'Quase um bebê de verdade': a rotina do Baby Yoda em 'The Mandalorian'
Quando "The Mandalorian" estreou, ninguém poderia imaginar que um pequeno fantoche verde se transformaria no fenômeno de proporções tão grandes. Seu nome, mesmo, é Grogu, mas quase todos o conhecem como Baby Yoda.
O personagem, visto como o filho de Din Djarin (Pedro Pascal), o Mandaloriano do título da série, rouba a cena onde quer que esteja. Na terceira temporada, é provável que seus poderes sejam mais explorados, e que ele ganhe ainda mais destaque. Mas o caminho até ele ganhar a forma que tem hoje foi um pouco tortuoso.
Durante painel na Star Wars Celebration 2022, ocorrida em maio em Anaheim, California, os produtores explicaram todo o processo de construção do bebê.
Quando a equipe soube que o bebê estaria na série, o personagem começou a ser construído em computação gráfica. Os planos iniciais eram de fazê-lo em CGI e ter uma versão em fantoche para ser usada em cenas em que ele estivesse mais distante.
"Toda vez que ele chegasse mais perto da câmera, usaríamos a versão em CG", conta o supervisor de efeitos visuais Richard Bluff.
"Geralmente, é assim que as coisas são feitas hoje em dia. E a nossa versão era um pouco diferente de como ele acabou sendo na versão final. E Jon [Favreau] queria controlar as performances, então acabamos fazendo um aplicativo de celular para que Jon pudesse atuar no aplicativo e isso seria transformado para a versão CG do bebê."
Bluff conta que, quando a sua equipe estava terminando de revisar o modelo para mostrar a Jon, o diretor pediu calma: "Espere um pouco, eu preciso te mostrar o que eu vi."
Quem continua contando a história é John Rosengrant, supervisor do estúdio Legacy Effects, especializado em efeitos práticos e design de criaturas.
"Eu estava praticamente implorando ao produtor Colin Wilson para nos deixar fazer um [boneco], porque nos meus 40 anos de experiência, eu achava que poderíamos fazer alguma coisa legal com esse carinha, ou pelo menos acrescentar. Sempre queremos o que vai ser melhor para as filmagens, seja com computação ou boneco. Mas, tendo feito outras coisas em Star Wars, toda vez que você arranca uma reação de um ator, é bom. Então, se pudéssemos ter o bebê lá, e ele ser real, com os atores de fato olhando para ele, poderíamos fazer a coisa funcionar."
"Montei um teste e estávamos correndo contra o tempo, isso era 2 semanas antes das filmagens. Na minha cabeça, estávamos fazendo um vídeo sobre como filmar o Grogu. E foi no momento em que Jon viu esse teste que ele pensou que talvez pudéssemos ir um pouco além."
O efeito nos atores
Se o bebê Grogu já causa um encantamento em quem o vê na televisão, a história não é muito diferente com atores, diretores e membros da equipe de filmagens de "The Mandalorian". E uma dessas pessoas é ninguém menos que o cineasta Werner Herzog.
"Eu estava lá com o time da Legacy quando Werner viu o bebê pela primeira vez", conta Rosengrant. "E ele contribuiu muito para alçar o bebê à fama. Werner ficou muito afeiçoado pelo bebê, e estávamos gravando uma cena que tinha ângulos fechados no personagem de Herzog. Por isso, o bebê só ficaria ali sem movimentos, já que ele não apareceria na cena", explica.
"Então, quando começamos a gravar, Werner parou assustado e começou a perguntar: 'O que tem de errado com ele, ele está bem? Aconteceu alguma coisa?' Porque não havíamos ligado os movimentos. Então na mesma hora nós ligamos o boneco e Werner suspirou aliviado."
Outra pessoa que se encantou quando encontrou o bebê Grogu pela primeira vez foi o próprio George Lucas.
"Uma coisa que faz do Grogu tão adorável é que as pessoas não conseguem evitar segurá-lo como um bebê de verdade, o embalando nos braços como se ele fosse dormir", reflete Janet Lewin, da Industrial Light & Magic. "É um boneco, mas ele é real."
O maior rumor de todos os tempos
Mas nem todo mundo trata o bebê com tanto amor e carinho. Em determinada ocasião, durante as filmagens do episódio final da primeira temporada, dois atores vestidos como Stormtroopers precisavam bater na criatura. O problema é que, na opinião de Jon Favreau, eles teriam levado a tarefa a sério demais.
Para fazer eles pararem de maltratar o bebê, Jon disse:
Parem! Vocês não podem continuar batendo nele, isso custa 5 milhões de dólares!
"Então, é claro, um desses dois caras foi até a imprensa e, no dia seguinte, isso gerou o maior rumor de todos os tempos", recorda Rosengrant. "Acreditem em mim, ele não custa 5 milhões de dólares."
Quais sons ele emite?
Passado o desafio de como Grogu seria fisicamente, veio outra questão: como ele iria soar? Que tipo de sons ele emitiria, qual seria sua voz?
David Acord, que é um designer de som, fez os sons da Criança.
"Ele é uma combinação de humano e criatura, e nosso trabalho é evocar a emoção e contar a história. E, muitas vezes, fazer isso é um trabalho de observação. O que precisamos fazer é não estragar o bebê, porque ele é a coisa mais perfeita do mundo", brinca.
"Ele tem 50 anos, então precisamos ter uma combinação de sons humanos e de mamíferos. Não queríamos que ele soasse superjovem, mas também não deveria ser totalmente especialista", completa o sonoplasta Matthew Wood.
"Gravamos o som do jupará, e David fez as atuações para as cenas e os momentos em que precisávamos de uma ponte", explica.
"Quando encontramos a paleta de como queríamos que ele soasse, entregamos o resultado a Jon [Favreau] e Dave [Filloni]. E, agora, quando passamos pelas cenas, sabemos exatamente o que Grogu diria. Conhecemos sua personalidade, mas é um esforço em grupo."
Mesmo assim, há um detalhe de Grogu que não agrada muito. Você já parou para pensar por que os pés dele não aparecem? Rosengrant explica o motivo:
Jon não gosta dos pés dele. Ao contrário de outro diretor famoso que, aparentemente, ama pés.
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