Romance, muitas tretas e protocolo: 10 destaques da série 'Harry e Meghan'
A primeira parte do aguardado documentário "Harry & Meghan" estreou hoje na Netflix, oferecendo a perspectiva do príncipe Harry, 38, e de Meghan Markle, 41, sobre a vida na família real.
Assista a série documental Flordelis no UOL Play + HBO Max e ganhe 1 mês grátis.
Na primeira fase da série, os dois contam como foi o início do romance até o noivado, abordam o assédio da imprensa e as primeiras interações de Meghan com a realeza. O casal também conta sua versão das desavenças com o pai e a meia-irmã de Meghan, que viraram polêmica nas semanas que antecederam o casamento real.
De acordo com uma mensagem exibida no início do programa, a família real não quis comentar o conteúdo da produção — uma fonte da revista People diz que os monarcas não foram procurados. A mensagem diz ainda que as entrevistas foram finalizadas em agosto de 2022, um mês antes da morte da rainha Elizabeth 2ª.
Veja os dez principais pontos da primeira parte do documentário:
1. Harry e Meghan se conheceram por meio das redes sociais
No primeiro episódio, o casal conta como foi o início do romance. Harry se encantou por Meghan após ver uma foto da atriz nas redes sociais de uma amiga em comum. Eles começaram a trocar mensagens e logo se conheceram.
Depois de apenas dois encontros, a então atriz topou viajar com o príncipe para a Botsuana, para onde ele fez uma viagem a trabalho. Eles passaram cinco dias juntos em uma barraca na mata.
"Não havia distração. Não havia sinal de celular, não havia espelho, não havia banheiro. Não tinha isto de: 'Estou bonita?'. Felizmente, nós realmente gostamos um do outro", contou Meghan.
2. Harry compara Meghan à sua mãe, a princesa Diana
Harry relembrou a princesa Diana e disse que não tem muitas memórias da infância com a mãe: "É como se eu tivesse as bloqueado. Sempre me lembro da sua risada, sua risada atrevida", contou.
Ele comparou Meghan a Lady Di e mostrou imagens do filho do casal, Archie, tocando uma foto da avó.
Muito do que a Meghan é e do jeito dela é muito parecido com a minha mãe. Ela tem a mesma compaixão, ela tem mesma empatia, a mesma confiança. Ela tem esse calor humano dentro dela. Príncipe Harry
No primeiro episódio, também são mostradas imagens da polêmica entrevista de Diana ao jornalista Martin Bashir, da BBC. Ela foi enganada pelo repórter com documentos falsos para conceder a entrevista. William já disse que o programa não deveria ser mais exibido.
"Todos nós sabemos que ela foi enganada para dar a entrevista, mas, ao mesmo tempo, ela falou a verdade de sua experiência", disse Harry, no documentário.
3. Profissão de Meghan foi questão para a realeza
De acordo com Harry, Meghan agradou a família real quando foi apresentada.
"Minha família ficou muito impressionada ao conhecê-la. Alguns não sabiam o que fazer. Estavam surpresos. Surpresos que o ruivo pudesse estar com uma mulher tão linda e tão inteligente", contou.
No entanto, ele disse que o fato de Meghan ser uma atriz americana pode ter influenciado o julgamento deles no início e que, por isso, acreditaram que o relacionamento não ia durar. Meghan concordou e disse acreditar que sua profissão foi um grande problema na relação com a realeza. Ela acredita que foi "rotulada" por isso.
4. Formalidade da família chocou Meghan
Meghan diz que se chocou com a formalidade da família real quando conheceu William e Kate Middleton em um jantar íntimo, em casa. Isso porque sua "saudação" assustou os cunhados.
Eu gosto de abraçar. Sempre gostei de abraçar. Não sabia que era algo tão chocante para muitos britânicos. Comecei a entender rapidamente que a formalidade em público também era usada no privado. [...] Isso foi surpreendente pra mim. Meghan Markle
A ex-estrela de "Suits" também não sabia que precisava fazer uma reverência à rainha Elizabeth 2ª ao conhecê-la.
5. Harry se ajoelhou para pedir Meghan em casamento
No segundo episódio, o casal dá detalhes do momento em que Harry pediu a mão de Meghan em casamento.
Ele espalhou quinze velas eletrônicas no Jardim Norte do Palácio de Kensington e se ajoelhou para fazer o pedido. Eles estavam acompanhados do cachorrinho de Meghan, Guy.
Por outro lado, Meghan diz que a entrevista oficial para a imprensa britânica sobre o noivado foi "ensaiada" e um "reality show orquestrado". O casal diz que, na ocasião, não pôde contar sua história da maneira como queria.
6. Família real não reagiu a ataques da imprensa a Meghan
Na época em que o romance dos dois foi descoberto, várias matérias de cunho racista foram publicadas na mídia britânica sobre Meghan.
Segundo o casal, a ordem do Palácio era de não comentar as notícias.
