Topo

Erasmo Carlos não se considerava um cantor: 'Um compositor que canta'

Erasmo Carlos disse que não se considerava um cantor.  - Reprodução / Instagram / Fabiano Jr / Kaio Cesar
Erasmo Carlos disse que não se considerava um cantor. Imagem: Reprodução / Instagram / Fabiano Jr / Kaio Cesar

De Splash, em São Paulo

22/11/2022 19h01

Um dos maiores nomes do rock nacional, o cantor Erasmo Carlos morreu hoje, aos 81 anos, e deixou histórias curiosas sobre a sua carreira artística. Ele, por exemplo, não se via como um cantor, mas, sim, como um compositor que precisava cantar e chegou a odiar o apelido "Tremendão" mesmo lhe dando fama pelo Brasil.

Em entrevista ao UOL, em 2018, Erasmo contou que não gostava nem um pouco de ser rotulado como "rei ou mestre" por seus fãs. Ele sempre quis ser visto como um "compositor que canta".

Eu fico sem jeito. Me chamam muito de mestre e essas coisas. Eu sempre brinco que quando chama negócio de pai do rock, eu digo "cara, não se mete nisso, não. Isso dá problema. Deixa pra lá". Rei nem pensar. Eu digo "não, pelo amor de Deus. Eu não quero essas coisas. Sou apenas um compositor que canta".
Erasmo Carlos

O artista ainda disse que não se considerava um cantor. Na sua visão, ele era um compositor que era "uma fábrica de músicas" que cantava por consequência.

Eu não cuido de nada. Qualquer coisa tá bom pra mim. Eu não considero cantor, sabe? Sou intérprete das minhas músicas. Então, eu sou uma máquina fazendo música e tenho que cantar. Então, eu canto por consequência, mas não me considero um cantor. Então, isso me move a sempre a compor.
Erasmo Carlos

Erasmo Carlos concedeu entrevista ao apresentador Zeca Camargo, de Splash, este ano. No bate-papo, o artista relatou que chegou a se revoltar com o apelido "Tremendão" em uma fase rebelde em sua vida.

Teve uma época que eu não quis. Tudo eu não gostava. Foi mais ou menos nos anos 70. Me rebelei contra tudo. Que tremendão nada. Um dia eu falei assim "Erasmo, você é um babaca. Você tem um apelido nacional como Zico, Pelé e Chacrinha. As pessoas te conhecem de norte a Sul e você tá reclamando? Isso é uma prova de popularidade. Por que renegar o apelido?" Aí, eu passei a ser e só não está no meu registro de nascimento.
Erasmo Carlos

Por que Tremendão?

Após a notícia do falecimento do cantor e compositor Erasmo Carlos, voltou a circular entre as redes sociais um apelido carinhoso atribuído ao artista: Tremendão.

O apelido de Erasmo ganhou forças durante os anos dourados da Jovem Guarda, um movimento que aconteceu entre os anos 60 e 70. O movimento era composto por grandes figuras do cenário musical da época, como Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo.

A origem do apelido é baseada em sua paixão pelo Rock e por Elvis Presley - amor este que fez com que o cantor se tornasse amigo dos cantores Roberto Carlos e Tim Maia - e que lhe serviu de inspiração para as suas performances. Com os emblemáticos movimentos pélvicos de seu ídolo. ele agitou um programa da Jovem Guarda, em 1965, na TV Record.

A apresentação, que entregou ao público um estilo arrojado do artista, fez muito sucesso entre os jovens da época, o que o incentivou a apostar em uma marca de roupas que levaria o nome de "Tremendão", como explicou o próprio cantor em suas redes sociais.