Topo

Por que carreira de Irene Cara não vingou após 'Flashdance'?

Sucesso com hit de "Flashdance", Irene teve carreira prejudicada por processo - Harry Langdon/Getty Images
Sucesso com hit de 'Flashdance', Irene teve carreira prejudicada por processo Imagem: Harry Langdon/Getty Images

De Splash, em São Paulo

26/11/2022 13h54

Morta aos 63 anos, a cantora e atriz Irene Cara ficou famosa com o filme "Flashdance - Em Ritmo de Embalo" (1983), pelo qual ganhou o Oscar de melhor canção original. No entanto, depois disso, sua carreira parece ter ficado parada, e ela jamais emplacou outro sucesso tão grande quanto "What a Feeling". Mas por quê?

Enquanto Cara estava alcançando o auge do seu sucesso e recebendo prêmios, a artista também se sentia usada e roubada por sua gravadora, a Network Records, e planejava processar a companhia.

No processo, aberto em 1985, Cara pedia US$ 10 milhões, e afirmava que a Network Records havia explorado o seu trabalho e sua confiança, para ela assinar contratos que custaram a ela mais de US$ 2 milhões.

A ação correu na Justiça durante oito anos, antes de a Corte reconhecer que Cara, de fato, havia sido prejudicada pela gravadora. Ela ganhou US$ 1,5 milhão de indenização, mas pode ter perdido mais do que recebeu financeiramente.

Foi justamente o processo que afetou a reputação da cantora. Em entrevistas concedidas ao longo dos anos, Irene afirmava que foi renegada pela indústria musical após ir atrás de seus direitos.

Ela dizia que a história que circulava é que ela era uma pessoa difícil de trabalhar em conjunto, e atribuía o suposto boato ao processo contra a antiga gravadora.

Gastos e escolhas ruins

Além de ter gastado o dinheiro que acumulou na década de 1980 em honorários relativos ao processo contra a gravadora, Irene Cara tentou prosseguir na carreira de atriz. Em 1980, ela havia estrelado o filme "Fama", e atuou em mais de uma dezena de outros longas-metragens.

No entanto, na segunda metade dos anos 1980, ela nunca mais conseguiu atingir o mesmo nível de sucesso que alcançou anteriormente, e foi aceitando papéis cada vez menores e em projetos mais e mais questionáveis. Nos últimos anos, sua filmografia inclui basicamente trabalhos de voz em games e séries animadas.