"O que as pessoas precisam entender é que grande parte da família estava pensando que eles também já haviam passado pelo que ela estava passando", disse Harry. "Era como um ritual de passagem. Alguns membros da família diziam: 'Minha esposa teve que passar por isso. Por que deveria ser diferente com a sua namorada?' [...] Eu disse: 'A diferença aqui é a questão racial'", completou.
7. Harry se arrepende de ter se fantasiado com uniforme nazista
No documentário, Harry fala de uma das maiores polêmicas que já protagonizou. Em 2005, quando tinha 20 anos, ele usou um uniforme nazista em uma festa a fantasia. A roupa incluía uma faixa amarrada no braço com a estampa de uma suástica.
Foi provavelmente um dos maiores erros da minha vida. Eu me senti tão envergonhado depois. Tudo o que eu queria era consertar isso. Príncipe Harry
Ele conta também que não recebeu muita ajuda após a morte da mãe e que a juventude foi um momento difícil, principalmente com o assédio e as notícias sensacionalistas divulgadas na imprensa.
"Eu estava tentando equilibrar a experiência de ser um menino que estava tentando lidar com a perda de sua mãe sem muito apoio, ajuda ou orientação. Não parecia certo. Não parecia justo", afirmou.
8. Ninguém ensinou os protocolos reais a Meghan
Meghan disse que fez de tudo para se encaixar na família e revelou que ninguém lhe ensinou os protocolos da realeza. Ela contou que aprendeu o hino nacional com a ajuda do Google e que não houve explicação sobre como era o famoso "aceno real". Em meio a isso, a imprensa britânica criticava Meghan por "quebrar as regras" da monarquia — Harry diz que muitos protocolos foram "inventados" pela mídia.
Não tem aula disso. 'Cruze as pernas assim, use esse garfo, não faça assim, faça a reverência'. Isso não acontece. Então eu precisava aprender muito. Meghan Markle
A duquesa de Sussex acrescentou ainda que quase sempre usava roupas em cores neutras, tanto para seguir as regras, como para "se misturar" entre os familiares de Harry.
"No meu entendimento você nunca pode usar a mesma cor que Sua Majestade em um evento em grupo. Também nunca deve usar a mesma cor que um dos outros membros mais seniores da família", explicou. "Usar roupas em cores neutras] também foi para que eu pudesse me misturar. Para mostrar que não queria me destacar ali", disse.
9. Meghan diz que nunca foi próxima de meia-irmã, mas que tem amizade com a sobrinha
Samantha Markle, irmã de Meghan por parte de pai, já criticou a ex-atriz diversas vezes na imprensa. Falando pela primeira vez sobre o assunto, Meghan diz que nunca foi próxima dela e que elas nunca tiveram uma relação, o que Samantha desmente.
A duquesa revela também que, apesar de não ter contato com a irmã, é próxima de Ashleigh, filha de Samantha. Ashleigh foi criada pelos avós e disse que vê Meghan como uma irmã e como uma figura materna. Meghan, por sua vez, descreve a sobrinha como uma "irmã mais nova".
No entanto, após as desavenças de Samantha com a meia-irmã, as duas se afastaram. Ashleigh chorou ao falar sobre o distanciamento da tia.
Na série, Meghan conta que foi "doloroso" ter que dizer a Ashleigh que não podia convidá-la para o seu casamento por orientação da equipe de comunicação do Palácio. Para eles, seria estranho convidar a filha sem convidar Samantha.
10. Harry se culpa por Meghan ter se afastado do pai
No terceiro episódio, Meghan descreve os conflitos com seu pai, Thomas Markle, que preencheram os tabloides britânicos à época do casamento real.
Ela conta que se ofereceu para tirar seu pai do México antes que divulgassem uma notícia de que ele estava recebendo dinheiro para "posar" para fotos dos jornais. Ele negou que estava sendo pago pelas fotos e recusou a oferta da filha, dizendo que tinha que tinha "coisas para fazer". Meghan diz que sentiu que ele estava mentindo.
Poucos dias antes do casamento, foi noticiado que Thomas teve um ataque cardíaco em razão do "estresse" que a situação com a filha estava causando. O documentário mostra trocas de mensagens entre Meghan e o pai e, nelas, a ex-atriz afirma que tentou ligar para ele mais de 20 vezes.
Depois de um tempo, ela percebeu uma mudança no tom das mensagens que recebia do pai e suspeitou que não era com ele que estava falando. Como ele não atendia as ligações, ela parou de se comunicar.
Harry admitiu que sente culpa pelo distanciamento entre Meghan e Thomas.
Ela tinha um pai antes disso e agora ela não tem um pai. Eu coloquei esse peso em suas costas. Porque se Meg não estivesse comigo, então seu pai ainda seria seu pai. Príncipe Harry
Os últimos três episódios de "Harry & Meghan" serão divulgados pela Netflix no dia 15 de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.