez com que Roberto e Erasmo fossem compadres.

No aniversário do de Roberto Carlos, em abril de 2021, Erasmo Carlos prestou uma homenagem em que se diz "irmão" e "compadre" do amigo.

"Parabéns, meu irmão. Eu agradeço tanto o destino por ter colocado a nossa vida na mesma estrada, e eu sou testemunha desse seu sucesso maravilhoso, da sua luta, do seu amor, da sua garra para ser o grande artista que você é. Eu já sou seu compadre, já sou seu parceiro, mas por favor não deixe de ser meu amigo porque eu te amo, muito e muito!", disse o cantor.

Roberto e Erasmo Carlos - Divulgação - Divulgação
Roberto e Erasmo Carlos lançaram grandes sucessos da MPB
Imagem: Divulgação

Erasmo Carlos foi internado em outubro

A informação sobre a morte de Erasmo Carlos foi confirmada pela gravadora Som Livre, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

No dia 17 de outubro, o músico foi internado no hospital Barra D'Or com uma síndrome edemigênica. Ele recebeu alta no dia 2 de novembro, após mais de duas semanas de internação.

"Bem simbólico? Depois de me matarem no dia 30, ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital", escreveu o cantor. Na ocasião, as apresentações que Erasmo faria nos Estados Unidos no início deste mês foram adiadas.

Em agosto, Erasmo contraiu covid-19 e passou oito dias internado para tratar a doença.