Topo

Dicésar desabafa sobre homofobia: 'Apanhava na rua e na escola por ser gay'

Dicésar desabafou sobre homofobia - Reprodução/Instagram
Dicésar desabafou sobre homofobia Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em Maceió

23/11/2022 08h37

O maquiador e ex-participante do BBB 10 (TV Globo) Dicésar desabafou sobre a homofobia sofrida durante a adolescência em sua cidade natal, Londrina, no Paraná, e revelou que chegou a largar a escola devido ao fato de apanhar dos demais colegas.

Durante participação no podcast "Não é nada pessoal", Dicésar afirmou que "as coisas nunca caíram do céu para mim" e ressaltou que, além de sofrer violência física no ambiente escolar, ele também era agredido nas ruas de Londrina.

"Eu enfrentei a homofobia a vida inteira. Por ser mais delicado, por ser o artista da família. Sempre fui o viadinho da família, a bichinha da família. Estudei no seminário e lá eu andava com os excluídos. Tive que parar o ginásio. Eu repeti duas vezes a quinta série, parei de estudar, porque eu apanhava todos os dias na escola. Eu ia para o colégio, ficava do lado de fora, quando dava a hora de ir embora, eu ia embora com a mochila", declarou.

O ex-BBB contou que depois de um período ausente da sala de aula, precisou explicar para a mãe que iria repetir de ano escolar devido ao contexto de homofobia que sofria, porque "apanhava para entrar e apanhava para sair" da escola.

Além da violência dentro da instituição de ensino, o maquiador contou que também apanhava na rua "só por eu ser gay". "Sempre me identifiquei com o meio gay, nunca foi uma dúvida, nunca precisei falar", completou.

Dicésar destacou que, apesar da homofobia fora de casa, contou com o apoio da mãe, porque ela "sempre teve a mente aberta". Quando estava prestes a completar 18 anos, começou a planejar a ida para São Paulo porque Londrina "se tornou pequena" para a realização de seus desejos, mas, também, porque "não aguentava mais sofrer preconceito".

Em São Paulo, Dicésar construiu uma carreira como maquiador e se tornou uma personalidade da noite paulistana como a drag queen Dimmy Kieer. Ele, aliás, é um dos pioneiros da arte drag no Brasil.