Topo

'Irmãos à Obra' começaram a empreender aos 7 anos e hoje faturam bilhões

Os irmãos Drew e Jonathan Scott de "Irmãos à Obra" (Discovery Home & Health) - Reprodução/Facebook
Os irmãos Drew e Jonathan Scott de "Irmãos à Obra" (Discovery Home & Health) Imagem: Reprodução/Facebook

De Splash, em São Paulo

25/11/2022 04h00Atualizada em 25/11/2022 09h14

Drew e Jonathan Scott, de 44 anos, são os gêmeos mais famosos da televisão a cabo.

Os astros de "Irmãos à Obra" (Discovery Home & Health) estão no ar há mais de dez anos e bombam no Brasil e no mundo com seus programas de reformas.

As atrações levaram a dupla canadense a investir em outros negócios e a abrir a própria produtora audiovisual. Hoje, além do sucesso na televisão, eles faturam bilhões só com a venda de produtos que levam seus nomes.

Antes de serem astros do mundo imobiliário, porém, os irmãos passaram por muitas outras profissões e alguns perrengues. Apesar disso, sempre tiveram um pezinho no mundo das reformas, algo que começou lá na infância deles.

Saiba mais sobre a história deles:

Empreendimento de sucesso aos sete anos

O talento para o entretenimento e para os negócios vem de família: o pai dos gêmeos é dublê e a mãe atuava como paralegal em um escritório de advocacia.

Quando tinham sete anos, Drew e Jonathan começaram a produzir cabides decorados com náilon e passaram a vendê-los de porta em porta na vizinhança. Eles acabaram conhecendo uma mulher, dona de uma cadeia de lojas de decoração no Japão, que encomendou milhares de peças. O empreendimento rendeu milhares de dólares aos pequenos.

Ainda na infância, eles montavam e consertavam cercas e celeiros para ajudar o pai, que também costumava reformar os imóveis da família por conta própria.

Sonhos diferentes e "perrengues"

Já na juventude, Drew buscava uma carreira de ator e Jonathan, de mágico. Isso pode explicar o talento dos dois em frente às câmeras. No entanto, como eram estudantes e artistas iniciantes, começaram, por conta própria, a comprar casas e renová-las para ter algum lucro na época da faculdade.

Foi aí que surgiu o negócio dos irmãos, ainda que para sustentar outros sonhos. Tanto que, ao mesmo tempo, eles ainda faziam bicos de palhaço, ajudantes de garçom, seguranças de shopping, gerentes de loja, designer de websites e comissários de bordo em uma empresa aérea start-up.

Os muitos empregos dos irmãos também foram consequência de um golpe que Jonathan levou de um "amigo". O rapaz, outro mágico, "alugou" alguns objetos que Jonathan usaria para fazer um show de mágica, mas acabou roubando as peças, deixando uma dívida de dezenas de milhares de dólares para o gêmeo. Isso fez com que Scott precisasse declarar falência na época. Mais tarde, ele venceu o "mágico" na Justiça e recuperou seu prejuízo.

Os dois também foram em busca de se profissionalizar na área: ambos conseguiram licença para serem corretores de imóveis e Jonathan estudou para se tornar empreiteiro. Sempre de olho no mundo do entretenimento, fundaram uma produtora de filmes com o irmão mais velho, James.

Sucesso na televisão

Em 2009, enquanto tentava "vender" para alguns canais um programa de televisão sobre o mercado imobiliário, Drew foi convidado a fazer uma audição para um programa chamado "Realtor Idol", baseado no formato do programa de talentos "American Idol". Quando os produtores descobriram que o rapaz tinha um irmão que também atuavam na área, investiram em um programa estrelando a dupla.

"Irmãos à Obra" estreou na televisão canadense em 2011 e, com o sucesso, logo passou a ser transmitido nos Estados Unidos e em outros países. O programa logo se tornou uma franquia, e vieram atrações como "Irmãos à Obra: O Duelo", "Irmãos à Obra: Compra e Venda" e "Irmãos à Obra: Lar Sempre Lar". Além disso, eles venderam os formatos de seus programas para outros países, como no caso de "Celebrity IOU", que no Brasil, virou o programa "Te Devo Essa!", exibido pelo SBT.

Faturando bilhões

Hoje, os irmãos são donos da Scott Brothers Global, empresa responsável pelas linhas de produtos para casa que levam o rosto dos irmãos e por uma série de produções audiovisuais que leva a marca deles. Além disso, eles têm todos os direitos da marca "Irmãos à Obra" na televisão por terem assinado, bem no início da carreira na mídia, um contrato que garantia isso a eles.

No setor de produtos, Jonathan e Drew têm linhas de móveis, colchões, quadros, itens de cozinha e bar e tapetes. Eles também têm a marca própria "Scott Living", com mais de dez mil itens entre papéis de parede, itens para banheiro, lareiras elétricas e muitas outras utilidades para a casa e objetos de decoração.

Tudo isso é vendido tanto virtualmente como em grandes lojas físicas do exterior como Walmart, Macy's e Home Depot. Em menos de dez anos de atuação nesse mercado, os irmãos já acumulam mais de US$ 2 bilhões em vendas, mais de R$ 10 bilhões na cotação atual.

No setor de entretenimento, a Scott Brothers Entertainment está produzindo 13 programas de televisão. Entre eles, os que são protagonizados pelos gêmeos e outros projetos em que eles atuam apenas nos bastidores, como "Trixie Motel", um reality em que a drag queen Trixie Mattel compra e reforma um motel decadente.

Reformam, atuam, produzem e... cantam!

Em 2015, os irmãos também se arriscaram na música. Para promover a série "Irmãos à Obra: No Rancho", Drew e Jonathan lançaram as canções country "Hold On" e "Let the Night Shine In". A primeira acumula mais de 6 milhões de visualizações no YouTube.

Em 2018, Drew lançou a música "You Chose Me", canção original que produziu para seu casamento com a arquiteta Linda Phan. A faixa também ganhou um clipe oficial e o casório, claro, virou um exibido na televisão, no exterior.