Topo

Além de artista, Margareth Menezes é filantropa, influente e até meme

A cantora Margareth Menezes aceitou o convite para ser ministra da Cultura - Divulgação
A cantora Margareth Menezes aceitou o convite para ser ministra da Cultura Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

13/12/2022 14h33Atualizada em 13/12/2022 14h33

Margareth Menezes confirmou hoje que aceitou o convite para ser a ministra da Cultura do futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além de cantora e compositora, a baiana é atriz, filantropa, e meme. Saiba mais.

Teatro. Menezes começou a carreira como atriz na década de 80, se apresentando em peças de teatro — como "Ser ou Não Ser Gente", "Máscaras" e "Inspetor Geral" — em Salvador. Deu início à carreira musical só em 1986 e lançou o primeiro álbum, "Margareth Menezes", em 1988.

"Aretha Franklin brasileira". Na década de 90, o Los Angeles Times chamou Margareth de "Aretha Franklin brasileira" após a artista se apresentar na turnê 'Rei Momo', de David Byrne, líder do grupo Talking Heads. O apelido pegou e outras publicações como o The New York Times, Le Monde e Washington Post repetiram o termo.

Fábrica Cultural. Em 2004, Margareth Menezes fundou a Fábrica Cultural, ONG (Organização Não Governamental) na Bahia que oferece cursos profissionalizantes para jovens e oficinas de arte-educação para crianças.

O projeto busca atender um público em situação vulnerável. Para participar, os jovens precisam ter de 16 a 24 anos, renda familiar menor que meio salário mínimo por pessoa e cursar o ensino na rede pública.

Está entre as personalidades negras mais influentes do mundo. Em outubro do ano passado, Menezes foi reconhecida como uma das 100 personalidades negras mais influentes do mundo pela MIPAD (Most Influential People of African Descent), ogrnização reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas). A lista destaca os maiores nomes de pessoas pretas no planeta por áreas de atuação.

Fiquei muito feliz com essa nomeação. É um reconhecimento que vem coroar a minha trajetória como artista e também o trabalho social que desenvolvemos na Fábrica Cultural (...). É uma honra e também uma responsabilidade estar nesse rol de pessoas negras tão importantes e inspiradoras. Margareth Menezes

Meme. Para completar, Menezes também tem seu próprio meme. A futura ministra é conhecida pela pose em que parece segurar algo com os braços, o que já virou piada nas redes sociais.