Climão? William, príncipe de Gales, desaponta país e torce para Inglaterra
As seleções de País de Gales e Inglaterra se enfrentam pela primeira vez, hoje, na Copa do Mundo do Qatar. A rivalidade entre os países do Reino Unido extrapolou o campo e chegou até ao príncipe William. O motivo? Ele, o atual príncipe de Gales, revelou que torce para a Inglaterra no campeonato.
William passou a ser príncipe de Gales após a morte da rainha Elizabeth II. Isso porque o seu pai, Charles, que ocupava o título de príncipe, tornou-se rei da Inglaterra. Por William ser o primogênito do atual monarca, ele recebeu o nome de príncipe de Gales.
Em visita à Gales no início deste mês, ele revelou sua torcida a seleção de seu país natal, a Inglaterra. "Torço pela Inglaterra desde que era muito novo, mas torço para Gales no rugby. Digo a todos que torço para as duas (equipes)", afirmou William, de acordo com informações da AFP.
"Devo prestar atenção às minhas afinidades porque temo que se deixo de apoiar subitamente a Inglaterra para apoiar Gales, também não será correto para o esporte. Portanto, não posso fazer isso", defendeu o príncipe.
A fala de William, claro, gerou críticas. O ator galês Michael Sheen comentou o assunto via Twitter. "Claro que (William) pode torcer para quem quiser e como presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA) é compreensível que conheça os jogadores, mas certamente deve perceber que usar simultaneamente o título de Príncipe de Gales é totalmente inapropriado", escreveu Michael Sheen.
É a segunda Copa do Mundo do País de Gales. A primeira vez que a seleção este na principal competição futebolística foi em 1958, na Suécia, ano em que chegou até as quartas.
Ambas as seleções disputam a Copa pelo Grupo B, mas a Inglaterra tem uma situação mais confortável após ter vencido o Irã (6 x 2) e empatado com os Estados Unidos (0 x 0). Já a equipe de Gales está na quarta colocação e precisa ganhar para ter chances de ir às oitavas de final. Eles empataram com os Estados Unidos (1 x 1) e perderam para o Irã (2 x 0).
Questões territoriais
Além da disputa nas quatro linhas, há uma rivalidade envolvendo Inglaterra e País de Gales. Ambos são integrantes do Reino Unido — assim como Escócia e Irlanda do Norte.
Dentro do governo do Reino Unido, Gales tem 40 cadeiras das 650 cadeiras disponíveis no parlamento britânico, por isso, depende do Reino Unido para questões como impostos e política externa.
O que hoje corresponde ao País de Gales foi oficialmente integrado ao reino britânico em 1535. O território galês foi ocupado pelos ingleses ainda no século XIII. Desde então, o filho mais velho do atual rei ou rainha assume o título de príncipe ou princesa de Gales, que é de William hoje.
Em 1997, o País de Gales ganhou um pouco mais de autonomia após um plebiscito realizado no território. Ainda nos anos 90, foi criada a Assembleia Galesa, similar a um parlamento que toma decisões para um território.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.