Topo

Dalton Vigh fez cena em sucesso dos anos 90 após beber 'muita caipirinha'

Patrícia de Sabrit (Pérola) e Dalton Vigh (Tomás) em cena de "Pérola Negra" - SBT
Patrícia de Sabrit (Pérola) e Dalton Vigh (Tomás) em cena de "Pérola Negra" Imagem: SBT

De Splash, em São Paulo

16/12/2022 04h00

O ator Dalton Vigh, 58, é destaque nas novelas "As Aventuras de Poliana" e "Poliana Moça" desde 2017. Ele, que interpreta Otto Pendleton nas tramas, voltou ao SBT após protagonizar um dos principais sucessos da emissora nos anos 1990.

Ele viveu Thomaz em "Pérola Negra", novela em que seu personagem formou par com Pérola (Patrícia de Sabrit) entre 1997 e 1998. Em conversa com Splash, o ator lembrou bastidores que também envolveram o ator Tadeu Menezes (Dante).

Também famoso por atuar de sucessos da TV Globo, como "O Clone" (2001), "O Profeta" (2006) e "Fina Estampa" (2011), Dalton lembra que a equipe de "Pérola Negra" resolveu comer uma feijoada durante um sábado de gravações.

"Eu não tinha que voltar exatamente logo depois do almoço, então continuei no restaurante. A equipe voltou, ficamos eu e o Tadeu. Continuamos comendo, bebendo cerveja, 'batidinhas', e assim foi. Eu ficava de olho no celular, esperando a produção me avisar qual era o momento de voltar", contou.

Em determinado momento voltei (para o SBT), mas a gente já estava 'meio assim'. Tomamos muita cerveja, muita caipirinha. Eu tinha uma cena para fazer.
Dalton Vigh

Participando de até 20 cenas por dia na época, Dalton voltou ao trabalho. Tadeu, que encerrou as gravações do dia, optou por um "cochilo" em um dos cenários utilizados na novela.

"Eu gravei a cena muito rápido. Foi muito mais rápido do que eu pensava. Não errei, não enrolei a língua, nem nada. Acabei, fui embora e esqueci de chamar o Tadeu. Ele acordou às 20h, com tudo escuro, estúdios fechados. Precisou socar a porta por uma hora para um segurança aparecer".

"O clima no SBT é muito legal. É ótimo ver que as pessoas sentiram saudades. Fui muito bem recebido por pessoas que já estavam lá na época. Lembramos muitas histórias", concluiu Dalton.

Dalton Vigh interpreta Otto Pendleton em "Poliana Moça", do SBT - Michael Willian - Michael Willian
Dalton Vigh interpreta Otto Pendleton em "Poliana Moça", do SBT
Imagem: Michael Willian

'Existe um grande mercado'

Dalton Vigh comentou sobre o sucesso recente das novelas infantis. "Carinha de Anjo" (2016), "Carrossel" (2012), "Chiquititas" (2013) e "As Aventuras de Poliana" (2017) apareceram entre as dez séries mais vistas da Netflix em diferentes momentos de 2021.

"Existe um mercado muito grande que busca esse público não só em conteúdo, mas também no consumo de bens materiais, cultura e música. Tem tudo a ver há muitos anos, desde a época em que a Xuxa batia recordes de vendas no Brasil".

O ator, que também fez sucesso ao interpretar Said em "O Clone" (TV Globo), também opinou sobre a disputa por audiência entre a TV e as plataformas de streaming.

"A TV aberta pode até acabar, mas o gênero novela não. O formato já está tão enraizado na cultura brasileira que se tornou mais que isso. Se você reparar como são as séries de hoje em dia, elas têm mais a ver com as novelas e minisséries de antigamente", analisou.

O artista deixou o SBT após finalizar as gravações de "Poliana Moça", mas não deu detalhes sobre os próximos passos da carreira.

"Eu vou continuar interpretando o Otto Pendleton. Vamos fazer um filme da Poliana. Ainda não sei qual será o título, mas tenho esse trabalho acertado. Há coisas de streaming, mas ainda nada fechado", concluiu.