Topo

Família rompida, briga aos gritos: mais revelações de 'Harry e Meghan'

Harry e Meghan abordaram desavenças com a família real em documentário da Netflix - Reprodução/Netflix
Harry e Meghan abordaram desavenças com a família real em documentário da Netflix Imagem: Reprodução/Netflix

De Splash, em São Paulo

15/12/2022 16h53

Hoje, a Netflix liberou a segunda parte do documentário "Harry e Meghan", em que o príncipe Harry, 38, e Meghan Markle, 41, dão sua versão da saída da realeza.

Nos novos episódios, Harry expõe o rompimento com o irmão, William, e o pai, Charles, e demonstra que não há sinais de reconciliação entre a família.

O casal também aborda, mais uma vez, os efeitos do assédio da imprensa, o que teria causado até um aborto espontâneo em Meghan.

Veja os destaques:

Briga em reunião sobre saída da realeza. "Foi aterrorizante ver meu irmão gritando comigo, meu pai dizendo coisas que não eram verdadeiras e minha avó sentada lá, quieta, observando tudo."

Aborto após vazamento de carta. "Eu acredito que o que o Mail [tabloide britânico] fez causou o aborto na minha mulher. Eu vi tudo".

Sem sinais de reconciliação. "Eu tive que aceitar o fato de que [William e Charles] nunca assumirão a responsabilidade nem pedirão desculpas."

Quer mais? Veja mais detalhes das revelações de Meghan e Harry:

Harry disse que realeza tem "jogo sujo" com a imprensa. De acordo com Harry, os gabinetes dos membros da família real têm uma disputa entre si e, por isso, informações da realeza "vazam" para a mídia.

"Tem vazamentos, mas também tem histórias plantadas. Se a equipe de comunicação quer remover uma história negativa sobre o membro de quem cuida, ela troca alguma informação sobre um outro membro. Um gabinete acaba trabalhando contra os outros", detalhou.

Ele afirma que ele e William viam esse movimento acontecer no gabinete do pai e se comprometeram não fazer o mesmo, mas que o irmão quebrou a promessa: "Isso partiu meu coração."

Harry foi impedido de ver a rainha. Depois de anunciarem que abandonariam suas funções de membros seniores da realeza britânica, Harry e Meghan se mudaram provisoriamente para o Canadá. Ao voltarem para o Reino Unido em 2020, para uma reunião com a família real, o casal foi convidado pela rainha Elizabeth 2ª para um encontro, mas foi impedido pela instituição de se reunir com ela.

"Ela sabia que nós estávamos passando por um momento difícil. Eu falei com ela muitas vezes sobre isso. Ela me disse que não tinha planos para a semana e falou: 'Por que em vez de virem tomar um chá, você e Meghan não passam a noite aqui?'", contou.

No entanto, no avião, receberam uma mensagem informando que não poderiam se encontrar com a rainha porque ela estava muito ocupada.

Eu liguei para ela e disse: 'Me falaram agora que você está ocupada. Ela diz: 'Sim, eu não sabia que estava ocupada. Disseram-me que eu estava ocupada. Na verdade, disseram que estou ocupada a semana toda'. Príncipe Harry

Meghan não pôde buscar tratamento psicológico. Em meio ao assédio da imprensa britânica e a falta de apoio da família real, Meghan disse que teve pensamentos suicidas, mas que foi impedida de buscar tratamento. "Eu queria procurar um lugar e obter ajuda, mas não me permitiram. Preocupavam-se com a repercussão para a instituição", disse a duquesa.

Harry se arrepende de como tratou as questões de saúde mental da mulher: "Eu não lidei com isso muito bem. Lidei com isso como Harry da instituição e não como Harry marido. E o que tomou conta dos meus sentimentos foi meu papel na família real. [...] Me lembrando disso agora, eu me odeio por isso. Não fui capaz de dar o que ela precisava de mim", disse o príncipe.

Meghan Markle chora no documentário 'Harry e Meghan', da Netflix - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Meghan Markle chora no documentário 'Harry e Meghan', da Netflix
Imagem: Reprodução/Netflix

Gabinete de Charles teria vazado planos de Harry e Meghan. Harry acusa o gabinete de seu pai, Charles, de vazar os detalhes da saída dele e de Meghan da realeza para a imprensa. Segundo ele, seu pai insistiu que ele documentasse os planos da saída por escrito. Quando informações específicas dessa carta vazaram, Harry teve certeza de que havia um envolvimento da instituição.

"O ponto-chave da matéria [publicada na imprensa] que me fez perceber que o conteúdo da carta entre eu e meu pai havia sido vazado foi a informação de que nós estávamos dispostos a renunciar aos títulos de Sussex. Foi isso que entregou", contou.

