Topo

Como a Copa do Mundo criou impasse para a rainha da Holanda

Máxima Zorreguieta, nascida na Argentina, é rainha da Holanda; os dois países se enfrentam hoje na Copa do Mundo - P van Katwijk/Getty Images
Máxima Zorreguieta, nascida na Argentina, é rainha da Holanda; os dois países se enfrentam hoje na Copa do Mundo Imagem: P van Katwijk/Getty Images

De Splash, em São Paulo

09/12/2022 04h00

Com embates entre Brasil e Croácia e Argentina e Holanda, o dia de hoje reserva muitas emoções para os fãs de futebol. E já criou um impasse na vida de uma monarca: Máxima Zorreguieta, a rainha da Holanda nascida na Argentina.

A dúvida sobre para quem Máxima vai torcer chegou ao palácio holandês, que afirmou ao jornal Telegraaf: "Como holandesa e rainha da Holanda, ela torce para a Holanda".

Máxima, cujo pai era ministro do ditador argentino Jorge Videla nos anos 70, só se tornou cidadã holandesa aos 30 anos, em 2001, um mês antes de se casar com o então príncipe Willem-Alexander. Em 2013, ela foi coroada rainha.

Não é a primeira vez que a Copa do Mundo coloca a rainha de dupla nacionalidade numa saia justa: em 2014, Argentina e Holanda se enfrentaram na semifinal. O jogo foi aos pênaltis e acabou com a vitória do país sul-americano.

Na época, Máxima e Willem-Alexander vieram ao Brasil para assistir à partida entre Holanda e Argentina, e foram ao vestiário parabenizar os jogadores holandeses pela partida.