Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

Netflix e Marvel Studios abrem temporada 2022 de filmes de Natal

Especial de Natal de "Guardiões da Galáxia" é uma das novidades de uma semana temática: confira outros filmes do gênero para curtir - Reprodução/Disney
Especial de Natal de 'Guardiões da Galáxia' é uma das novidades de uma semana temática: confira outros filmes do gênero para curtir Imagem: Reprodução/Disney

Renan Martins Frade

Colaboração para o UOL

24/11/2022 13h27

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (24) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "Mundo Estranho", "Guardiões da Galáxia: Especial de Festas" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Quer receber a edição da semana que vem no seu e-mail? Inscreva-se. Os assinantes UOL ainda têm mais de 10 newsletters exclusivas.

Para os norte-americanos esta quinta-feira é muito mais importante que uma simples "véspera de Black Friday": hoje é o Thanksgiving, mais conhecido em português como o Dia de Ação de Graças. A data marca o agradecimento às conquistas realizadas durante o último ano.

O Thanksgiving representa também o início oficial das festividades de fim de ano nos Estados Unidos. Como muito do cinema e da televisão que consumimos vem justamente daquele país, dá para dizer que hoje também é o começo da nossa grande temporada de Natal. São inúmeros os novos filmes natalinos que vão inundar o streaming daqui em diante.

Só nesta semana, por exemplo, a Marvel Studios apresenta o especial de fim de ano de "Os Guardiões da Galáxia", enquanto a Netflix estreia "Nosso Natal na Fazenda", bem ao estilo daqueles filmes feitos para a TV.

Além dessas novidades, o Na Sua Tela desta semana elenca outros grandes longas-metragens natalinos para curtir até 25 de dezembro, indo de "A Felicidade Não Se Compra" a "Duro de Matar". Sim, o clássico de ação é um filme de Natal, mas discutiremos isso mais para frente.

Enquanto isso, os cinemas ainda apresentam a estreia de "Mundo Estranho", nova animação da Disney. Isso sem mencionar o retorno de Harry Potter à tela grande.

Agora é só decorar a árvore e trocar a pipoca pelas nozes e castanhas. A temporada 2022 do Natal está oficialmente aberta!

O que tem de novo?

MUNDO ESTRANHO

Mundo Estranho - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
'Mundo Estranho' é mais nova animação da Disney
Imagem: Divulgação/Disney

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nos cinemas - clique para comprar ingressos
  • Sinopse: A família Clade não é muito igual as outras. Eles são exploradores que desbravam novas terras e estão em uma missão para explorar um mundo estranho e não conhecido. Porém, as diferenças entre os membros da família podem por sua nova missão em risco.

HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA - 20º ANIVERSÁRIO

Harry Potter e a Câmara Secreta - imagem - Divulgação/Warner Bros. - Divulgação/Warner Bros.
'Harry Potter e a Câmara Secreta' é o segundo filme do personagem criado por J.K. Rowling
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nos cinemas
  • O que tem de bom: Lançado nos cinemas em novembro de 2002, "Harry Potter e a Câmara Secreta" é o segundo filme de uma franquia que marcou toda uma geração - que cresceu em frente à tela grande junto com simpático bruxinho interpretado por Daniel Radcliffe. Depois de 20 anos, o longa-metragem está de volta aos cinemas. Oportunidade perfeita para as novas gerações serem introduzidas a esse universo, enquanto os mais velhos podem sentir novamente a mesma sensação que tiveram em sua juventude. Sobre o longa em si, não há nada de novo que possa ser dito: dirigido por Chris Columbus (de "Esqueceram de Mim"), a produção tem uma direção de arte impecável e uma magia que transcende a tela, com um elenco perfeito em seus papéis.
  • O que te faz sentir: nostalgia, coragem
  • Extra direto de Splash: J.K. Rowling cancelada? Entenda todas as polêmicas


Nesta semana, ainda estreiam no streaming dois filmes que foram tema de edições anteriores do Na Sua Tela. Um deles é "A Mulher Rei", que chega para aluguel ou compra na Loja Prime Video (outras plataformas não foram confirmadas até o fechamento desta newsletter) - clique aqui para saber mais do filme.

