Topo

CNN Brasil extingue cargo de CEO e anuncia novos líderes do canal

CNN anuncia nova estrutura - Reprodução
CNN anuncia nova estrutura Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

06/12/2022 08h59Atualizada em 06/12/2022 13h39

Após a demissão de mais de 120 profissionais, a CNN Brasil anunciou hoje a nova estrutura da emissora. Entre os nomes dispensados na última semana estão Monalisa Perrone, Glória Vanique e Boris Casoy.

Em e-mail interno enviado aos colaboradores, ao qual Splash teve acesso, a emissora informa que decidiu extinguir o cargo de CEO, que era da jornalista Renata Afonso, e promoveu três vice-presidentes a novas lideranças do canal "com o objetivo de fortalecer o jornalismo e as pratas da casa".

Os escolhidos foram Virgilio Abranches, Jercineide Castro e Leandro Cipoloni, que estão na CNN Brasil desde janeiro de 2019. As mudanças foram decididas pelo presidente-executivo do Conselho, João Camargo.

Virgilio Abranches (ex-VP de Programação e Multiplataforma) estará à frente da vice-presidência de Conteúdo e Operações. A seu cargo ficará a gestão estratégica e administrativa de todos os departamentos da área de conteúdo (ou seja: Jornalismo, Soft News, Digital, Programação, Engenharia e Operações).

Jercineide Castro, ex-CFO da empresa, será a vice-presidente de Gestão e Negócios. Será responsável pela gestão dos departamentos da área de apoio (Comercial, Distribuição, Marketing, Jurídico, Gente e Cultura, Administrativo e Financeiro).

Leandro Cipoloni ficará com a vice-presidência de Jornalismo. Ele será o encarregado da organização e orientação do conteúdo jornalístico editorial em todas as plataformas (TV, digital e rádio) e irá cuidar do relacionamento com o time editorial da CNNI (CNN International).

Além disso, Acácio Costa terá a função de secretário-executivo do conselho, apoiando Camargo.

A emissora tem como objetivo "investir com mais inteligência".

"Acreditamos que existe um espaço para crescer substancialmente, tendo em vista a linha editorial apartidária, pro-business e fazendo um jornalismo baseado em fatos — o que está representado nos valores da CNN", diz o presidente-executivo. "O objetivo é fazer investimentos com mais inteligência daqui para a frente com ênfase em digital e hard news."

Na semana passada, também em e-mail interno ao qual Splash teve acesso, a CNN informou que realiza "a reestruturação de suas operações" com objetivo de fortalecer o DNA do canal e readequar custos, "ajudando a empresa ao cenário econômico do país".

A redação do Rio de Janeiro será desativada e, segundo a emissora, a cobertura será concentrada em São Paulo e Brasília.

"Aos colegas que deixam a empresa, manifestamos o nosso profundo respeito e gratidão. A dedicação e o trabalho de cada um foram fundamentais para a construção e consolidação da CNN Brasil", dizia o texto.