Compositor de trilhas de David Lynch, Angelo Badalamenti, morre aos 85 anos
O compositor Angelo Badalamenti, conhecido pela criação das trilhas sonoras dos filmes e série de David Lynch, morreu aos 85 anos, no domingo passado (11). Responsável pela música tema de "Twin Peaks", o artista morreu de causas naturais em sua casa, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Além da série "Twin Peaks", em que Badalamenti foi indicado a três Emmys e venceu um Grammy, ele compôs músicas dos seguintes filmes de Lynch: "Veludo Azul", trabalho onde foi "descoberto" por Lynch para ser técnico vocal, em 1985, "Coração Selvagem" (1990), "Estrada Perdida" (1997) e "Cidade dos Sonhos" (2001).
Badalamenti também participou de alguns dos filmes, como o gangster Luigi Castigliane em "Cidade dos Sonhos", além de tocar piano com Isabella Rossellini em "Veludo Azul".
Além de produções de Lynch, o músico também compôs trilhas para outros diretores. O seu trabalho está presente em títulos como "Férias Frustradas de Natal" (1989), "O Suspeito da Rua Arlington" (1999), "Fogo Sagrado!" (1999), "A Praia" (2000), "Secretária" (2002), "Cabana do Inferno" (2002), "Eterno Amor" (2004), "Água Negra" (2005) e "O Sacrifício" (2006).
O artista também trabalhou com diversos nomes importantes da música. Entre eles, Nina Simone, David Bowie, Paul McCartney, Shirley Bassey, Marianne Faithfull, Liza Minnelli, Pet Shop Boys e LL Cool J.
Antes de se tornar compositor, Badalamenti foi professor de ginásio em uma escola no Brooklyn, em Nova York.
O músico deixa a esposa, Lonny, uma artista com quem se casou em 1968, e a filha do casal, Danielle.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.