'Único jogo que vi em estádio na vida': quem é autor de meme da Copa de 14?
O engenheiro de produção Fernan Martins Irbes, 33, comemorou intensamente o gol de David Luiz na partida entre Brasil e Colômbia, realizada no Castelão, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de 2014. O meme gerado após sua reação aparece constantemente nas redes sociais até hoje.
"É a melhor fama que se pode ter atualmente. Eu não sou sempre reconhecido na rua. Aconteceram algumas vezes na época, mas é bem difícil pela careta", disse em conversa com Splash.
Morando em Mossoró (RN), Fernan também trabalha como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, localizado em Caucaia (CE).
"Aquele foi o único jogo que eu fui na minha vida em um estádio. Gosto de assistir aos jogos de futebol, mas às vezes envolve muita tensão", brincou.
Casado desde 2016, o professor disse gostar de acompanhar a seleção brasileira pela televisão, mas acabou se afastando após o nascimento de seu filho há três anos.
Um amigo meu sempre diz que eu deixei de ser um meme de Copa do Mundo para ser a cara da felicidade do brasileiro.
Fernan Martins
Fernan morava no Acre quando acompanhou a vitória do Brasil por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. Ele só foi ao Castelão porque se afastou do trabalho para se dedicar a um mestrado no Ceará.
"A gente tenta, até hoje, entender (o sucesso do meme). É um fenômeno. [...] Chegamos na proporção que o meme pode atingir, falando de vários assuntos. É complexo entender o motivo de tanto sucesso", analisou.
Exposição e movimentação de câmera
O uso do meme vai de reações do público às cenas de novelas aos temas relacionados à eleição presidencial. Fernan disse que nunca se incomodou com o uso de sua imagem.
"Às vezes usam muito palavrão. O pessoal me manda e eu não reposto. Mas as pessoas são livres para usar da maneira que quiserem. Eu acho bom propagar, mas até hoje nada há nada tão negativo", comentou.
O engenheiro de produção afirma que percebeu a movimentação da câmera momentos antes do gol de falta marcado por David Luiz.
"Decidi que correria ali, por cima dos bancos, caso marcassem um gol. [...] Quando marcam, eu olho de lado para ver o telão, pois sabia que passaria na TV. Fiquei ali gritando, e o resto é história. Muitos mandaram mensagens porque me viram na televisão".
O UOL News Copa traz informações sobre o jogo entre Brasil e Coreia do Sul, a escalação ofensiva de Tite, os perigos que a Coreia pode apresentar, os confrontos no mata-mata e mais! Confira:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.