O outro é "After: Depois da Promessa", também disponível para aluguel ou compra em Apple TV, Google Play, YouTube, Claro tv+ e Loja Prime Video. Leia mais sobre o filme clicando aqui.

Estreias natalinas

A seguir, você encontra alguns lançamentos de filmes (e especiais) que marcam esse início oficial da temporada de festas. De Marvel Studios a Netflix, vai ter de tudo um pouco para você curtir no streaming.

GUARDIÕES DA GALÁXIA: ESPECIAL DE FESTAS

  • Assista ao trailer
  • Onde: amanhã, 25, no Disney+
  • Sinopse: No "Especial de Festas" de "O Guardiões da Galáxia", os Guardiões, que têm a missão de tornar o Natal inesquecível para o Senhor das Estrelas, vão para a Terra em busca do presente perfeito.


SPIRITED: UM CONTO NATALINO

Spirited - imagem  - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Ryan Reynolds e Will Ferrell cantam e dançam no novo filme do Apple TV+
Imagem: Divulgação/Apple

  • Assista ao trailer
  • Onde: Apple TV+
  • O que tem de bom: O que acontece quando Ryan Reynolds ("Deadpool") e Will Ferrell ("O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy") se encontram em uma adaptação da clássica história "Conto de Natal", de Charles Dickens? Um musical onde os protagonistas não cantam nem dançam bem! Ok, "Spirited: Um Conto Natalino" está longe de ser o melhor filme de ambos, mas esse ar bobo diverte enquanto nos apresenta uma história que já é um clichê nas festas de fim de ano. Agora, se você procura uma adaptação da obra de Dickens em tempos modernos que funciona melhor, tente "Os Fantasmas Contra Atacam" (1988), com Bill Murray e disponível no Prime Video.
  • O que te faz sentir: deboche, galhofa

Nesta semana a Netflix também apresenta os filmes temáticos "O Diário de Noel" (com Justin Hartley, de "This is Us") e "Nosso Natal na Fazenda".

Filmes clássicos para curtir o Natal

Filmes natalinos são uma tradição. Afinal, o que não falta são boas histórias sobre a época de festas de fim de ano - seja comédia, romance, drama e até ação. Tudo embalado pelos clichês do Natal, que fazem parte da nossa vida tanto quanto panetone, pavê, maçã na maionese e passas no arroz.

A seguir, você encontra longas de fim de ano para os mais diversos perfis, de várias épocas e para os mais variados públicos. Assim ninguém ficará sem sentir a mágica desta época do ano.


UM HERÓI DE BRINQUEDO

Um Herói de Brinquedo - imagem - Divulgação/20th Century Studios - Divulgação/20th Century Studios
Arnold Schwarzenegger vestido de Turbo Man em 'Um Herói de Brinquedo'
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: Disney+
  • O que tem de bom: Existe aquela eterna discussão sobre o consumismo de final de ano eclipsar o real sentido do Natal, algo que se agravou nos últimos anos aqui no Brasil com a popularização da Black Friday. "Um Herói de Brinquedo" (1996) é exatamente isso, só que em forma de paródia natalina. Na história, Arnold Schwarzenegger é um pai relapso que fica sem o presente do filho: o boneco Turbo Man, esgotado em todas as lojas. Para conseguir o brinquedo, ele embarca em uma aventura consumista surrealmente engraçada. Rende gostosas risadas.
  • O que te faz sentir: carinho, deboche


A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

A Felicidade Não Se Compra - imagem - Divulgação - Divulgação
'A Felicidade Não Se Compra' é um grande clássico de Natal
Imagem: Divulgação

