Daniela Mercury explica ânimo no palco: 'Sou uma mulher sexualmente feliz'
Daniela Mercury lança hoje o seu novo álbum, "Baiana". Entre as músicas inéditas, está "Caetano filho do tempo", em homenagem ao amigo Caetano Veloso.
Em entrevista ao O Globo, a artista disse que Caetano ainda não ouviu a música. "Acabei tentando pegar a relação dele com o samba e o lado mais familiar de quem, daqui, conviveu com Dona Canô [mãe do músico]", contou.
"Já fiz música para Gil também, "De Deus, de Alah, de Gilberto Gil", e "Quando o carnaval chegar" acabou virando um frevo para Gal. Há vontade de falar sobre eles", disse.
A cantora comentou os ataques que Gil sofreu de brasileiros bolsonaristas no Qatar, onde foi para assistir os jogos da Copa do Mundo.
"Senti a mesma indignação de quando falaram contra Fernanda Montenegro. A gente, realmente, se dividiu entre democratas e não democratas. Nem todo mundo percebeu isso", afirmou.
"Todos os artistas, todas as pessoas, merecem respeito. Ninguém merece discurso de ódio, não podemos aceitar. Mas quando isso vem para pessoas por quem temos tanto respeito e afeto, que são fundamentais na cultura brasileira como Gil e Fernanda Montenegro, a indignação é maior. É como machucar uma pessoa da nossa família".
Acho educativo formadores de opinião e pessoas com visibilidade ensinarem que isso não é aceitável dentro de uma sociedade que se diz civilizada e democrática. Agredir, ofender é outro é proibido. Nem artistas que estão aí defendendo ideologias indefensáveis merecem esse tipo de agressão. Daniela Mercury
"Defendi Gil com mais afinco ainda porque ele está defendendo a democracia desde que existe como artista. Os que não valorizam a democracia já não têm tanto a minha admiração... Quem defendeu Mussolini e quem defendeu a liberdade não pode ser tratado do mesmo jeito", afirmou.
Mercury afastou os rumores de que assumirá o cargo de ministra da Cultura no governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT).
"Não faço ideia do motivo de o meu nome ter surgido. Acho que é por ser uma artista conhecida e estar próxima. Como Lula já teve Gil... Não pretendo esse cargo nem falo como pretendente", disse.
"Quando me aproximei da campanha, fui para levar demandas que falam das mulheres e da Cultura. Há anos participo de ambientes de discussão. Sou empresária cultural, artista independente, construí uma carreira sozinha. Tenho aproveitado esse espaço para falar da precariedade do setor cultural no Brasil".
Relação com Malu Verçosa
Em 2023, Mercury e a esposa, Malu Verçosa, completam 10 anos de casadas. A cantora disse que as duas saíram da pandemia ainda mais apaixonadas.
"Acho que tem a ver com compromisso. A gente vai amando mais quem se compromete com a gente. Compartilhamos sonhos parecidos para o país. A luta pela democracia, pelas artes, contra a LGBTfobia nos aproximou", contou.
É muito bom ter uma mulher corajosa, parceira e cidadã ao meu lado. Temos uma trajetória e uma visão de mundo parecida, apesar de ela ser mais jovem do que eu.
Aos 57 anos, a artista também contou que não sente diminuição nenhuma na libido.
"Sempre tive uma vida sexual maravilhosa e continuo a ter. Eu e Malu queríamos ter mais tempo para namorar. Sempre falamos em ter uma segunda lua de mel num lugar paradisíaco. No momento em que a teve que parar de trabalhar, acabou tendo que trabalhar por outras causas, porque não dava para ficar quieto vendo a destruição pela qual o Brasil estava passando".
"Sexo é algo de que precisamos falar, faz parte da nossa saúde psicológica e emocional, da nossa alegria de viver. Não tem como pensar na vida sem sexo", disse a artista. "É algo muito importante para mim, sempre foi. A energia sexual é a mesma que a criativa, não dá para dissociar".
Sou essa mulher animada no palco porque sou uma mulher sexualmente feliz. Tenho muito prazer. Acho que ainda é tabu falar sobre esse assunto, é algo impregnado na cabeça das mulheres. Se a gente fala de sexo, somos descomportadas. Então, sou a rainha má (risos)
"A grande questão da luta feminista é pelo direito ao prazer. No final das contas, isso nos é negado. Nunca deixei que essa negação chegasse. Imagine agora! Quanto mais livre, altiva, dona do meu nariz, mais dona do meu corpo. E fiz várias músicas de amor para Malu...", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.