Topo

Atração da CCXP, a Vespa do MCU já foi cancelada por protesto antivacina

Evangeline Lilly, a Vespa do MCU, protesta contra vacina da covid-19 e desagrada fãs da Marvel - Divulgação/Marvel Studios
Evangeline Lilly, a Vespa do MCU, protesta contra vacina da covid-19 e desagrada fãs da Marvel Imagem: Divulgação/Marvel Studios

De Splash, em São Paulo

01/12/2022 04h00

A atriz Evangeline Lilly, de "Lost" e "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", está no Brasil para participar do painel da Marvel Studios na CCXP, e as polêmicas nas quais atriz já se envolveu não foram esquecidas pelos fãs.

O evento, que começa oficialmente hoje em São Paulo, terá um segmento exclusivo para os lançamentos dos estúdios Disney. Além da Marvel, selos como Pixar, Lucasfilm e Fox também terão destaque — com a presença da atriz Zoe Saldaña confirmada para divulgar o filme "Avatar: Caminho da Água".

Com 43 anos, Evangeline Lilly se tornou um assunto polêmico no início deste ano. A atriz canadense gerou protestos e até pedidos para que fosse substituída no Universo Cinematográfico Marvel após se manifestar conta a vacina da covid-19.

Na ocasião, Lilly apareceu em um vídeo pedindo para que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, aceitasse se reunir com grupos que eram contra as restrições da covid e a obrigatoriedade da vacina.

Esses grupos, ligados a movimentos extremistas e separatistas, fizeram manifestações que começaram no dia 22 de janeiro, usando uma tática que não é desconhecida dos brasileiros: caminhoneiros decidiram bloquear as estradas que levavam ao centro de Ottawa, capital do país.

Esses bloqueios acabaram transformando-se em manifestações contra Trudeau, e símbolos racistas usados por grupos da extrema-direita tiveram forte presença nos atos.

Lilly entrou no assunto quando participou dos atos e publicou em suas redes sociais um texto e um vídeo pedindo para que Trudeau ouvisse os "mais de 2,3 milhões de manifestantes", e parasse de tratá-los como terroristas. O número, aliás, foi desmentido pela agência Reuters.

Na época das publicações, Lilly foi extremamente criticada por fãs da Marvel, que até mesmo chegaram a pedir para que ela fosse substituída nos filmes. Vale lembrar que a atriz interpreta a Vespa, heroína que faz dupla com o Homem-Formiga interpretado por Paul Rudd.

Em "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", Scott Lang (Rudd) e Hope Van Dyne (Lilly) retornam junto a Hank Pym (Michael Douglas), Janet (Michelle Pfeiffer) e Cassie Lang (Kathryn Newton) para explorar o Reino Quântico, interagindo com criaturas estranhas em uma aventura que vai fazê-los explorar o limite do que imaginavam ser real. O filme tem estreia marcada para 16 de fevereiro.

Não é a única

Outra atriz do Universo Cinematográfico Marvel que se envolveu em questões antivacina foi Letitia Wright, a intérprete de Shuri de "Pantera Negra" (2018). A atriz de 29 anos que voltou às telas recentemente na aguardada sequência "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" evita falar sobre ter se posicionado contra as vacinas, mas reforça: "Eu pedi desculpas pela dor que causei às pessoas (...) e segui em frente", declarou ao jornal The Guardian.