  • Assista ao trailer
  • Onde: UOL Play, Telecine, Prime Video, Belas Artes à La Carte
  • O que tem de bom: O clássico dos clássicos de Natal, sempre reprisado na TV americana na data. "A Felicidade Não Se Compra" (1946) conta a história de George (James Stewart), um homem prestes a cometer suicídio. Eis então que um anjo da guarda (Henry Travers) aparece e apresenta a George os momentos mais felizes que ele viveu. Não é o suficiente: o homem continua desiludido e deseja que nunca tenha nascido. É quando ele é apresentado a um mundo mais sombrio e triste, finalmente descobrindo o impacto que teve na vida dos outros. Dirigido por Frank Capra (um dos mais influentes cineastas de sua época), o longa é meio brega, inocente, mas que a gente ama ver e rever.
  • O que te faz sentir: nostalgia, valorização


MILAGRE NA RUA 34 (1994)

Milagre na Rua 34 - imagem - 20th Century/Divulgação - 20th Century/Divulgação
Richard Attenborough e Mara Wilson em 'Milagre na Rua 34'
Imagem: 20th Century/Divulgação

  • Assista ao trailer
  • Onde: Disney+
  • O que tem de bom: Outro clássico natalino. "Milagre na Rua 34" (1994) traz uma história simples, porém fofa: uma menina (Mara Wilson, a inesquecível personagem-título de "Matilda") fica encantada com um homem que, para ela, é o verdadeiro Papai Noel - e então faz três pedidos: ter um pai, uma nova casa dos sonhos e um irmão. Assim começa um enredo sobre amor e a fé no próximo. Vale dizer que este é um remake de um outro clássico de Natal, também chamado "Milagre na Rua 34", lançado em 1947 - e que está disponível no Disney+.
  • O que te faz sentir: amor, carinho


KLAUS

Klaus - imagem - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
'Klaus' é uma bela animação tradicional que resgata o significado do Natal
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: "Klaus" (2019) é um dos melhores filmes da Netflix. A animação, dirigida por Sergio Pablos (dono da ideia original de "Meu Malvado Favorito"), é centrada em Jesper - um carteiro atrapalhado que é enviado para uma cidadezinha bem ao norte, onde a população vive em conflito. Lá, ele fica cara a cara com Klaus, um isolado lenhador e artesão. Assim começa uma aventura que, no final do século XIX, acabaria por criar a maior mitologia do Natal. Perfeito para assistir em família, com uma animação tradicional de cair o queixo.
  • O que te faz sentir: esperança, confiança


O ESTRANHO MUNDO DE JACK

O Estranho Mundo de Jack - imagem - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
Jack fica encantado com o Natal, mas não consegue entender o significado da data
Imagem: Divulgação/Disney

  • Assista ao trailer
  • Onde: Disney+
  • O que tem de bom: Produzido e co-escrito por Tim Burton ("Os Fantasmas Se Divertem"), "O Estranho Mundo de Jack" (1993) tem o peculiar toque do cineasta, famoso por seu ar sombrio e gótico. O enredo é sobre Jack, um esqueleto que é o rei monarca da fantasiosa terra do Halloween - uma figura que fica encantada ao conhecer a magia do Natal e resolve sequestrar ninguém menos que o Papai Noel. Assim se constrói uma animação em stop motion belíssima, visualmente impressionante e com um olhar completamente original. Isso sem falar na trilha sonora incrível de Danny Elfman, que, em inglês, também é a voz de Jack nas músicas.
  • O que te faz sentir: inadequação, aceitação


CAROL

Carol - imagem - Divulgação/Mares Filmes - Divulgação/Mares Filmes
Rooney Mara e Cate Blanchett vivem um romance natalino em 'Carol'
Imagem: Divulgação/Mares Filmes

