Hoje dor de cabeça para Fifa, por que Casimiro começou com lives em 2020?
Casimiro é uma das sensações da Copa do Mundo 2022 — e não estamos falando do jogador da seleção brasileira de futebol. O streamer Casimiro Miguel, de 29 anos, reuniu 5 milhões de pessoas no primeiro jogo do Brasil, o que lhe deu o título de maior transmissão online de futebol no país.
No auge da pandemia da covid-19, em julho de 2020, ele começava a trajetória que o levaria a se tornar o "rei das lives no Brasil", mas seu objetivo era outro. Cazé queria tirar o pai do trabalho e mantê-lo dentro de casa durante o período de isolamento social.
Ele, que diz ser "medroso", tinha receio de sair de casa e se contaminar com o vírus ou que seus pais contraíssem a doença. Pensando nisso, seguiu à risca as recomendações de isolamento e começou a produzir os vídeos no estúdio que havia montado recentemente na própria casa.
"Eu perdi gente querida, gente que trabalhava comigo no SBT. Isso me chocou muito. Eu sou do grupo de risco, extremamente medroso e privilegiado por poder trabalhar de casa. Tinha medo de perder meus pais porque eles são idosos. A live foi uma forma de eu tirar meu pai do trabalho. Meti a cara nas lives por isso", disse em entrevista ao jornalista André Henning, em outubro de 2021, no YouTube.
Meu pai trabalhava lidando com o público, com venda. Ele tinha contato com pessoas toda hora e eu não queria vê-lo nesse meio. Consegui aposentar meu pai, finalmente, talvez é a maior conquista da minha vida... Mas sendo bem sincero, eu tenho medo de morrer, sempre tive. É controverso porque minha alimentação é péssima, meus hábitos são péssimos, mas tenho medo de morrer", completou.
Na mesma entrevista, o vascaíno disse que a mãe "não queria parar de trabalhar", mas, pouco mais de um ano depois, essa realidade já mudou.
Eleito Homem do Ano em 2022 pela GQ Brasil, o influenciador carioca revelou recentemente que conseguiu completar o seu desejo: sua mãe também se encontra aposentada.
"Eu falei para a minha mãe: 'se prepara que eu vou trabalhar para aposentar vocês'. Esse era meu grande objetivo. E isso aconteceu", afirmou Cazé à GQ Brasil em novembro deste ano.
Antes de virar influenciador digital, Cazé cursou parte da faculdade de jornalismo e teve passagens pelo canal Esporte Interativo (atual TNT Sports Brasil), onde esteve por mais de cinco anos, e pela filial do SBT no Rio de Janeiro.
Furou a bolha
Casimiro considera que atingiu um grande público pela primeira vez, em 2021, quando comentou falas homofóbicas do jogador de vôlei Maurício Souza sobre a sexualidade de personagens da editora DC Comics.
As buscas pelo perfil de Casimiro cresceram 316%, segundo o Google Brasil. "Do dia para noite foi um furacão, eu não tinha mais tempo de ser o Casimiro que eu sempre fui", disse em entrevista a Henning.
A verdade é que o carioca está longe de ser um streamer comum. Com seus reacts, ele se destaca por "furar a bolha" do esporte e apresentar muito entretenimento. Ele atrai constantemente novos públicos falando de diferentes assuntos.
Ao mesmo tempo, ele também beneficia outros criadores de conteúdo — além de ajudar em questões humanitárias. Isso porque ele impulsiona outros influenciadores ao comentar os vídeos deles para milhares de pessoas.
Cazé em números
No início de 2022, Cazé já havia batido outro recorde brasileiro: o número de visualizações simultâneas na plataforma Twitch. Foram 538.971 pessoas assistindo à pré-estreia do documentário "Neymar - O Caos Perfeito", da Netflix.
Somente na plataforma Twitch, onde faz suas lives desde 2020, são 3,3 milhões de seguidores. No YouTube, ele soma 871 mil fãs.
Dor de cabeça à Fifa?
Hoje, segundo o colunista de Splash Guilherme Ravache, Cazé vem causando uma dor de cabeça à Fifa. Após a entidade não conseguir vender direitos digitais para a Globo devido ao valor alto, a Fifa viu Casimiro como um plano B, mas teve de abaixar o preço. O plano era atrair o YouTube para as negociações, mas pode reforçar posição da Globo em futuras negociações.
Isso porque, mesmo com o recorde de Casimiro, a audiência no YouTube não incomoda a TV, deixando em evidência a superioridade da Globo. Resumidamente, seria a prova de que os direitos da Fifa valem menos do que a entidade acredita e que a Globo pode barganhar esses valores no futuro, afinal, ela não quer novos prejuízos com a Copa do Mundo.
Segundo Ravache, por que Casimiro é uma dor de cabeça para a Fifa? As transmissões acontecem no YouTube, a maior plataforma de streaming do mundo. Traz como novidade Casimiro, o maior e mais interessante streamer do mundo apresentando as partidas. A LiveMode, potência comercial no Brasil, vendeu as transmissões. É o time perfeito, e mesmo assim, o valor que a Fifa irá receber é dezenas de milhões de dólares inferior ao que recebia da Globo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.