William gritou com Harry durante reunião. Em janeiro de 2020, Harry se reuniu com a rainha Elizabeth, o então príncipe Charles e o príncipe William para definir os termos em que ele e Meghan deixariam de ser membros sênior da realeza. A duquesa não estava presente — segundo Harry, isso foi premeditado pela família.

Ele conta que recebeu cinco opções: a menos extrema era continuar totalmente comprometido, a mais radical era estar completamente fora da realeza. Ele escolheu a três, "metade fora, metade dentro", em que eles teriam seus próprios empregos, mas ainda desempenhando um papel de apoio à rainha. Harry queria ser independente da realeza para que sua vida deixasse de ser vasculhada pela mídia em nome do "interesse público".

No entanto, a família não aceitou a proposta e a reunião se tornou uma briga: "Foi aterrorizante ver meu irmão gritando comigo, meu pai dizendo coisas que não eram verdadeiras e minha avó sentada lá, quieta, observando tudo."

Harry entende o silêncio da avó. "É preciso entender que, do ponto de vista da família, especialmente do [ponto de vista] dela, existem maneiras de fazer as coisas, e a maior missão e responsabilidade dela é a instituição", disse o príncipe.

Comunicado "conjunto" foi estopim para saída. Harry contou que, no mesmo dia da reunião, a imprensa divulgou que ele e Meghan haviam sido "intimidados" por William a deixar a realeza. Rapidamente, o Palácio divulgou um comunicado para desmentir a história — atitude que não foi tomada para rebater os ataques da imprensa a Meghan. Isso teria sido o estopim para deixarem a realeza.

Não acreditei. Ninguém tinha me perguntado. Ninguém me pediu permissão para colocar meu nome em um comunicado assim. [...] Em quatro horas, estavam felizes em mentir para proteger meu irmão. Em três anos, nunca estiveram dispostos a dizer a verdade para nos proteger. Príncipe Harry

Meghan não forçou o "Megxit". Harry comentou a disseminação da ideia de que foi duquesa quem causou a saída da família real — o que ficou conhecido na imprensa como "Megxit", algo como "a saída de Meghan". "Como é previsível que a mulher seja culpada pela decisão de um casal. Foi minha decisão. Ela nunca pediu para sair. Isso é o auge da misoginia."

Harry diz que carta vazada pela imprensa causou aborto de Meghan. O príncipe acredita que o aborto espontâneo que Meghan sofreu em 2020 foi resultado de uma batalha jurídica contra o tabloide Mail on Sunday. A ação se deu porque o jornal vazou uma carta que Meghan enviou ao pai. "Tendo em mente o estresse causado pela falta de sono e o momento da gravidez, o número de semanas que ela estava, eu posso dizer, pelo que vi, que o aborto foi causado pelo que estavam tentando fazer com ela."

Casal não deu detalhes do episódio em que o tom de pele de Archie foi questionado. Na famosa entrevista com a apresentadora, Meghan e Harry afirmaram que membros da realeza questionaram qual seria o tom de pele de Archie, primogênito do casal. Eles não deram mais detalhes dos personagens envolvidos nessa conversa na época, e também evitaram o assunto agora.

"Achei que o fato de eu ter sido bem aberta com relação à depressão que eu vivi seria a maior lição da entrevista. Mas isso foi inteiramente ofuscado pela conversa em torno da raça do bebê", disse Meghan.

Após Oprah, Harry e Meghan receberam mensagens de Beyoncé e William. Após o programa de Oprah, Meghan diz ter recebido uma mensagem de Beyoncé, o que surpreende o casal. A cantora teria elogiado a coragem de Meghan e dito que ela foi "escolhida para curar e quebrar maldições geracionais".

Em frente às câmeras, Harry diz ter recebido uma mensagem de William. O conteúdo não é revelado, mas parece ser preocupante. "Queria saber o que fazer", diz Harry, e Meghan responde que os dois precisam "respirar antes de decidir".

Harry e Meghan se abraçam após príncipe receber mensagem de William - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Harry e Meghan se abraçam após príncipe receber mensagem de William
Imagem: Reprodução/Netflix

Harry está afastado da família real. O príncipe disse que teve uma conversa difícil com William e Charles no funeral do avô, em abril do ano passado.

Eu tive que aceitar o fato de que nunca assumirão a responsabilidade nem pedirão desculpas. Minha mulher e eu estamos seguindo em frente. Estamos focados no que vem por aí. Príncipe Harry

Príncipe sente saudades de alguns aspectos da realeza. Harry contou do que sente falta desde que deixou a realeza: "Sinto falta das reuniões de família estranhas, quando ficamos sob o mesmo teto durante certas épocas do ano. Sinto falta do Reino Unido, dos amigos. Eu perdi alguns amigos nesse processo", lamentou.

Peça ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.