  • Assista ao trailer
  • Onde: MUBI e Looke
  • O que tem de bom: Dirigido por Todd Haynes ("Não Estou Lá"), "Carol" (2015) traz o romance entre uma jovem funcionária de uma loja de departamentos (Rooney Mara) e uma mulher mais velha, a Carol do título (Cate Blanchett), durante as festas de fim de ano na Nova York de 1952. Com uma atmosfera incrível, o filme vive nas atuações das duas protagonistas. Uma história de amor perfeita para o Natal, daquela que revela que os milagres da vida real residem nas pequenas coisas.
  • O que te faz sentir: amor, paixão


SIMPLESMENTE AMOR

Simplesmente Amor - imagem - Divulgação/Universal Pictures - Divulgação/Universal Pictures
Rodrigo Santoro em cena de 'Simplesmente Amor'
Imagem: Divulgação/Universal Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: para aluguel ou compra em Apple TV, Google Play e YouTube
  • O que tem de bom: Richard Curtis pode ser considerado um rei das comédias românticas - afinal, entre outras produções, foi o roteirista de "Um Lugar Chamado Notting Hill" e de "O Diário de Bridget Jones". "Simplesmente Amor" (2003) foi a estreia de Curtis no posto de diretor, e ele entrega uma comédia romântica gostosa que tem o fim de ano como pano de fundo. O longa segue a vida de oito casais, em um elenco formado por nomes como Hugh Grant, Liam Neeson, Colin Firth, Emma Thompson, Alan Rickman, Rodrigo Santoro, Martin Freeman e muitos mais. O excesso de tramas e atores pode cansar, mas certamente aquece o coração.
  • O que te faz sentir: amor, carinho


DURO DE MATAR

Duro de Matar - imagem - Divulgação/20th Century Studios - Divulgação/20th Century Studios
'Duro de Matar' é um clássico de ação, mas também um clássico de Natal
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: Star+
  • O que tem de bom: Quem não considera "Duro de Matar" (1988) um legítimo filme de Natal ainda não entendeu as regras desse verdadeiro subgênero do audiovisual mundial. O longa-metragem estrelado por Bruce Willis tica todas as características, incluindo uma história que se passa durante os eventos de uma comemoração de fim de ano e que evoca valores como união e família. Na história, o policial nova-iorquino John McClane (Willis) vai até Los Angeles participar da festa de Natal da firma da esposa, no Nakatomi Plaza. Ele só não contava que terroristas liderados por Hans Gruber (o inesquecível ator Alan Rickman, de "Harry Potter") fossem invadir o edifício. Perfeito para um fim de ano cheio de adrenalina, em um filme que também "inventou" muitos dos clichês que amamos nos longas de ação.
  • O que te faz sentir: empolgação, coragem
  • Extra direito do Splash: Bruce Willis visita prédio de 'Duro de Matar' em rara aparição após doença


ESQUECERAM DE MIM

Esqueceram de Mim - imagem - Divulgação/20th Century Studios - Divulgação/20th Century Studios
'Esqueceram de Mim' é um longa com cara de Natal
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: Disney+
  • O que tem de bom: Mais um clássico natalino desta seleção. Você provavelmente já viu, mas curtir "Esqueceram de Mim" (1990) nesta época do ano é um deleite praticamente irresistível. Mérito do roteiro fofo e tocante (na mesma medida) de John Hughes, o mago dos filmes teens dos anos 1980 - e também, óbvio, do então novato Macaulay Culkin. Merece ser apresentado aos mais novos, que vão amar a mensagem de união familiar temperada com muito humor físico, ao estilo de "Os Três Patetas" ou das animações clássicas como a dos "Looney Tunes". Só passe longe do recente reboot, também lançado no Disney+. Este é um dos casos em que vale ter olhos apenas para o original.
  • O que te faz sentir: coragem, independência

Dicas do time do UOL

* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos link recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial. Já a disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso. Consulte a classificação indicativa dos filmes.