Topo

Elizabeth lutou contra câncer raro na medula, diz amigo do príncipe Philip

A Rainha Elizabeth 2ª teria sofrido de mieloma antes de morrer - Michael Ukas/Getty Images
A Rainha Elizabeth 2ª teria sofrido de mieloma antes de morrer Imagem: Michael Ukas/Getty Images

Colaboração para Splash

25/11/2022 23h49

Quase três meses após a morte da rainha Elizabeth 2ª, novas informações a respeito dos últimos dias de vida da monarca inglesa vieram causar comoção na opinião pública britânica e internacional.

Trechos do livro inédito "Elizabeth: An Intimate Portrait" ("Elizabeth: Um Retrato Íntimo") - escrito por Gyles Brandeth, amigo pessoal do príncipe Philip - dão conta de que ela lutava em segredo contra um tipo raro de câncer na medula óssea.

"Ouvi dizer que a rainha tinha uma forma de mieloma - câncer de medula óssea -, o que explicaria seu cansaço e perda de peso e aqueles 'problemas de mobilidade' sobre os quais sempre nos contavam durante o último ano de sua vida", afirma um parágrafo da obra, reproduzido pelo site Yahoo.

"O sintoma mais comum do mieloma é a dor óssea, principalmente na pelve e na região lombar. O mieloma múltiplo é uma doença que costuma afetar os idosos. Atualmente, não há cura conhecida, mas o tratamento pode reduzir a gravidade dos sintomas, prolongando a sobrevida do paciente em meses ou de dois a três anos", acrescenta Brandeth.

Até o momento, o Palácio de Buckingham não se pronunciou oficialmente sobre a questão. Os herdeiros de Elizabeth tampouco o fizeram.