Topo

'Rockgol marcou transformação': como dupla ex-MTV vê 'fenômeno' Casimiro?

Paulo Bonfá e Marco Bianchi na final do Rockgol em 2005 - Daniel Augusto Jr/Divulgação
Paulo Bonfá e Marco Bianchi na final do Rockgol em 2005 Imagem: Daniel Augusto Jr/Divulgação

De Splash, em São Paulo

09/12/2022 04h00

A Cazé TV, comandada pelo streamer Casimiro Miguel, bateu a marca de 5 milhões de inscritos no YouTube após as oitavas de final da Copa do Mundo disputada no Qatar. Mas o sucesso das transmissões descontraídas começou ainda nos anos 1990.

Paulo Bonfá e Marco Bianchi, dupla de comunicadores da MTV, apresentou ao público o "Rockgol", torneio de futebol entre músicos de todo o país. Os campeonatos foram transmitidos entre 1997 e 2008, retornando à programação em 2011 e 2013.

Em conversa com Splash, Bianchi afirma que não está acompanhando as transmissões da Cazé TV, mas vê um processo de "pulverização" e "diversificação" do público que acompanha as transmissões esportivas.

"O sucesso é parte de um contexto em que a cobertura esportiva ficou mais próxima aos conteúdos de entretenimento e se diversificou, em matéria de novas tecnologias e modos de transmitir", opinou.

O 'Rockgol' foi um marco nessa transformação, reforçando essa tendência de uma crônica esportiva mais descontraída e informal.
Marco Bianchi

Paulo Bonfá e Marco Bianchi entrevistam Anderson Varejão no Rockgol, em 2007 - Jesse D Garrabrant/NBAE via Getty Images - Jesse D Garrabrant/NBAE via Getty Images
Paulo Bonfá e Marco Bianchi entrevistam Anderson Varejão no Rockgol, em 2007
Imagem: Jesse D Garrabrant/NBAE via Getty Images

Em entrevista ao UOL Esporte em outubro, Paulo Bonfá afirmou que o trabalho do Rockgol ajudou a flexibilizar o formato de outros programas esportivos. Tiago Leifert no Globo Esporte e as lives de Casimiro foram exemplos citados pelo comunicador.

"Isso ajudou muito a surgirem hoje os podcasts e os canais em que a pessoa não precisa de uma emissora. O Casimiro talvez nunca tenha assistido o Rockgol, mas (é importante) o fato de ele poder fazer e das pessoas compreenderem que tinha um caminho e isso explodir", analisou.

'Inovações' do Rockgol

Além da descontração, o "Rockgol" ficou marcado pela maneira como brincava com os "atletas" e ironizava as tradicionais transmissões esportivas.

"Aos poucos, fomos nos adaptando ao formato e recheamos nosso repertório, satirizando os vícios e lugares-comuns do jornalismo esportivo. O público sempre entendeu e comprou nossa proposta", comentou Bianchi sobre o início do projeto.

Paulo Bonfá e Marco Bianchi no museu do Rockgol - João Victor/Divulgação - João Victor/Divulgação
Paulo Bonfá e Marco Bianchi no museu do Rockgol
Imagem: João Victor/Divulgação

"O Toni Garrido é um músico talentoso, eu adoro a banda Cidade Negra. Mas ele se mostrou irritadiço durante os jogos do 'Rockgol' e foi premiado como apelido de 'chiliquenta'. Ao reclamar do apelido, ele, na prática, mostrou que a brincadeira fazia sentido", contou.

Bonfá disse, em outubro, que a equipe do Rockgol "apanhou muito dentro da empresa e do mercado". Segundo o narrador, eles eram mal vistos pelo restante da imprensa esportiva e até por convidados do programa que apresentavam aos domingos na época.

Mas a diversificação das transmissões esportivas também trazem problemas, segundo Marco Bianchi. Para ele, há exemplos de quem "não informa e nem diverte" em transmissões esportivas voltadas ao entretenimento.

"Vejo coisas ótimas nos novos formatos, nos novos canais, mas de humorístico mesmo só conheço o 'Falha de Cobertura', que reúne profissionais criativos e talentosos", concluiu o comunicador ao elogiar o projeto liderado por Caito Mainier e Daniel Furlan no YouTube.